sábado, 5 de dezembro de 2009

Histórias de Amor







Finalmente vou postar os trabalhos que fiz sobre as Histórias de amor : Romeu e Julieta, Tristão e Isolda e Páris e Helena.

Romeu e Julieta:
Após contar a história, conversamos sobre os hábitos que exstiam naquela época que levaram os dois a  cometerem tão tragédia: casamento arranjado pelos pais (Julieta iria se casar com Páris), casar muito cedo, as declarações de amor que fizeram um para o outro, a forma como se conheceram... tudo isso comparando com os dias atuais.
Apresentei a eles a frase: Romeu sonha com Julieta. E propus que cada um falasse sobre seus sonhos, em seguida entreguei metade de uma folha de papel onde eles se desenhariam e entreguei um balãozinho (desses de falas de história em quadrinhos) de pensamento onde eles teriam que escrever seu sonho. Ficou assim:





Depois no caderno entreguei duas roupinhas: uma de Romeu  e outra de Julieta, eles colaram no caderno, fizeram os personagens e depois desenharam a parte que eles mais gostaram da história. Entreguei tb outros balõezinhos de fala  e eles criaram o diálogo entre os personagens.




Depois explorei a palavra sonha e o fonema /nha/. Fizemos permuta de palavras e enriquecemos nosso vocabulário:

Fizemos um paralelo com a história de Romeu e Julieta contado pela turma da Mônica e elaborei este exercício:


Se você quiser entre no site da turma da Mônica http://www.monica.com.br/ clique em quadrinhos e procure por "histórias seriadas", lá vc encontrará o gibi famoso da Turma da Monica  em Romeu e Julieta. Abaixo tem escrito "apresentação" e as páginas do gibi em cada numero em vermelho, é só clicar e salvar no seu computador. Ou mais fácil os alunos podem ler a história no proprio computador.



Tristão e Isolda:
Essa atividade deu um pouquinho mais de "trabalho". Após contar a história utilizando dedoches de feltro ( de princesa e de cavaleiro), conversamos sobre a história e eles fizeram comparações incríveis com a de Romeu e Julieta. Inclusive disseram que não estavam gostando das histórias pois elas sempre terminavam de maneira ruim.
Apresentei a eles um papel pardo com um desenho e uma frase: "Tristão chora de amor por Isolda."
Em seguida propus que cada um escrevesse uma frase registrando assim a história que acabaram de ouvir:



No caderno desenharam e escreveram uma frase sobre a história:



Destaquei na frase a palavra chora e o fonema /ch/. Ampliamos o vocabulário através de permuta de palavas assim como fizemos na história anterior.



Páris e Helena
Esta história foi mais complicada de contar , já que não encontrei na biblioteca da escola nenhum livro que contasse a história. Portanto, contei a história sem mostrar nenhuma gravura, o q tb foi bacana para o desenvolvimento da próxima atividade: propus que contassemos a história através de "historia em quadrinhos" onde eles teriam que recontar a história de acordo com a sua imaginação. A turma foi dividida em pequenos grupos e cada um ficou responspavel por um quadrinho. Receberam para isso, roupinhas recortadas de revista. Resultado final foi este:



Registramos no caderno mais esta história de amor através do desenho e sempre estimulando a escrita e a formação de frase:


Através da famosa Guerra de Tróia, discutimos fazendo um contraponto de tudo o que foi visto e dito sobre o amor e abordamos a questão dos atos ruins que o homem estabelece em sua vida e que prejudica a ele mesmo. Destacamos a palavra GUERRA .  Com o titulo : "Sem amor, só no resta a guerra." fizemos o nosso outro cartaz: no dia anterior depois que discutimos sobre os motivos que levam o homem a entrar numa guerra, pedi que eles observassem em casa , na comunidade ou no caminho para casa, coisas ruins que eles viram feito pelo homem e que escrevessem numa tiurinha de papel. No dia seguinte eles trouxeram e leram para a turma. Entreguei uma outra tirinha em branco e pedi para que eles escrevessem a atitude certa que essa pessoa deveria ter, sempre de acordo com o que ele escreveu. O resultado foi esse:



Ou seja, de um lado ficaram as atitudes erradas que as pessoas cometem no dia a dia e ao lado o o contrário daquilo q eles viram (a atitude correta).

Depois dessas histórias comecei a falar dos "Contos de Fadas" e eles adoram, pois seguindo eles, sempre tem um final feliz e foram felizes para sempre... ao contrário dessas história que eles conheceram.
Mas acho q a experiência foi válida e absorveram bem , aprenderam a tirar suas conclusões e viram que até mesmo nas histórias nem tudo acaba do jeito q  a gente quer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário