Finalizando, finalmente as vogais, seguem as letras O e U respectivamente e o trabalho realizado em sala de aula.
Para a letra O, utilizei a musica: cabeça, ombro, joelho e pé.
Cantamos e brincamos com a musica à vontade.
Depois escrevi a letra da musica usando somente figuras. Nós cantamos a musica seguindo a legenda nomeando as partes do corpo .
Destacamos a letra O nas palavras ombro, olho e ouvido.
No corpo de uma criança da turma, contornamos-o e completamos com as partes que estavam faltando. Cada criança contribuiu com uma parte.
Demos nome ao boneco e ele ficou assim:
No caderno de desenho/pesquisa eles receberam a silhueta de um boneco e o completaram trasnformando em menino ou menina.
Destacaram somente as partes do corpo que começam com a letra O.
Com papel crepom fizeram bolinhas e colaram na letra O minuscula. Ao lado desenharam coisas que começam com essa letra:
Exercicios sobre essa unidade:
Foi o maior barato, todos tentaram falar a parlenda o mais rápido possivel para ganhar figurinhas. Depois fizemos em equipes, eles ficaram um tempo treinando juntos (cada equipe) e depois cada equipe teve 5 tentativas de acertar a parlenda . Valeu a brincadeira!!
Em seguida mostrei a eles um cartaz com parlenda e é claro q acompanhando o cartaz fcou um pouqunho mais fácil!
Destaquei cada palavra da parlenda (q estava com durex) e fui colando uma a uma mostrando os espaços entre as palavras. Contamos cada palavra de uma frase e vimos a frase q tem mais palavra e a que tem menos palavras.Observamos também as letras maiusculas no inicio de cada frase.
Destacamos os numeros na parlenda e especialmente o numero 1 e sua escrita.
No caderno cada um recebeu o numero em questão e ao lado escreveu o numero um.
Exercicios para a letra U:
Aqui acaba a 2ª unidade. Na próxima começaremos a falar dos fonemas e formação de palavras. Até lá!!
É gratificante ter uma profissional como você na nossa escola. Parabéns!!!!
ResponderExcluirVeja um blog muito interessante:
ResponderExcluiroficinasdealfabetizacao.blogspot.com
Patrícia