quarta-feira, 28 de março de 2012

2ª unidade: letras do alfabeto - identidade

                             

Nesta 2ª unidade demos ênfase as letras do alfabeto e a construção de sua identidade.
Como motivação brincamos de pular corda, onde fiquei muito espantada ao perceber que a grande maioria de minha turma não sabia brincar de pular corda. Primeiramente ensinei uma das diversas musicas que podemos usar nesta brincadeira:
         
                    "Suco gelado, cabelo arrepiado, qual a letra do seu namorado? A, B,C...Z
O propósito da brincadeira é ver até em qual letra cada criança consegue chegar. Mas eles não saiam da letra A (tadinhos!!). Mas como boa geminiana que sou, insisti e tentei mostra-los como se brinca e quando deve-se pular a corda para que ela não bata em seus pés. Enfim, valeu a pena porque eles viram algo novo, gostaram e foi dificil voltar para a sala pois não queriam parar!!


Depois de toda essa brincadeira, fomos para a sala e numa caixa haviam várias letras do alfabeto avulsas. Um de cada vez, foi até a caixa e procurou a letra inicial de seu nome. Colamos as letras na ordem alfabetica, com o auxilio do alfabetário existenete em sala de aula. Depois de todas as letras coladas cada um escreveu seu nome ao lado da letra. Ficou assim:


No dia seguinte brincamos de A canoa virou com as plaquinhas de nomes deles na rodinha.


Nós cantamos a musica e quando eu falava um determinado nome, o dono deveria buscar a sua plaquinha e colocar no quadro de pregas (q esqueci de tirar a foto!!).

Além dessa atividade, cada criança recebeu uma canoa de papel e eles fizeram seu autorretrato, recortaram e colaram atrás da canoa. Depois montamos um cartaz.


E com os "peixinhos da canoa" fizemos em pratos de papelão, peixinhos coloridos com o nome de cada um:


Atividades para imprimir. Elaboradas por mim e supervisão de minha coordenadora:





Nenhum comentário:

Postar um comentário