sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Planejamento 2° semestre

"Nossas Raízes - Uma viagem pelo nosso Brasil.
Costumes e tradições de um povo chamado brasileiro."

Continuação do trabalho iniciado no 1º bimestre, onde abordamos questões relacionadas às raízes do povo brasileiro e sua formação: o índio, o negro e o branco.



Neste semestre abordaremos as tradições e costumes adquiridos e formados através da junção dessa pluralidade cultural existente em nosso país - o Brasil e despertar a cidadania atuando positivamente na sociedade mostrando o orgulho em ser brasileiro com muito amor.






Desenvolvimento:



 3º bimestre - Você sabe o que é Folclore?

Daremos ênfase à cultura popular, transmitida de geração em geração, através de crendices, superstições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, brincadeiras, mitos e adivinhações que nasceram com o povo, perpetuadas de boca em boca, de mão em mão, sem a influência da mídia ou das instituições de ensino e sim no próprio meio sócio-cultural.


1.1. Falas do nosso povo



Quando os portugueses vieram para o Brasil, tiraram de suas bagagens histórias de suas terras e outros de seres fantásticos como sereias, sacis, velhos do saco, bruxas, fadas, bicho papão e muitos mais que se juntaram as tristezas, saudades e historias de animais, quibungo, chibamba todos da imaginação dos negros capturados de sua terra natal que se encontrou com os caiporas, curupiras e mapinguaris da tradição indígena e passaram a conviver em harmonia nas florestas e na imaginação dos brasileiros que iam nascendo, neste novo território da mistura de europeu, africanos e índios.


Baseado nesta afirmação estudaremos o nosso folclore dividindo-o de acordo com a sua origem.



1ª unidade: Origem indígena

1.1. Palavra-chave: guaraná /gua/


Motivação: História- “A lenda do guaraná”. Depois de ter contado a historia da lenda do guaraná, estimular a linguagem oral através de perguntas sobre a historia e conversas sobre curiosidades sobre a mesma. Estimular o desenvolvimento da linguagem escrita através de produções de texto individuais e formação de frases. Desenho sobre a lenda.

Destacar a palavra guaraná e o pedacinho /gua/. Construir um vocabulário com palavras que tenham pedacinhos /gua/, /gue/ e /gui/: água, foguete, fogueira, guitarra, guerra, égua, régua,amiguinho, guerreiro, seguia, segue, guia, águia,jegue, língua,mangueira, Miguel, Guilherme, caranguejo...
O guaraná é um cipó lenhoso que cresce sobre as árvores e é usado pelos índios da Amazônia há centenas de anos. O cipó dá um fruto vermelho e alaranjado, mas a semente é a parte que conhecemos usada para fazer o guaraná. Através desta informação identificaremos a diversidade da vida no ambiente terrestre (plantas e animais macroscópicos e microscópicos).

Utilização do guaraná pelos povos indígenas e para o homem na atualidade. Realização um lanche coletivo, onde faremos, com o pó ou o xarope, suco de guaraná com bolo de aipim.

Explorar diversos tipos de textos como a receita do bolo de aipim.

Aproveitando o aipim faremos uma lista de alimentos que são utilizados pelos índios: frutas, verduras, legumes, raízes, carnes de animais da floresta, peixes, cereais e castanhas. Aproveitaremos para conhecer a lenda da mandioca.

Matemática: numeração até 100


1.2. Palavra-chave: Regia /gi/

Motivação: História : “ A lenda da vitória régia”. Recontar a historia através de desenhos e frases. Interpretação da lenda através de conversas informais e exercícios escritos. Ordenação e estrutura de frases.

Destacar a palavra régia e a sílaba /gi/. Construir outro vocabulário com palavras que tenham /ge/ e /gi/: geladeira, girafa, gema, zoológico, gelo, relógio, mágico, gilete, gelado, página, colégio, tigela, regime, ginástica, ginásio, regime, vigia...

Identificar e separar palavras com /ge/, /gi/ do /j/.

Biodiversidade das plantas aquáticas através de pesquisa e construção de cartazes. Maquete de vitorias regia. Através das plantas aquáticas, reconhecer a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos (não somente para as plantas aquáticas) e sua presença na natureza em diferentes estados físicos.

Musica: “O cravo brigou com a rosa”. Destacar a palavra cravo e rosa. Identificar a função do /r/ nas palavras.

Musicas ou cantigas de roda que falam de flores, além da musica citada acima temos: “O girassol”, “Alecrim” e “A linda rosa juvenil”.

Leitura de outras lendas indígenas: o boto rosa, curupira e Iara. Enriquecer estas leituras através de musicas e atividades artísticas e produção de pequenos textos.

Distribuição espacial, margem e letra maiúscula em textos e frases.

Matemática: identificar a localização de números naturais na reta numérica (antecessor e sucessor); valor posicional e reconhecimento de decomposição dos números naturais nas suas diversas ordens

Hora e relógio; problemas envolvendo adição e subtração
Culminância: Artesanato indígena feito com argila e penas coloridas.



2ª Unidade: Origem africana

2.1 Palavra-chave: Saci - /ci/

O saci é um dos personagens folclóricos mais conhecidos, que teve sua origem presumida entre os indígenas da região Sul do Brasil como um ser maléfico, brincalhão ou gracioso somente. Porem na região norte, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu a perna numa luta de capoeira, imagem que prevalece até os dias de hoje. Herdou também da cultura africana o cachimbo.

Motivação: Livro – “Dez Sacizinhos” de Tatiana Belinscky. Registro oral e escrito da lenda.

Destacar a palavra saci e a sílaba /ci/. Construir um vocabulário com palavras que tenham os pedacinhos /ce/ e /ci/: cebola, cego, cidade, cinema, bacia, cedo, ceia, você, cipó, céu, macio, cigana, vacina, receita, tecido, oficina, capacete, cena, doce, face, cemitério, cenoura, circo, cimento, cinto, cinco, ciúme...


Diferentes palavras com som de /CE/ , /ci/ e /s/inicial
Construir com eles um saci e colocá-lo na garrafa.

Dobraduras e vídeo contando a historia deste negrinho arteiro.
Parlenda: “O doce perguntou pro doce”


2.2. Palavra – chave: Nossa Senhora /SS/

Motivação: História: “O negrinho do pastoreio”.

Explorar a história através da linguagem oral e escrita. Reconto através de desenho e texto individual.

Destacar a palavra: nossa e a sílaba /ssa/. Construir outro vocabulário com palavras que tenham /ss/: assa, osso, isso, essa, passeio, massa, passa, pessoa, tosse, passado, pêssego, vassoura, assobio, pássaro, assado, Vanessa, missa, dezessete, gesso, sucesso, sossego, amassado, passageiro...

Diferença entre palavras com /s/ inicial e palavras com /ss/.


Destacar na historia a palavra escravo e a silaba /cra/. Construir outro vocabulário que tenham palavras com /Cr/: cravo, criança, creme, crocodilo, cruzeiro, crime, cruzada, crua...

Aproveitando a historia do Negrinho do Pastoreio, onde ele fica ajoelhado num formigueiro, falaremos dos diversos tipos de moradias,tanto dos animais quanto dos homens.

Brincadeira: “Escravos de jó”
Trava lingua: O peito do pé do Pedro é preto.
Destacar a palavra preto e a silaba /pre/. Construir vocabulário com novas palavras que tenham silabas iguais a esta: prego, prato, presente, prata, praia, preço, primo, promessa, capricho, emprestado, procurar, compra,comprido, surpresa... e palavras que tenham encontros consonantais com /r/ como: br, dr, gr, tr, fr, vr, Cr.

