domingo, 6 de maio de 2012

Vogal I

Para a letra I utilizei como recurso a musica da Bia Bedran "Tangolomango" do CD abaixo:
faixa 15

Utilizando papel pardo, pedacinho de papéis e cola, criamos as 9 irmãs e ficou assim:







Discutimos sobre o que seria "tangolomango" que deu nas nove irmãs. Saiu cada coisa muito interessante: uns disseram que foi um desmaio, outro falou que deu dor de barriga...

Destacamos no caderno a letra I de irmã, dei três tiras de lixa, formando a letra em questão maiuscula. Ao lado eles fizeram desenhos que começam com a letra I. Dessa vez não fizemos cartaz.



no caderno:


Ainda falando sobre a palavra-chave, conversamos sobre nossos irmõas e irmãs. Cada um falou um pouco de sua familia. Para enriquecer o conteudo foi utilizado o livro: Em briga de irmão quem dá opinião.
Resenha do livro: Um irmão pega o doce do outro. Parece que as coisas vão azedar. Damião reclama de Cosme para o cachorro, a vassoura, o fogo, a água, o balde, a corda, o rato, o gato e um homem. No final, tudo se resolve e o leitor aprende como uma obrigação virou uma festa.



Depois da leitura e da conversa cada um fez a sua familia:

Outro livro utilizado: "A familia de Marcelo" de Ruth Rocha

Exercicios de fixação baseados na musica Tangolomango:

Foi isso!!



Vogal E

Seguindo o planejamento iniciamos a letra E.
Dessa vez brincamos de elefantinho colorido. A brincadeira consiste da seguinte maneira: um aluno será o elefantinho no qual, com os olhos fechados, escolherá uma cor. Dita a cor, todos deverão procurá-la pelos espaços e o "elefantinho" deverá pegar alguém antes desse tocar na cor que ele falou. A pessoa que  ele pegar será o novo "elefantinho". E a brincadeira recomeça.

Feita a brincadeira no pátio da escola, voltamos para a sala e criamos um outro texto coletivo. Ficou assim:

Destacamos a palavra elefante e no caderno destacamos a letra E:


no caderno:


Destacamos palavras que comecem com E e cada um se encarregou de desenhar uma palavra:


Exercicios de fixação:


Cada criança recebeu a silhueta de um elefante. Despois de escolher sua cor preferida, pintou o elefantinho e recortou. Juntamos todos os elefantes e separamos pelas cores iguais, formando conjuntos. Colamos esses conjuntos no papel pardo e contamos cada um e descobrimos: o conjunto maior, o menor e os numerais correspondentes de cada conjunto.



Finalizei!!

Vogal A


De acordo com o meu planejamento, hoje nós vamos falar sobre a introdução das vogais em sala de aula. Foi trabalhado durante esse período uma vogal de cada vez, mas nada impediu de falarmos sobre outras letras.
Usando a ordem alfabetica, falamos sobre a letra A, seu fonema e sua diferentes grafias. Para tal, utilizamos a brincadeira "passa anel", como motivação inicial.
A brincadeira despertou muita curiosidade, pois nem todos a conheciam. Mas todos tiveram sua vez para passar o anel.

Feita a brincadeira, fizemos um texto coletivo sobre a brincadeira e como era feita. Desse texto, retiramos a palavra anel, envolvendo-a. Identificamos a letra inicial e começamos então a explorá-la da seguinte maneira:


No caderno fizemos a montagem de um anel e registranos sua letra inicial:





Coletivamente, destacamos palavras que comecem com A. Cada um ficou encarregado de desenhar um. Depois fizemos um cartaz.


Exercicios de fixação:






















Foi feita a leitura do livro: O pescador, o anel e o rei.
E ouviram do Cd da Bia Bedran: "Bia conta e canta 2" a historia acima. Eles adoraram!!!!
"Viva  Deus e ninguém mais. Quando Deus não quer, ninguém nada faz!"