Diante do PPP da escola desse ano,feito pela coordenadora, elaborei o meu planejamento para a turma 1201,jáq ficou decidido esse ano que eu acompanharia minha turma de alfabetização do ano passado.
Nossas raizes, uma viagem pelo Brasil!
Os operários de Tarsila do Amaral
1° bimestre – Afinal, quem descobriu o Brasil?
4.1. Período de diagnose, adaptação e revisão de Português e Matemática.
Trabalhar a apostila de Revisão enviada pela Secretaria Municipal de Educação, onde estudaremos os temas e conteúdos abordados na apostila.
Período: 22/02 à 22/03
Após este período de revisão, começaremos a trabalhar o projeto em questão.
A partir desta unidade, traremos um novo olhar sobre a complexidade da formação do povo brasileiro, formado por diferentes povos, de diferentes continentes.
Como o próprio nome do 1° bimestre sugere, falaremos sobre a chegada dos portugueses no Brasil e sua colonização frente aos índios que por aqui já viviam.
Palavras – chave: portugueses e índio
Unidade de trabalho: /gue/ /gui/ ; vogal seguida de /n/
Data prevista: mês de abril
Motivação: utilizar os livros – “Faz muito tempo” de Ruth Rocha e “Terra à vista” de Beatriz, Elizabeth E Ruyter C. Ribeiro. Através dos livros discutiremos a chegada dos portugueses no Brasil sempre incentivando a princípio a expressão oral e faremos um texto coletivo sobre o assunto destacando a direção da escrita e espaçamento entre palavras, uso de letra maiúscula em inicio de frases e parágrafos. Registrar através de desenhos e frases espontâneas.
Organizar mural com o titulo do bimestre, através de desenhos e formação de frases curtas.
Pontos positivos e negativos da chegada dos portugueses no Brasil (suas contribuições e influências).
Destacar primeiramente a palavra /portugueses/ e o fonema /gue/, no texto coletivo, identificando som inicial e final, numero de letras e silabas na palavra. Formar novas palavras utilizando este fonema, dando inicio o 1° vocabulário impresso no caderno.
Diferenças ortográficas entre /qu/ e /gu/. Pesquisa para o banco de palavras.
Nome e sobrenome é a nossa primeira noção de pertencer. Cravados em documentos, localizam a gente na família, na geografia e na história do planeta. Qual a biografia do Araujo, do Silva, do Souza, do Santos? Antes eram necessárias longas horas no cartório, na casa de antigos parentes e até mesmo em cemitérios, em meio a entrevistas e documentos empoeirados. Com o uso da internet pesquisaremos questões sobre a nossa identidade a partir do nosso nome completo, observando sua grafia e por quantas palavras é composta, aproveitando que 90% da turma obtêm um sobrenome de origem portuguesa. Conhecendo melhor a si mesmo (eu, família, escola, sociedade), tipos de família e tipos de casas.
Trabalhar mapa, identificando nosso país e o país de quem é português – Portugal. Marcar o caminho que Cabral fez para chegar ao Brasil em suas caravelas. Fazer um paralelo entre a nossa escola e a casa de cada um, identificando o caminho percorrido. A rua onde mora, seu endereço.
Concluída essa fase, destacaremos outra palavra do nosso texto coletivo: índio.
Destacaremos o som inicial da palavra, aumentando o nosso vocabulário utilizando palavras com vogal seguida da consoante /n/.
Abordaremos a vida indígena antes e depois da chegada dos portugueses.
Musica: “Todo dia era dia de índio” de Baby Consuelo “Tu Tu Tu Tupi” de Helio Zinskind.
Literatura: “A sopa dos 10 indiozinhos” e “curumim e a noite”.
Palavras e nomes de origem indígena – registrar em blocão ou cartaz.
Contribuições indígenas na culinária, na arte, na linguagem e na religião, através de histórias e lendas indígenas.
Elaboração de pequenas historias e noção de inicio,meio e fim.
Matemática: Historia dos números, numero e numeral de 0 a 9, antecessor e sucessor,unidade e dezena, calendário, adição e subtração envolvendo unidades e problemas.
Culminância: construção de uma maquete reconstruindo através da visão e do entendimento deles, a chegada dos portugueses no Brasil.
2° Bimestre: Meu Brasil, africano!!
Nesta unidade abordaremos questões que buscam fortalecer as origens e influências dos povos africanos trazidos forçosamente para o Brasil.
Desenvolveremos por meio de textos e atividades um novo olhar sobre fatos e relações, ampliando o horizonte de referência do aluno sobre o porquê das diferenças físicas, culturais e sociais entre as pessoas. Procuraremos informações que possa contribuir para a superação do preconceito, resgatando a dignidade deste povo na história e por meio dela, através de personalidades e personagens afro-brasileiros.
Palavras – chave: samba; máscara; zebra; laço
Unidades de trabalho: /am/ ; /as/ ; /br/ ; /ç/
1. Data prevista: mês de maio
Motivação: após termos falado da chegada dos portugueses no Brasil e a luta e colonização dos índios, falaremos sobre a chegada dos negros africanos como escravos no Brasil. Para isso usaremos obras de Debret e discutiremos cada pintura onde ele retrata a vida dos negros naquela época formando frases e opinando de maneira crítica a situação. Criar mural.
Falaremos sobre a contribuição dos negros na culinária e na arte – dança, musica e instrumentos. Utilizarei o samba enredo da Império Serrano de 1982 , “BUM BUM, PRATICUMBUM, PRUGURUNDUM” para descrever e destacar a palavra samba. O samba como um gênero musical descendente de raízes africanas surgida no Brasil.
Depois de destacar na musica a palavra em questão, identificar o som inicial da palavra e procurar na letra do samba outras que tenham vogal seguida da consoante /m/. Construir vocabulário e registrar no caderno.
Falaremos dos instrumentos musicais que compõem um samba. Registrar em blocão ou caderno.
Ordem alfabética e interpretação de pequenos textos.
Sugestão de CD e DVD: ‘Adventures in samba” clássicos da Disney tocados em samba.
Matemática: decomposição de dezenas, ordem decrescente e crescente
Motivação: utilizando a cultura africana, falaremos sobre as máscaras e sua importância dentro da cultura negra. Confeccionar máscaras africanas. Utilizar a palavra máscara na produção de um texto coletivo e destacar na palavra o som inicial: máscara. Construir mais um vocabulário utilizando palavras que tenham vogal seguida da consoante /s/.
Falaremos dos diversos tipos de máscaras, através de leituras, construção de palavras e interpretação.
Pontuação
Matemática: números pares e impares
Motivação: filme: “Madagascar”- falaremos sobre os animais africanos e destacaremos a palavra zebra. Identificar o som inicial e final desta palavra e destacar a sílaba zebra. Construção de novas palavras que contenha o encontro consonantal /br/. Formação de novo vocabulário e registro no caderno.
Formação de novas frases e pequenas histórias.
Matemática: adição sem reserva
Seres vivos - animais, meio ambiente e diferentes ambientes. Identificar animais da selva africana, da Amazônia, do deserto do Saara (na África)...
Identificar no mapa o continente africano. Registrar a rota que os negros africanos fizeram ate chegar ao Brasil.
2. Data prevista: mês de junho
Neste mês falaremos sobre o preconceito, contribuindo para que as crianças adquiram conceito como respeito a si próprio e ao outro.
Aproveitando o inicio da Copa do Mundo, abordaremos questões sobre o futebol, sobre os países que participam e dando ênfase ao país que estamos falando desde o mês anterior: a África e seus costumes como culinária, idiomas, contos, moeda...
Motivação: contar a historia “Menina bonita do laço de fita” sem o livro e sem dizer o título. Pedir que cada um dê uma sugestão para o nome da história escrevendo numa tira de papel. Depois de todos darem seus palpites, apresentar a capa do livro e pedir para que façam a leitura do titulo. Comentar com eles que nem sempre temos uma mesma opinião sobre um mesmo assunto, em virtude das respostas que eles deram, o importante é respeitar todas as opiniões.
Desenvolver a expressão oral de cada aluno, comentando sobre a capa do livro: cor da pele e cabelo da menina, do coelho, quem usa cabelo desse jeito e outras...
Leitura do livro.
Registrar através de desenhos e frases a história citada.
Destacar o titulo do livro e identificar a quarta palavra: laço. Destacar as silabas da palavra e o ultimo fonema: laço. Construir outras palavras que tenham /ç/ e ampliar o vocabulário registrando no caderno.
Uso de letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios (inventar um nome para a personagem do livro).
Adjetivos (qualidades)
Matemática: problemas envolvendo adição sem reservas
Aproveitar o tema do livro e trabalhar a questão da diversidade étnico cultural, através de debates e fotos de uma pessoa da família que eles acham que são parecidos para que possamos refletir nossa origem, nossa imagem e as diferenças entre nós. Discutir sobre o preconceito através dos Direitos das Crianças, artigo 1 “Todas as crianças são iguais e têm os mesmo direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade”.
Relembrar e ouvir historias sobre pessoas/personalidades afro-brasileiras: Zumbi dos Palmares, Chica da Silva, Dayane dos Santos, Dudu Nobre, Gilberto Gil, Michael Jackson.
Ciências: corpo humano e os sentidos
Motivação: leitura do livro “A decisão do campeonato” de Ruth Rocha. Através deste livro falaremos sobre um assunto que qualquer brasileiro desde pequeninho e independente do gênero sabe falar: o futebol. Principalmente porque na 2ª semana de junho dará início à Copa do Mundo.
Através da linguagem oral, textos e frases, destacaremos a origem do futebol, as regras, os integrantes desse jogo, os clubes brasileiros, os campeonatos, até chegarmos à copa do Mundo. A partir de então, ampliaremos nosso olhar para o mundo: os países que estão participando, o mascote da copa, em que país vai acontecer a copa deste ano, qual o pais que tem mais títulos...
Destacar a palavra futebol e identificar as silabas e o ultimo pedacinho: futebol. Construir novas palavras que tenham vogal seguida de /L/. Registrar no caderno o vocabulário.
Matemática: tabelas; antecessor e sucessor, adição sem reserva
Ciências: importância e cuidados com o corpo - higiene, saúde e esporte.
Motivação: leitura de outro livro da Ruth Rocha: “Armandinho, o juiz”.
Nesta unidade continuaremos a explorar a riqueza do futebol e a Copa do mundo. Daremos maior ênfase à África, pais sede deste campeonato neste ano.
Através do livro destacaremos a palavra juíz, suas silabas e o ultimo pedacinho /íz/.
Registrar no caderno palavras que tenham vogal seguida de /z/.
Através de contos, musicas e historias, conheceremos um pouco mais sobre a África do Sul: bandeira, lendas e provérbios africanos, curiosidades, imagens e símbolos africanos, culinária e costumes.
Matemática: subtração sem recurso
Ciências; alimentação (estabelecendo um paralelo com as comidas típicas da África).
Culminância: construir algumas maquetes retratando o país que estudamos: África.
Em grupos cada um criará a sua maquete: selva africana, Copa do Mundo, dos negros escravos trazidos para o Brasil e de uma tribo africana.
Até a próxima!!
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