Campeonato de parlendas. Cada grupo receberá uma parlenda já conhecida por todos dividida em palavras. Cada grupo deverá montar sua parlenda. Aquele que conseguir em menor tempo e corretamente será o vencedor.

Matemática: Sistema Monetário, estabelecendo trocas entre cédulas e moedas.

Problemas com números naturais envolvendo a noção de multiplicação como adição de parcelas iguais.

Culminância: jogo de trilhas usando elementos fantásticos como O negrinho do pastoreio e o saci, adivinhas e parlendas. Elaborar as regras, a trilha, o tipo de jogo... Usaremos papel TNT e tinta colorida.



3ª Unidade: Origem européia


Nesta unidade, descobriremos o mundo das fábulas e dos personagens fantásticos que chegaram ao Brasil pelas mãos e bocas de vários estrangeiros que por aqui fincaram seus pés.

“É uma pintura em que podemos encontrar nosso próprio retrato”. La Fontaine



.1. Palavra-chave: lobisomen


Motivação: A música e a lenda do lobisomem.

A lenda do lobisomem tem, provavelmente, origem na Europa do século XVI, embora traços desta lenda apareçam em alguns mitos da Grécia Antiga. Do continente europeu, espalhou-se por várias regiões do mundo. Chegou ao Brasil através dos portugueses que colonizaram nosso país, a partir do século XVI. Este personagem possui um corpo misturando traços de ser humano e lobo.

Explorar a música e lenda através da oralidade e de registros escritos e atividades próprias como interpretação de texto, formação de frases e leitura silenciosa.


Destacar a palavra lobisomem e a silaba /so/. Construir um novo vocabulário com palavras que tenham silabas com /s/ com som de /z/: casa, casaco, rosa,  raposa, tesouro, bisavó, asa, mesa, peso, vaso, piso, riso, coisa, aviso, desejo, visita, camiseta, gasolina, casarão, parafuso, tesoura, sobremesa, besouro, musica, vaidoso, camisola, corajoso...

Família – através da família do lobisomem, onde, de acordo com a lenda, se uma mãe tiver seis filhas mulheres e o sétimo for homem, este se transformará em lobisomem, falaremos das nossas famílias.
Através do livro: “Vira, vira, vira lobisomem” onde conta a história do nascimento de um lobisomem de uma forma muito poética, exploraremos as possibilidades de se juntar outros bichos com o homem e veremos no que vai dar.


3.2. . Palavra-chave: formiga


Motivação: fábula – “A cigarra e a formiga”

As fábulas que são atribuídas a Esopo sugerem normas de conduta que são exemplificadas pela ação dos animais (mas também de homens, deuses e mesmo coisas inanimadas). Esopo partia da cultura popular para compor seus escritos. Os seus animais falam, cometem erros, são sábios ou tolos, maus ou bons, exatamente como os homens. A intenção de Esopo, em suas fábulas, era mostrar como os seres humanos podiam agir, para bem ou para mal.
Explorar a fábula através de um vídeo contando a história, seu registro oral e escrito através de reconto e diferente tipos de textos.

Destacar a palavra formiga e a silaba /or/. Elaborar novo vocabulário com silabas que tenham essas letras: mar, arte, falar, verde, circo, porco, urna, corda, armário, árvore, paladar, verdura, carneiro, borboleta, tartaruga, martelo, garfo, sorvete, uniforme, irmã, iogurte, morcego, lagarta, computador, carta, sorteio, colher, barco, isopor, argola, perto, forno, curto, portão, curso, corpo, barba, perna, urso, farmácia, corneta, colar, berço...

Discutir com a turma a questão da diversão X trabalho e a moral da fabula: devemos pensar sempre no dia de amanhã e Os preguiçosos colhem o que merecem.

Profissões

Os ambientes nas diversas estações do ano: verão, primavera, outono e inverno.

Primavera- estação das flores- vida simples das plantas como germinação e crescimento

Dia da arvore – partes da arvore e sua importância.

