Durante o mês de abril, deixarei registrado ideias para serem realizadas com a turma sobre a chegada dos portugueses ao Brasil e os indios, conforme descrito no meu planejamento de 2010. Acho q não conseguirei colocar nenhum trabalho ou mural realizado com a turma, pois ainda estou de licença por causa do ombro.
Mas ficam as ideias:
1. Sugestão de livros para introdução do assunto: criar texto coletivo em sala de aula e estimular a criatividade através do desenho e outras habilidades artisticas.
2. Pontos positivos do descobrimento do Brasil e a chegada dos portugueses:
colonização do Brasil (primeiros engenhos da colônia)
organizou-se alguns povoados
iniciou-se o plantio da cana (base econômica da colonização portuguesa no Brasil)
Pernambuco e Bahia,maior concentração de açucar da colônia.
Martim Afonso fundou São Vicente, a primeira vila brasileira.
divisão da terra em capitanias. Dessa forma, a Coroa portuguesa pretendia ocupar o território brasileiro e torná-lo uma fonte de lucros.
O sucesso dessas capitanias se deveu ao êxito da cultura canavieira e da criação de gado.
Os limites das capitanias sofreram modificações, mas determinaram os contornos gerais das províncias do Império que se limitavam com o Atlântico; estas, por sua vez, deram origem aos Estados litorâneos do Brasil atual.
Tomé de Souza foi escolhido por Dom João III para ser o primeiro governador-geral do Brasil.
O governador trazia ainda material para iniciar a construção da primeira cidade, além de algumas cabeças de gado.
Início das atividades dos jesuítas no Brasil. O primeiro grupo de missionários jesuítas chegou com o governador e era chefiado pelo padre Manuel da Nóbrega.
Fundação de Salvador, a primeira capital do Brasil, em 1549.
Criação do primeiro bispado brasileiro.
Criação das primeiras fazendas de gado.
Os jesuítas penetraram no sertão, empenharam-se na catequese dos índios, fundaram escolas para os filhos dos colonos e procuraram impor aos portugueses as normas da moral cristã no relacionamento com os indígenas. Assim, tentaram impedir a escravização de índios e a exploração sexual das mulheres indígenas pelos colonizadores.
Dentre outras...como as glórias, os benefícios e o progresso para o mundo.
- Além da defesa do território, a colonização do Brasil teve outra finalidade: transformar a colônia num empreendimento lucrativo para Portugal, explorando metais preciosos, trabalho forçado dos indios, extrair o pau-brasil...
- Os engenhos, eram compostas de grandes propriedades de terra, obtidas com as doações de sesmarias pelos donatários e representantes da Coroa (governadores-gerais) a quem se interessasse pelo empreendimento. A grande extensão dessas propriedades impediu à formação de uma classe camponesa e o desenvolvimento significativo de atividades comerciais e artesanais que pudessem dinamizar um mercado interno, como ocorria em algumas regiões coloniais da América do Norte.
- Escravização dos indios,obrigando-os a trabalhar na lavoura, também enviavam indioscomo escravos a Portugal. Epidemias adquiridas em contato com os brancos, mortes pelo trabalho forçado, desarticulação de sua economia de subsistência, fugas para o interior marcavam os povos indígenas.
- Combate as tribos indigenas gerando violência, destruição de nações inteiras, humilhação cultural e social, cujas consequencias podem ser percebidas até os dias de hoje.
- .
- Os donos da terra (donatários) eram obrigados a assegurar ao rei de Portugal uma parte dos lucros sobre metais e pedras preciosas que fossem encontardoas e o monopólio da exploração do Pau-Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário