domingo, 16 de outubro de 2011

Atividades sobre Patinho Feio

Resolvi passar um filme como motivação para iniciar o projeto. Esse desenho em especial lembra-me muito a minha infância e diferentemente dos desenhos de hj em dia, os animais não falam. O desenho todo é inspirado pela musica de fundo que juntamente com as feições e gestos de cada personagem, percebemos seus sentimentos em cada momento e o que ele quer passar.



Depois de assistir ao video, conversamos sobre a história: o q eles acharam, o que mais lhe inspiraram e o que mais gostaram e o que não gostaram. Fizemos um texto coletivo recontando a história.
Em seguida fizeram um desenho sobre a historia que viram.

Num cartaz desenhamos um patinho e usando tinta amarela e o batedor , pintamos o patinho da cor amarela.
Destacamos e fizemos pesquisa no caderno com a cor amarela. Desenhamos em folha amarela e realizamos recorte e colagem com diversos materiais de cor amarela. Alémde brincarmos com a massinha.

Construimos história com base em gravuras. Primeiro colocamos-as em ordem em que aconteceram os fatos e depois coletivamente, fizemos nosso texto. Ficou assim:


Utilizamos também a musica como mais uma ferramenta na construção da aprendizagem. Com três circulos iguais cada fez o seu pintinho amarelinho.
Neste caso utilizamos a musica: "meu pintinho amarelinho" A princípio só cantei, depois apresentei a musica e depois o video. Todos estão postados abaixo:
Musica (varias versões):

Video:


Projeto: Patinho Feio

Resolvi voltar a ativa e postar alguns projetos que realizei durante o ano de 2011 com minha turma de Educação Infantil. Todos os projetos foarm conduzidos pela temática da literatura infantil, seja ela qual for.
Neste primeiro momento utilzei o conto de Hans Christian Andersen: O Patinho Feio.


Projeto: “O patinho feio”- Identidade


Duração: 28 de março a 13 de abril


Objetivos:

*através do conto de Hans Christian Andersen, O patinho Feio, explorar a lição que ele nos tráz: alguém pode ser considerado feio por ser diferente?

*explorar as diferenças entre as pessoas (eles), seus gostos, afinidades e dons;

*reconhecer que todos temos pontos positivos e negativos e que pertencemos a grupos diferentes;

*explorar e debater a questão do feio X bonito.



Atividades e conteúdos:

Vídeo do conto “O patinho feio” da Disney.

Recontar a história, escrevendo-a em blocão. Entregar a silhueta de um patinho amarelo e de um “patinho branco’ e pedir para colar na folha e registrar através do desenho uma parte da história.

Destacar a diferença entre os patinhos. Listar em blocão outras semelhanças e diferenças entre os dois. Identificar a cor amarela dos patinhos.

Pesquisa da cor amarela. Encontrar a cor amarela no nosso dia a dia. Através do pozinho do suco de abacaxi, notar a sua transformação na cor amarela. Destacar o sentido da visão. Cada um receberá um copo com o suco e registraremos em blocão, a diferença entre visão e paladar.

Levar uma caixa e dentro haverá um patinho de pelúcia, através do tato tentarão descobrir o conteúdo da caixa. Comparar com a visão e o paladar. Construir uma história com esse bichinho.

Música: “meu pintinho amarelinho” – destacar a cor amarela e construir um pintinho utilizando 3 círculos amarelos. Construir cartaz.

Revisão o numero 1 e 2, através da quantidade de patinhos. Numero 1 – o próprio Patinho feio e na musica: “Dois patinhos na lagoa”, o numero 2.

Utilizar outras musicas que falam de patos como: O pato, de Vinicius de Moraes, O pato injuriado de Bia Bedran e A dança do Quaquito de Aline Barros. Musica e vídeo (clips)

Destacar a palavra pato e a letra /P/. Reconhecer a letra e o fonema em outras palavras e figuras. Pesquisa da letra P.

Utilizar a literatura que contenham outras histórias que falem sobre pato como: “O pé do pato” de Eva Furnari, O patinho feio em literatura de cordel.

Ciências: Animais aquáticos e terrestres

Estudos Sociais: família, grupo social, autorretrato. Musica: “Você é muito especial”da Xuxa, as qualidades de cada um, gostos e afinidades. Letras do seu nome.

Artes: Máscara do patinho

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Combinados

Em qq turma é imprescindível discutir com eles nossos deveres e nossos direitos dentro da escola e da sala de aula. E com a minha turminha de E.I não foi diferente, comentamos sobre o q poderíamos fazer todos os dias na escola , mas tb falamos sobre atitudes impróprias q as vezes temos na escola.
Para exemplificar nosso debate, vimos o video da turma da monica q fala sobre boas maneiras. Fica a dica abaixo:


Depois de ter assistido ao video e comentarmos as atitudes dos personagens principais do filme, elaboramos o nossos próprios combinados q fica exposto na parede da sala e é sempre lembardo qdo algo sai do permitido.


Eles se cobram e cobram os amigos com muita eficiênia e responsabilidade!!
É o que falta hj em dia às nossas crianças...


terça-feira, 7 de junho de 2011

Literatura - nosso corpo





Não poderia deixar de fora a literatura, tão importante para ascrianças nessa fase do pré escolar.
Utilizei a coleção de Ziraldo, que gosto muito!!

Assim como os outros livros da coleção, irreverentemente, descreve a vida de uma parte do corpo; nesse caso: o Joelho Juvenal.


"O Juvenal era muito religioso!

Mas, tinha um pequeno problema

com a Semana Santa (que vinha

logo depois das férias)."



Esse  livro conta a vida dos dedos de uma mão. É um livro que com palavras simples mostra a união dos dedos que podem fazer juntos mil e uma coisas.Com ilustrações simples e legais. 

Rolim - Ziraldo (8506033748)Quem é que nunca conversou com seu umbigo? Como todo umbigo que se preze, Rolim se acha o centro do mundo. Redondo e enroscadinho, Rolim vive no meio de uma linda barriguinha e sonha em ser, quando crescer, o umbigo da Garota de Ipanema. Sucesso infantil de Ziraldo.

Descreve a vida de uma parte do corpo - nesse caso: o Sorriso Luiz.


"Como era todo sorriso

- vê que bobagem tamanha! -

o Luiz sorria e achava

que estava com a vida ganha."



 


Assim como os outros livros da coleção, irreverentemente,descreve a vida de uma parte do corpo; nesse caso: os pés Pelegrino e Petrônio.


 
Esta é a capa do livro Dodó. História e ilustrações by Ziraldo.  Reprodução proibida.  Todos os direitos reservados. All rights reserved.Assim como os outros livros da coleção, descreve a vida de uma parte do corpo; nesse caso: o bumbum Dodó.


"Dodó era uma gracinha

e vivia todo prosa

com seu jeito redondinho

rechonchuda e cor-de-rosa."

Com a leitura de cada livro, fizemos poesias sobre as partes do corpo. Publico assim q eu puder!



Ideias para trabalhar as partes do corpo na Educação infantil:















Meu corpo

Próximo passo foi explorar o corpo e os sentidos. Para começar fizemos a silhueta do corpo de um aluno da turma:

Depois identificamos e nomeamos as partes do corpo.

Fizemos muitas brincadeira e dançamos, explorando o corpo.
Eis aqui algumas sugestões:


Videos:





Identidade- fev/março


Utilizei o verso abaixo para introduzir a questão dos nomes de cada criança.

Meu nome
Quem quiser
saber meu nome
Dê uma volta no jardim
O meu nome
está escrito
numa folha de jasmim.

Depois de ler e escrever o verso numa cartolina, cada criança com sua plaquinha, destacou a letra inicial do seu nome e fizemos uma legenda com cada letra e usamos cores diferentes para cada letra. Depois um de cada vez, procurou a letra do seu nome e a envolveu com a cor q estava na legenda.
PS: tive aluno que não encontrou a letra inical do seu nome (Kauan), expliquei para ele q existem poucas palavras que comecem com essa letra e q ali no momento não havia nenhuma.

Depois fizemos um jardim com folhas de jasmim e em cada pétala coloca,os o nome de cada criança, como propôs o verso.
Não tenho como registrar aqui e mostar como ficou, pois a chuva acabou destruindo o cartaz. Fica para a próxima!


Depois pedi para cada criança trazer sua foto de quando era pequenininho e uma atual. Fizemos uma comparação e o q foi q mudou o q não mudou... Depois eles tentaram se desenhar como na foto. Aproveitei e fiz um mural:



Trabalhamos o verso de Mario Quintana e depois cada um falou o que gostaria de ser de vez em quando. Relatei e coloquei num pedaço de cartolina verde. Sai cada coisa!!!

Esse ano falaremos em vários estilos lietrários e o escolhido deste mê foi o: verso e poesia.
Aqui eu deixo alguns poemas e textos que falem sobre o "eu" a nossa identidade.








Projeto 2011 - Educação Infantil

Planejamento 2011 – Pré-Escolar


Viajando pela fantasia literária

Ler histórias para as crianças, sempre, sempre... É suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar muitas idéias para solucionar questões – como os personagens fizeram... – é estimular para desenhar, para musicar, para teatralizar, para brincar... Afinal, tudo pode nascer de um texto.

Baseado nessa afirmação durante este ano abordaremos inúmeros gêneros literários conhecendo e descobrindo suas funções no dia a dia de cada um.

Objetivos:

• Desenvolver e conhecer a si mesmo positivamente, com autonomia e confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

• Descobrir e conhecer gradativamente as potencialidades e os limites de seu corpo, desenvolvendo hábitos e cuidados de saúde e bem estar;

• Construir e desenvolver vínculos afetivos e de troca com toda a comunidade escolar, valorizando a auto estima e ampliando a interação social e a comunicação;

• Respeitar a diversidade ampliando as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e ponto de vista com os demais;

• Construir significados através de vivências e brincadeiras expressando seus sentimentos, emoções, pensamentos, desejos, suas idéias, enriquecendo seu vocabulário e sua capacidade expressiva;

• Desenvolver e utilizar todas as linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) de forma a avançar em seu processo de construção do conhecimento e desenvolvimentos de suas potencialidades.

 
1.1 Um pouquinho de mim!     fevereiro/março


Motivação – “Meu nome”: Apresentar as placas com os nomes de cada um. Cada criança fará o seu desenho na plaquinha deixando assim, sua marca pessoal. Introduzir na rodinha além das musicas do “Bom dia” e do tempo, a hora das novidades, o ajudante do dia e a chamadinha que será realizada com as plaquinhas e de variadas formas a cada dia, com a intenção de que eles reconheçam seu próprio nome e dos colegas.

Reconhecer a primeira letra do nome deles, identificando possíveis nomes iguais e nomes que comecem com a mesma letra.

Construir com eles diagramas baseado em seus nomes e quantificando esses conjuntos (blocão)

Mural: Com a poesia “Meu nome”, registrá-la na cartolina e em seguida procurar as letras do nome de cada um na poesia circulando-as, criando legenda com cores diferente para cada letra. Escrever o nome de cada criança na pétala do jasmim.

Desenvolver noção de seu corpo no espaço através da coleção de livros do escritor Ziraldo: “Os 10 amigos” (mãos), “Pelegrino e Petrônio” (pés), “Um sorriso chamado Luiz” (boca), “O joelho Juvenal” e “Rolim” (umbigo)

Trabalhar a musicalidade das prosas e poesias criando com eles através do titulo “Para que servem... as mãos, os pés, a boca, o corpo. Cada dia será criado uma poesia usando esse tema.

Utilizar a musicas que falem sobre as partes do corpo: ‘estatua’, ‘aquecendo’, ‘nosso rosto’, ‘vem que eu vou te ensinar’, ‘cabeça ombro joelho e pé’, “Fui ao mercado “"Boneca de lata”... Utilizar a letra da musica “O sapo não lava o pé” e trocar a palavra “sapo” pelo nome deles. Realizar dobradura do sapo e assistir ao vídeo da musica.

Desenvolver sua auto-estima através da pergunta : Quem eu sou? E de textos como “Identidade” de Pedro Bandeira, “A bailarina” de Cecília Meireles.

Brincadeira: Bingo com o nome deles e até mesmo com as letras iniciais de cada um. Confeccionar um jogo da memória com o desenho e o nome de cada um representando a si mesmo. Inventar adivinhações para cada parte do corpo humano estudada.

Artes: com pratos de papelão construir usando diversos materiais, seu rosto. Se olhar no espelho e buscar diferenças e igualdades com seus amigos.

Construir silhueta do corpo e suas partes nomeando-as ( blocão).

Apresentar o numeral 1 e 2 através das partes do corpo humano – 1 coração e 2 braços, pés, orelhas...

Trabalhar a seriação e seqüência lógica com as partes do corpo.

Apresentar a cor vermelha do coração.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Bonecas magrelas

Estou de volta!!
Para começar passei minhas férias tentando aprender a fazer as bonecas magrelas. Na internet encontrei coisas lindas e me apaixonei!! Então fiz 30 bonequinhas dessas para o aniversário da minha filha mais nova de 4 anos, Maria Luiza, cujo tema foi "As Princesas".

Veja como ficaram. Sei q tenho q aperfeiçoar algumas coisinhas, mas amei fazê-las!!!