Montar com eles um cartaz com as partes da arvore e destacar a palavra raiz e a silaba /iz/. Montar outro vocabulário com palavras que tenham este pedacinho: dez, arroz, giz, feliz, vez, juiz, nariz, capuz, luz, faz, veloz, rapaz, feroz, voz, cuscuz, chafariz, talvez, capaz, juiz, paz...

Palavras terminadas em /z/ no plural.
Explorar outras fabulas e contos como “A lebre e a tartaruga” e “festa no céu”. Com essas histórias serão explorados a leitura individual, ordenação de frases, interpretação de texto, histórias seqüenciadas, revisão de texto e estrutura do mesmo.


Historias sobre a chegada da primavera e sobre a árvore.

Importância do ar na vida dos seres vivos. Experiências envolvendo o tema.

Matemática: adição com reagrupamento

 
 
4º Bimestre: Brasileiros com muito orgulho, com muito amor!


2.2. O inicio deste bimestre é marcado pela presença das eleições e mesmo que eles ainda não sejam eleitores, acabam se interessando, comentando e até se informando a respeito dos candidatos. O momento favorece trabalhar questões de cidadania, democracia e á responsabilidade social.


1ª unidade: Eleição: momento de decisão


Motivação: recortes de jornais ou revistas dos candidatos à Presidência da Republica.

Faremos um painel com as principais manchetes escolhidas por eles de cada candidato, incluindo fotos e comentários pessoais, a partir de uma intensa pesquisa sobre o momento que estaremos vivendo. Porque devemos votar? A importância do voto.

Depois disso, voltaremos para o universo deles e realizaremos uma eleição para representante de turma por meio de voto direto. Cada candidato receberá uma folha de papel para fazer um pequeno cartaz como seu nome e suas propostas (discutiremos o papel da propaganda eleitoral nas TVS e rádios). Os candidatos terão tempo para dispor suas idéias através do cartaz e de um pronunciamento para a classe.


Nomear e classificar os sinais básicos da pontuação.

Faremos a cédula eleitoral através das fotos de cada candidato. Cada aluno também terá seu titulo de eleitor com nome completo, numero de chamada na turma e sua turma. O aluno que vencer essa eleição terá uma pequena cerimônia de posse com direito a faixa presidencial.

Direitos e deveres de um Presidente da República – listar em blocão


Noção de pertencimento a diferentes grupos. Sendo o primeiro q discutir: a escola. Nosso papel dentro da escola e de demais funcionários dela. Relembrar as regras de convívio social dentro da escola. Identificar o espaço escola desenhando a mesma e depois realizando com eles duas maquetes: da sala de aula e da escola.

Dia do professor- plural de palavras terminadas em r

Direitos e deveres de todos os funcionários de uma escola e dos próprios alunos.

Realizar entrevistas com funcionários da escola. Construir quadro com as profissões encontradas na escola. Qual a de interesse dos alunos?

Matemática: subtração com desagrupamento


2ª unidade: Minha cidade


Motivação: obra de Tarsila do Amaral “A cidade”.

Analisando a obra da artista, cada um dará sua opinião sobre a tela. Faremos uma releitura da obra inspirando-se na arte de Tarsila, de acordo com sua vivencia e da maneira como ele vê a sua cidade.

Motivação: musica- “Aquele abraço” de Gilberto Gil

Através da musica listar com eles os belos lugares que compõem o cenário carioca. As transformações que estes lugares receberam ao longo dos anos.

Apresentar texto com uma seqüência lógico-temporal (presente, passado e futuro) através das transformações ocorridas em determinados lugares do Rio de Janeiro. Destacar os verbos que estão no passado e passá-los para o presente (trabalhar a questão das palavras terminadas em /ão/ e /m/).

Contraste entre os grupos sociais da comunidade, percebendo a diversidade. Explorar o que a Rocinha (bairro dominante entre os alunos que freqüentam a escola) tem de melhor. Através de fotos e montagem de cartaz.

Listar alguns bairros que eles conhecem.


Através de produção de textos, cada um dará sua opinião sobre o que acham bom e ruim na sua cidade. Trabalharemos a pesquisa e entrevistas.

Listar os maiores problemas que eles vêem em nossa cidade. Propor que através da escrita dêem sugestões para a melhoria.

Relações sociais no espaço em que eles vivem: comunidade e bairro. Desenvolvendo atitudes que nos levam a construir um mundo mais justo e solidário (nossos deveres): jogando lixo no lixo, respeitando as diferenças, não desperdiçando água, respeitando o meio ambiente, ajudar quem precisa...

Utilizando o recurso de histórias em quadrinhos, construir uma história na qual os personagens cooperem entre si na construção de uma cidade mais solidaria.

Discutir a situação dos transportes em nossa cidade. Quais são e suas condições de uso. O que devemos fazer para melhorar? Como eles se locomovem para ir à escola? E aqueles que moram longe (não moram na Rocinha e no Jardim Botânico) como fazem para chegar à escola.

Destacar a palavra transporte e a silaba /trans/. Construir novo vocabulário com palavras que tenham /ns/ e no plural: bens, rins, bons, paisagens, transformar, construção, bombons e outras no plural.


Dialogo: travessão

Acentuação, revisando o próprio texto.

Destacar na letra da musica a palavra: Flamengo e a silaba /fla/. Construir novo vocabulário com este pedacinho: flor, flauta, flanela, flecha, reflexo, flocos, flora, floresta, floricultura, flúor, flutuar, flechado, aflição... e todo os encontros consonantais que tenham /l/: bl, cl, pl, gl e tl

Realizar um painel com os pontos positivos do Rio de Janeiro, utilizando recursos visuais (fotos) e escritos (frases).

Matemática: Problemas com números naturais envolvendo a noção de divisão.

Culminância: realizar com eles panfletos com informações para a comunidade escolar dos nossos direitos e deveres na construção de um bom cidadão.

Cada vez que nós agirmos pensando não só em nós mesmo, mas também no bem-estar de todos, estaremos exercendo a cidadania.
 

Fabiana Ricardo Manes Salgado - 2010





































segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dobradura de animais



Ainda enriquecendo o tema, realizei com eles algumas dobradura:








POr hj é só!!

Classificação dos animais

Aproveitando  que estávamos falando de animais africanos, entrei em outro assunto: Animais terrestres, aquaticos e aéreos.
Conversamos sobre o ambiente em que eles vievem e consequentemente sua classificação: terrestre.
Depois mostrei á eles vários desenhos vazados de animais em EVA. A medida que iamos falando o nome dos animais, separávamos de acordo com o lugar em que vive. Depois classificamos e nomeamos cada grupo: terrestre, aquatico e aéreo.
A turma foi dividida em trê grupos e cada criança recebeu um animal diferente (havia um para cada criança, ao todo eram 28 animais). Fomos para a sala de multimeios e com tinta, batedor e TNT, fizemos os animais. Colocamos cada grupo de animal num cabide  que enfeitou a sala.

Exercicios para imprimir:


 



Animais africanos 2



Realizei com eles  outra atividade sobre os animais africanos. Dividi a turma em 7 grupos. Cada grupo recebeu uma ficha contendo informações sobre um determinado animal. Em seguida eles receberam uma folha com perguntas sobre o seu animal. Depois que todos fizeram, cada grupo elegeu o seu representante para que este lesse em voz alta para toda a turma, o que descobriu sobre o seu animal .
No final juntamos todas as fichas e construimos um outro livro com ilustração da capa feita por Alexia.






Ficha de cada animal:



Num outro dia pedi para que se imaginessem num animal africano e porque. O resultado foi outro livro:

Cada um recebeu como culminancia desta unidade uma pulseira feita em EVA do seu respectivo animal ao qual pertencia o grupo: