Planejamento 2011 – Pré-Escolar
Ler histórias para as crianças, sempre, sempre... É suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar muitas idéias para solucionar questões – como os personagens fizeram... – é estimular para desenhar, para musicar, para teatralizar, para brincar... Afinal, tudo pode nascer de um texto.
Baseado nessa afirmação durante este ano abordaremos inúmeros gêneros literários conhecendo e descobrindo suas funções no dia a dia de cada um.
Objetivos:
• Desenvolver e conhecer a si mesmo positivamente, com autonomia e confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
• Descobrir e conhecer gradativamente as potencialidades e os limites de seu corpo, desenvolvendo hábitos e cuidados de saúde e bem estar;
• Construir e desenvolver vínculos afetivos e de troca com toda a comunidade escolar, valorizando a auto estima e ampliando a interação social e a comunicação;
• Respeitar a diversidade ampliando as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e ponto de vista com os demais;
• Construir significados através de vivências e brincadeiras expressando seus sentimentos, emoções, pensamentos, desejos, suas idéias, enriquecendo seu vocabulário e sua capacidade expressiva;
• Desenvolver e utilizar todas as linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) de forma a avançar em seu processo de construção do conhecimento e desenvolvimentos de suas potencialidades.
Motivação – “Meu nome”: Apresentar as placas com os nomes de cada um. Cada criança fará o seu desenho na plaquinha deixando assim, sua marca pessoal. Introduzir na rodinha além das musicas do “Bom dia” e do tempo, a hora das novidades, o ajudante do dia e a chamadinha que será realizada com as plaquinhas e de variadas formas a cada dia, com a intenção de que eles reconheçam seu próprio nome e dos colegas.
Reconhecer a primeira letra do nome deles, identificando possíveis nomes iguais e nomes que comecem com a mesma letra.
Construir com eles diagramas baseado em seus nomes e quantificando esses conjuntos (blocão)
Mural: Com a poesia “Meu nome”, registrá-la na cartolina e em seguida procurar as letras do nome de cada um na poesia circulando-as, criando legenda com cores diferente para cada letra. Escrever o nome de cada criança na pétala do jasmim.
Desenvolver noção de seu corpo no espaço através da coleção de livros do escritor Ziraldo: “Os 10 amigos” (mãos), “Pelegrino e Petrônio” (pés), “Um sorriso chamado Luiz” (boca), “O joelho Juvenal” e “Rolim” (umbigo)
Trabalhar a musicalidade das prosas e poesias criando com eles através do titulo “Para que servem... as mãos, os pés, a boca, o corpo. Cada dia será criado uma poesia usando esse tema.
Utilizar a musicas que falem sobre as partes do corpo: ‘estatua’, ‘aquecendo’, ‘nosso rosto’, ‘vem que eu vou te ensinar’, ‘cabeça ombro joelho e pé’, “Fui ao mercado “"Boneca de lata”... Utilizar a letra da musica “O sapo não lava o pé” e trocar a palavra “sapo” pelo nome deles. Realizar dobradura do sapo e assistir ao vídeo da musica.
Desenvolver sua auto-estima através da pergunta : Quem eu sou? E de textos como “Identidade” de Pedro Bandeira, “A bailarina” de Cecília Meireles.
Brincadeira: Bingo com o nome deles e até mesmo com as letras iniciais de cada um. Confeccionar um jogo da memória com o desenho e o nome de cada um representando a si mesmo. Inventar adivinhações para cada parte do corpo humano estudada.
Artes: com pratos de papelão construir usando diversos materiais, seu rosto. Se olhar no espelho e buscar diferenças e igualdades com seus amigos.
Construir silhueta do corpo e suas partes nomeando-as ( blocão).
Apresentar o numeral 1 e 2 através das partes do corpo humano – 1 coração e 2 braços, pés, orelhas...
Trabalhar a seriação e seqüência lógica com as partes do corpo.
Apresentar a cor vermelha do coração.
Viajando pela fantasia literária
Ler histórias para as crianças, sempre, sempre... É suscitar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, e encontrar muitas idéias para solucionar questões – como os personagens fizeram... – é estimular para desenhar, para musicar, para teatralizar, para brincar... Afinal, tudo pode nascer de um texto.
Baseado nessa afirmação durante este ano abordaremos inúmeros gêneros literários conhecendo e descobrindo suas funções no dia a dia de cada um.
Objetivos:
• Desenvolver e conhecer a si mesmo positivamente, com autonomia e confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
• Descobrir e conhecer gradativamente as potencialidades e os limites de seu corpo, desenvolvendo hábitos e cuidados de saúde e bem estar;
• Construir e desenvolver vínculos afetivos e de troca com toda a comunidade escolar, valorizando a auto estima e ampliando a interação social e a comunicação;
• Respeitar a diversidade ampliando as relações sociais, aprendendo a articular seus interesses e ponto de vista com os demais;
• Construir significados através de vivências e brincadeiras expressando seus sentimentos, emoções, pensamentos, desejos, suas idéias, enriquecendo seu vocabulário e sua capacidade expressiva;
• Desenvolver e utilizar todas as linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) de forma a avançar em seu processo de construção do conhecimento e desenvolvimentos de suas potencialidades.
1.1 Um pouquinho de mim! fevereiro/março
Motivação – “Meu nome”: Apresentar as placas com os nomes de cada um. Cada criança fará o seu desenho na plaquinha deixando assim, sua marca pessoal. Introduzir na rodinha além das musicas do “Bom dia” e do tempo, a hora das novidades, o ajudante do dia e a chamadinha que será realizada com as plaquinhas e de variadas formas a cada dia, com a intenção de que eles reconheçam seu próprio nome e dos colegas.
Reconhecer a primeira letra do nome deles, identificando possíveis nomes iguais e nomes que comecem com a mesma letra.
Construir com eles diagramas baseado em seus nomes e quantificando esses conjuntos (blocão)
Mural: Com a poesia “Meu nome”, registrá-la na cartolina e em seguida procurar as letras do nome de cada um na poesia circulando-as, criando legenda com cores diferente para cada letra. Escrever o nome de cada criança na pétala do jasmim.
Desenvolver noção de seu corpo no espaço através da coleção de livros do escritor Ziraldo: “Os 10 amigos” (mãos), “Pelegrino e Petrônio” (pés), “Um sorriso chamado Luiz” (boca), “O joelho Juvenal” e “Rolim” (umbigo)
Trabalhar a musicalidade das prosas e poesias criando com eles através do titulo “Para que servem... as mãos, os pés, a boca, o corpo. Cada dia será criado uma poesia usando esse tema.
Utilizar a musicas que falem sobre as partes do corpo: ‘estatua’, ‘aquecendo’, ‘nosso rosto’, ‘vem que eu vou te ensinar’, ‘cabeça ombro joelho e pé’, “Fui ao mercado “"Boneca de lata”... Utilizar a letra da musica “O sapo não lava o pé” e trocar a palavra “sapo” pelo nome deles. Realizar dobradura do sapo e assistir ao vídeo da musica.
Desenvolver sua auto-estima através da pergunta : Quem eu sou? E de textos como “Identidade” de Pedro Bandeira, “A bailarina” de Cecília Meireles.
Brincadeira: Bingo com o nome deles e até mesmo com as letras iniciais de cada um. Confeccionar um jogo da memória com o desenho e o nome de cada um representando a si mesmo. Inventar adivinhações para cada parte do corpo humano estudada.
Artes: com pratos de papelão construir usando diversos materiais, seu rosto. Se olhar no espelho e buscar diferenças e igualdades com seus amigos.
Construir silhueta do corpo e suas partes nomeando-as ( blocão).
Apresentar o numeral 1 e 2 através das partes do corpo humano – 1 coração e 2 braços, pés, orelhas...
Trabalhar a seriação e seqüência lógica com as partes do corpo.
Apresentar a cor vermelha do coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário