sábado, 17 de julho de 2010

Sugestões

Sugestões de musicas e videos para enriquecer o trabalho sobre os negros no Brasil e a cultura africana



musicas:


negro rei (cidade negra) direto.mp3

Daniela Mercury - Levada Brasileira.mp3

08 Ilê Pérola Negra.mp3

A Galinha d'angola.mp3

Capoeira - Marinheiro Só.mp3

Capoeira - Toques De Berimbau - Regional.mp3

Daniela Mercury - Capoeira.mp3

Livros:









Para crianças com idade a partir de 6 anos, o livro “ O cabelo de Lelê” (Ed. Nacional) traz a história da garotinha que vai em busca da explicação sobre os seus cachos. Ao pesquisar a origem das madeixas enroladas, Lelê encontra muito mais: ela descobre a história e a beleza da herança africana.

A história apresenta uma menina negra, bonita e um coelho branco que sonha em ter a sua negritude.
     Quem quiser conferir no site* da autora verá que a história surgiu para a filha dela que era muito branquinha, mas que ao produzir o livro utilizando uma situação que acontecia em casa, a autora optou por colocar a personagem negra assemelhando-a mais à realidade da população brasileira.
http://www.anamariamachado.com/historia/menina-bonita-do-laco-de-fita








O livro traz duas fábulas: a primeiro tenta explicar o por que de as galinhas d'angola terem pintas brancas. A segunda, sobre o motivos pelo qual  os porcos têm fucinho curto. Uma das histórias fala sobre uma premiação por um esforço que ajudaria a todos da localidade. A outra fala sobre inveja,enganação e  inocência.











Dificilmente alguém ouve o som de um berimbau acompanhado de atabaque e e consegue resistir não parando para dar uma olhada na roda de capoeira. O passo apressado pode perder a pressa ou, pelo menos, diminuir o ritmo só para ver o jogo de corpo e o movimento e/ou ouvir a batida, o ritmo e os versos dos capoeiras.
Neste livro, encontramos versos de cantigas antigas criadas e cantadas em rodas de capoeira. As ilustrações procuram mostrar o movimento e o humor presentes nas cantigas e também a diversidade que podemos encontrar nas  rodas de capoeira.
Ao final do livro, temos um texto que procura contar um pouco da história da capoeira que é um símbolo de luta e resistência da população negra.
O livro conta a história de uma ovelha que não gostava de ser negra. Queria ser igual às outras que eram brancas e com isso, sofria. Vivia triste. Embora não fosse desprezada pelas demais, sentia-se mal por se sentir e ser vista como diferente. A ovelha passa por um processo de conscientização e descobre que pode e deve ser feliz sendo uma ovelha negra. Ela passa a gostar de si mesma ao perceber que não precisa ser igual às outras para ser feliz.
Ruth Rocha consegue abordar com maestria o tema escravidão sem necessariamente permanecer focada na visão eurocêntrica da história. O garoto Matias e seu amigo Ioio partem em uma aventura até chegarem a um quilombo, onde a surpresa acontece. Uma aula de história e sensibilidade!
Esta história acontece em um país africano chamado Chade. Lá há épocas de seca e outras de chuva e fertilidade. Tomás nos mostra seu dia a dia, seus brinquedos artesanais, a importância da chuva para seu povo e principalmente, sua cultura e a valorização do fruto que vem da terra. Conhece alguma realidade semelhante ?
Pura poesia... Ideal para Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Esta história como o próprio nome diz, fala de um menino marrom e de um menino cor de rosa, que são grandes amigos e juntos vão descobrindo e aprendendo sobre a vida. Aborda em alguns pontos a questão do preconceito e incentiva a valorização da diversidade humana.
Ideal para ser contado na Educação Infantil (em capítulos ou trechos) e no Ensino Fundamental, certamente irá fomentar instigantes discussões e levantamentos de hipóteses durantes as rodas de conversa.









As tranças de Bintou - Sylvanie Diouf – (Cosac Naify)
Bintou é uma garotinha que vive em um vilarejo africano, seu grande sonho é poder ter lindas tranças nos cabelos assim como sua irmã mais velha, a quem acha linda e admira muito. Como ainda é criança a protagonista tem que se contentar com alguns birotes na cabeça; certo dia no entanto, Bintou realiza uma façanha salvando alguns meninos de se afogarem e com isso recebe um prêmio. Serão as lindas tranças?
Vale ressaltar a qualidade do texto e da ilustração desta obra. Também é possível através dela perceber  algumas características comuns ao continente africano: vestimentas, arte, cultura, valorização dos idosos como fonte de saber e informação, entre outros detalhes. 
Ana e Ana – Célia Cristina & FE ed. DCL
Gêmeas idênticas são pessoas iguais? Ana Beatriz e Ana Carolina demonstram que isso não é verdade. Cada uma tem um jeito de ser, gostam de coisas diferentes e quando crescem seguem profissões distintas. Somos iguais, mas ao mesmo tempo diferentes... Este bem que poderia ser o lema desta obra, e de toda humanidade....












Meus Contos Africanos- Nelson Mandela (Org.), Martins Fontes
Diversos contos orais africanos selecionados por Nelson Mandela formam esta obra. Com diversos contos independentes e   mais de 150 páginas, este livro poderá fazer parte das rodas de leitura de sua turma durante o ano inteiro. Lançado no ano passado no Brasil este livro traz contos riquíssimos herdados dos povos san e khoi;  contos que são tão antigos quanto a própria África. Vale a pena conferir!














Videos:
Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu em uma pequena aldeia sobre a maldição da cruel feiticeira Karaba que secou as fontes de água e seqüestrou todos os homens da região. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku resolve combater a malvada feiticeira para salvar sua aldeia. História baseada em uma lenda da África Ocidental.






O menininho do lado é Kirikou, um curioso, em outro filme esteve às voltas com uma feiticeira, agora vai escutar histórias sobre animais selvagens.























domingo, 4 de julho de 2010

Cultura africana - samba

Um breve histórico:
Quando os negros foram trazidos da África, trouxeram também sua arte, sua religião, suas comidas, sua música... O samba foi uma delas. Este samba que conhecemos hoje é umamistura dessa influência africana que usava muitosinstrumentos de percussão,com a européia, mais melódica.
Dizem que o samba surgiu de uma dança chamada semba, original da Angola, um país da África de onde vieram muitos negros. Era uma dança onde as pessoas tinham que mexer muito o quadril.Com o tempoo smaba fooi semodificandoe sofrendo alterações e emcada estado do Brasil tem uma cara diferente, mas está sempre acompanhado do seu violão,pandeiro e surdo entre outros instrumentos.
O samba cresceu muito na Bahia, estado brasileiro com uma grande parcela de descendentes africanos.Quando o smaba foi levado para o Rio de Janeiro,pelos baianos, inicio do seculo 20,encontrou um parceiro ideal para ele:o carnaval. Essa dupla incendeia salões e ruas do Brasil inteiro e ficou conhecida pelo mundo inteiro.

Para iniciar esse assunto na sala, levei para eles ouvirem dois sambas. O samba-enredo de 1982 da Escola de Samba Império Serrano chamada "Bum bum, praticumbum, prugurundum" e um pagode que fala de samba com Alexandre Píres do ano de 2010 chamada "Eu sou o samba".

letra da musica:
Samba Enredo 1982 Império Serrano (RJ)

BUM BUM, PRATICUMBUM, PRUGURUNDUM

Enfeitei meu coração
De confete e serpentina
Minha mente se fez menina
Num mundo de recordação

Abracei a Coroa Imperial
Fiz meu Carnaval
Extravasando toda minha emoção

Oh! Praça Onze, tu és imortal
Teus braços embalaram o samba
A tua apoteose é triunfal

De uma barrica se fez uma cuíca
De outra barrica um surdo de marcação
Com reco-reco, pandeiro e tamborim
E lindas baianas
O samba ficou assim (bis)

E passo a passo no compasso
O samba cresceu
Na Candelária construiu seu apogeu
As burrinhas que imagem, para os olhos um prazer
Pedem passagem pros Moleques de Debret
"As Africanas", que quadro original
Yemanjá, Yemanjá enriquecendo o visual

(Vem meu amor...)
Vem meu amor
Manda a tristeza embora
É carnaval, é folia
Neste dia ninguém chora (bis)

Super Escolas de Samba S/A
Super-alegorias
Escondendo gente bamba
Que covardia!

Bum, bum paticumbum prugurundum
O nosso samba minha gente é isso aí

Para baixar:
Império Serrano 1982.mp3


Letra de musica:
Eu sou o samba- Alexandre Pires

Coisa linda, muito prazer
Hoje você vai ser minha
Esse corpo me pertence
Eu vou pegar você

Eu cheguei chegando
Tô cheio de rima
Na boca do povo
Em qualquer esquina

Não faz isso não neguinha
Que eu me perco todo
Meu pandeiro quebra
Meu cavaco chora
E eu fico louco

Louco pra te ver mexer
E descer até o chão
Abre a roda pra geral
Bate na palma da mão
Já dançaram funk aí
Agora é a minha vez
Com som do cuíca, tamborim, repique
Eu vou pegar você

Eu sou o samba
Tenho certeza que você vai se amarrar
Eu sou o samba
Tenho certeza que você vai se entregar pra mim

Para baixar:
Alexandre_Pires_e_Seu_Jorge-Eu_Sou_o_Samba.mp3

Cantamos e dançamos os dois sambas. Eles adoraram,inclusive o mais antigo. Coloquei a letra das musicas para que pudessemos acompanhar e depois marcamos a palavra samba na letra das musicas.


Entreguei um texto falando sobre a historia do samba. Envolvemos a palavra samba e interpretamos o texto através de perguntas no caderno.

Fizemos desenhos sobre a palavra samba e separamos os pedaços da palavra:


Identificamos varias palavras comsilabas terminadas em /M/ e fizemos mais um vocabulario:


Identificamos nas letras da musicas os instrumentos musicais que aparecem e registramos em blocão os instrumentos que compõem um samba. Depois entreguei uma tirinha de papel em branco para cada aluno e pedi para que antes de escrever dissessem um instrumento musical qualquer , não necessariamente de um samba, assim no final tivemos varios instrumentos e nenhum repetido.
Colamos os instrumentos emordem alfabética e montamos outro cartaz:

Trabalhamos esta unidade utilizando textos e sua interpretação. Ortograficamente falando, vimos palavras com /MP/ e /MB/ e através de formação e leitura de frases, autoditado e separação de silabas no caderno e em folhas xerocadas.
Algumas delas: