sexta-feira, 4 de junho de 2010

História : A sopa dos 10 indiozinhos

Para acrescentar a unidade, contei para eles a história "A sopa dos 10 indiozinhos".
Alem de trabalhar a imaginação, a linguagem oral e a escrita, priorizei a ludicidade e o desenvolvimento da memória visual e auditiva.

Vejamos a história:
                          A sopa dos 10 indiozinhos
"dez indiozinhos estão com fome
nhome...nhome...nhome.
vamos fazer uma sopa?
Oba!

Eu gosto de cenoura.
cenoura  a gente come?
Come! nhome...nhome...nhome.

Eu gosto de batata.
Batata a gente come?
Come! nhome...nhome... nhome.

Eu gosto de tomate.
Tomate a gente come?
Come! nhome... nhome...nhome.

Eu gosto de chuchu.
Chuchu a gente come?
Come! nhome... nhome...nhome.

Eu gosto de couve.
Couve a gente come?
Come! nhome...nhome...nhome.

Eu gosto de pepino.
pepino a gente come?
Come! nhome...nhome...nhome.

Eu gosto de beterraba.
beterraba a gente come?
Come! nhome...nhome...nhome.

Eu gosto de cebola.
Cebola a gente come?
Come. nhome...nhome...nhome.

Eu gosto de milho.
Milho a gente come?
Come! nhome...nhome...nhome.

Eu gosto de pimentão
Pimentão a gente come?
Come! nhome...nhome...nhome."

Esta história tirei do livro: Baú do professor  - histórias e oficinas pedagógicas. Porém fiz algumas alterações nos alimentos adaptando-os para os que eu tinha em casa.

Mostre os dez indiozinhos abaixo e diga a primeira estrofe do versinho. Aqui eles já estão na canoa, mas o correto é mostrá-los nestemomento fora da canoa.


Peça as crianças qie repitam : nhome... nhome...nhome.

Mostre o fantoche do primeiro indiozinho e a cenoura. quando fizer a pergunta,peça as crianças que repondam: -Come! e depois _Nhome...nhome..nhome.
A medida que for falando cada versinho,espete um indiozinho na canoa ( por dentro há isopor) e coloque a verdurinha numa panela.

(estão faltando aqui, a couve  e a batata)

Depois que todas as verduras estiverem dentro da panela, faça de conta que está mexendo com uma colher de pau e finalizefalandoa ultima parte.
Depois diga que os indiozinhos estão satisfeitos  e vão dar um passeio de canoa. Agora sim, mostre a canoa com os dez indiozinhos espetados nela.
Finalize cantando a musica dos 10 indiozinhos fazendo o movimento de navegar coma canoa.

letra da música:


Na parte final da folha pedi para que eles desenhassem os 10 indiozinhos.

Finalmente entreguei uma folha recortada em formato de panela e pedi para que eles escrevessem dentro os alimentos que os indiozinhos levaram  para fazer a sopa. Alguns conseguiram lembrar outros nem tanto.

Molde






Um comentário: