terça-feira, 1 de setembro de 2009

Quem ama cuida - amor aos animais

Quem ama cuida! Amor aos animais! Image and video hosting by TinyPic
Comecei relembrando com eles as amigas da Tinkerbell (eixo condutor da alfabetização). E levei para a sala a boneca da Fawn - fada da fauna.

Depois que eles a viram e manusearam, por isso q está faltando um detalhe do sapato, nós fizemos um texto sobre a personagem. Eu fiz a primeira frase e eles terminaram:

Recortei as frases em tirinhas e embaralhei-as. Fomos montando novamente o texto e observando o sentido que estávamos dando ao próprio, ao tamanho das frases e palavras, se precisávamos cortar a "tirinha" para caber na cartolina, letra inicial e maiuscula nas palavras, organização textual (de cima para baixo, da esquerda para a direita). Foi uma atividade muito interessante onde "quase" todos participaram e interagiram com muito entusiasmo. Em seguida entreguei uma folha com o inicio e fim de uma história (somente as cenas), depois de conversarmos sobre o que estava acontecendo e destacar o inicio e o fim, eles escreveram sua historinha.

No dia seguinte eles levaram para a sala de aula, inumeras gravuras de animais. Fizemos um cartaz sobre oque é a Fauna e classificamos os animais em três grupos: terrestre, que voam e os que nadam. 
Leitura do livro  : Os animais do Mundinho.
Depois da leitura conversamos sobre os tipos de animais que continham no livro e sobre as figuras dos animais que foram feitos com tangram. Dei um breve histórico para eles sobre o jogo chinês e depois cada um reproduziu através do jogo um animalzinho, assim montamos o nosso mural.
Modelo de um tangram para impressão
Breve histórico do jogo:
Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas e sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.


Existem várias lendas sobre o surgimento do Tangram. Diz algumas escrituras que: uma pedra preciosa se desfez em sete pedaços e com eles era possível formar várias formas (animais, plantas, pessoas) outra diz que um imperador deixou o seu espelho cair, e esse se desfez em 7 pedaços que poderiam ser usados para formar várias figuras. A verdade é que não se sabe ao certo como surgiu o Tangram


Idéias
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Postar um comentário