quinta-feira, 3 de junho de 2010

Primeira Unidades - Afinal, quem descobriu o Brasil?




EStou de volta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas vamos ao que interessa...
De acordo com o PPP da escola e com o meu planejamento deste ano (já publicado por aqui!), onde falaremos de nossas raízes, a primeira unidade recebeu o titulo de "Afinal, quem descobriu o Brasil?" onde abordamos varias questões, mas principalmente a comunidade indígena que por aqui já viviam.
Conversamos sobre a chegada dos portugueses ao Brasil e o q que eles encontraram:os indios.
Percebi que eles  já apresentavam um certo conteudo sobre o assunto, mesmo pq enquanto eu estava de licença médica, minha turma ficou com a Coordenadora e com a Diretora Adjunta, que trabalharam de alguma forma o q eu já tinha deixado no planejamento.
Então propus um texto coletivo sobre o que eles sabiam a respeito dos indios. Ficou assim:

Todos copiaram nesta folha e colaram no caderno.

Nosso mural ficou assim:
Quando os portugueses  chegaram no Brasil, era assim:



Com tinta e papel picado fizemos o mural. Depois numa folha cada um desenhou seu indio, pintaram, recortaram e colaram no cartaz.

Em dupla, eles escreveram aquilo que eles queriam sobre o Brasil que não conhecemos. E colamos ao lado do cartaz.

Destacamos a palavra indio no texto coletivo e montamos nosso 1° vocabulário com silabas terminadas com/n/:


Para sistematizar fizemos vários exercicios:








Nenhum comentário:

Postar um comentário