domingo, 16 de outubro de 2011

Atividades sobre Patinho Feio

Resolvi passar um filme como motivação para iniciar o projeto. Esse desenho em especial lembra-me muito a minha infância e diferentemente dos desenhos de hj em dia, os animais não falam. O desenho todo é inspirado pela musica de fundo que juntamente com as feições e gestos de cada personagem, percebemos seus sentimentos em cada momento e o que ele quer passar.



Depois de assistir ao video, conversamos sobre a história: o q eles acharam, o que mais lhe inspiraram e o que mais gostaram e o que não gostaram. Fizemos um texto coletivo recontando a história.
Em seguida fizeram um desenho sobre a historia que viram.

Num cartaz desenhamos um patinho e usando tinta amarela e o batedor , pintamos o patinho da cor amarela.
Destacamos e fizemos pesquisa no caderno com a cor amarela. Desenhamos em folha amarela e realizamos recorte e colagem com diversos materiais de cor amarela. Alémde brincarmos com a massinha.

Construimos história com base em gravuras. Primeiro colocamos-as em ordem em que aconteceram os fatos e depois coletivamente, fizemos nosso texto. Ficou assim:


Utilizamos também a musica como mais uma ferramenta na construção da aprendizagem. Com três circulos iguais cada fez o seu pintinho amarelinho.
Neste caso utilizamos a musica: "meu pintinho amarelinho" A princípio só cantei, depois apresentei a musica e depois o video. Todos estão postados abaixo:
Musica (varias versões):

Video:


Projeto: Patinho Feio

Resolvi voltar a ativa e postar alguns projetos que realizei durante o ano de 2011 com minha turma de Educação Infantil. Todos os projetos foarm conduzidos pela temática da literatura infantil, seja ela qual for.
Neste primeiro momento utilzei o conto de Hans Christian Andersen: O Patinho Feio.


Projeto: “O patinho feio”- Identidade


Duração: 28 de março a 13 de abril


Objetivos:

*através do conto de Hans Christian Andersen, O patinho Feio, explorar a lição que ele nos tráz: alguém pode ser considerado feio por ser diferente?

*explorar as diferenças entre as pessoas (eles), seus gostos, afinidades e dons;

*reconhecer que todos temos pontos positivos e negativos e que pertencemos a grupos diferentes;

*explorar e debater a questão do feio X bonito.



Atividades e conteúdos:

Vídeo do conto “O patinho feio” da Disney.

Recontar a história, escrevendo-a em blocão. Entregar a silhueta de um patinho amarelo e de um “patinho branco’ e pedir para colar na folha e registrar através do desenho uma parte da história.

Destacar a diferença entre os patinhos. Listar em blocão outras semelhanças e diferenças entre os dois. Identificar a cor amarela dos patinhos.

Pesquisa da cor amarela. Encontrar a cor amarela no nosso dia a dia. Através do pozinho do suco de abacaxi, notar a sua transformação na cor amarela. Destacar o sentido da visão. Cada um receberá um copo com o suco e registraremos em blocão, a diferença entre visão e paladar.

Levar uma caixa e dentro haverá um patinho de pelúcia, através do tato tentarão descobrir o conteúdo da caixa. Comparar com a visão e o paladar. Construir uma história com esse bichinho.

Música: “meu pintinho amarelinho” – destacar a cor amarela e construir um pintinho utilizando 3 círculos amarelos. Construir cartaz.

Revisão o numero 1 e 2, através da quantidade de patinhos. Numero 1 – o próprio Patinho feio e na musica: “Dois patinhos na lagoa”, o numero 2.

Utilizar outras musicas que falam de patos como: O pato, de Vinicius de Moraes, O pato injuriado de Bia Bedran e A dança do Quaquito de Aline Barros. Musica e vídeo (clips)

Destacar a palavra pato e a letra /P/. Reconhecer a letra e o fonema em outras palavras e figuras. Pesquisa da letra P.

Utilizar a literatura que contenham outras histórias que falem sobre pato como: “O pé do pato” de Eva Furnari, O patinho feio em literatura de cordel.

Ciências: Animais aquáticos e terrestres

Estudos Sociais: família, grupo social, autorretrato. Musica: “Você é muito especial”da Xuxa, as qualidades de cada um, gostos e afinidades. Letras do seu nome.

Artes: Máscara do patinho