quinta-feira, 23 de julho de 2009

Começo..

Motivada por inumeros sites e blogs dos quais conheço pela internet, resolvi começar o meu próprio! Ao longo desses 14 anos em sala de aula muitas experiências adquiri e muitas atividades desenvolvi, mas também muitas a perdi. Através da tecnologia podemos eternizar momentos q até então eram vividos e depois esquecidos ou apenas lembrados por aqueles que vivenciaram. Mas agora vou poder compartilhar e eternizar esses momentos tão alegres e emocionantes através deste blog, como bem o entitulei : alfabetizando com amor.



Esse ano estamos trabalhando na escola o tema : "Toda forma de amor", o q eu adorei!! Fiz um planejamento desenvolvendo palavras-chave e o encantamento do mundo das fadas, para abordar com a turma o tema. O projeto recebu o nome de : "Alfabetizando pelo caminho das fadas - sem amor não se aprende."

Vou colocar aqui o Primeiro bimestre desenvolvido com a turma.


6. Desenvolvimento do Projeto

1° Bimestre – O Ministério da Educação informa: amar faz bem a saúde

6.1. Muito prazer, eu existo!
Frase-chave: O talento da fada está na cabeça.
Unidade de trabalho: /C/ /B/ /F/ /D/
Motivação: será utilizado o vídeo “Tinkerbell – no mundo das fadas”, que conta a história de um lugar mágico cheio de fadas onde cada uma tem um talento especial, mas Tinkerbell não está satisfeita com seu talento de fada artesã e decide mudar. Mas essa mudança não traz conseqüências muito boas e para consertar toda a confusão que criou (estragou a chegada da primavera) ela, utiliza seu talento de fada artesã e consegue levar a primavera a tempo florescer. Reconhecendo assim sua importância no mundo das fadas e aceitando-se como realmente é.
Assim como no filme, todos nós temos um talento especial e o seu talento lhe diz quem você é. Todos nós temos uma parcela de importância no mundo. Através do filme discutiremos a importância de cada um na sala de aula, na escola, em casa e finalmente no mundo. Despertando assim a auto-estima e a identidade de cada um, seus gostos, seus sonhos, seus medos e desejos, aprendendo a gostar de si acima de qualquer coisa. Registrar em blocão essa discussão destacando o nome de cada um. Música: Eu me amo do Ultrage e rigor e Aos olhos do pai.
Realizar junto aos pais uma pesquisa sobre a origem e o significado do nome e formar um livro com a origem de cada nome e identificar no mapa a localização dos países que originaram tais sobrenomes. Fazer contagem e explorar a questão matemática através de problemas surgidos pelo numero de crianças em cada país. Organizar e conferir o material recebido com registro de quantidade, agrupando e comparando (quantos a mais e quantos a menos).
Registrar através de desenho e texto coletivo a interpretação do filme e traçar um paralelo com cada criança destacando seu talento. Idéia para título de mural: Tenho orgulho de ser quem eu sou. Através das artes realizar com eles o autorretrato que servirá como ilustração do mural.
Amor próprio - discutir nossas qualidades e defeitos através do livro: “Um amor de confusão” e perceber que apesar dos defeitos temos que ter um caso de amor consigo mesmo. Cada criança fará seu álbum individual com suas características principais, fotos, sonhos e talentos.
Destacar a frase-chave do texto coletivo e a palavra cabeça e desenvolver a percepção auditiva e visual dos fonemas que compõem a palavra. Enfatizando o primeiro fonema a ser estudado /ca/. Registrar em blocaõ e no caderno palavras com este pedacinho. O mesmo será feito com o segundo fonema da palavra /be/.
Apresentar a família silábica desses fonemas e realizar com eles a permuta de novas palavras: coco, caco, coca, cuíca, boca, bico, boboca, bobo,m boba, oca, beco, cubo, bebê, babá, Bia, boi, aba, cão, cai, caiu, cuco, cueca, bóia, baú, baía...
Onde está o seu talento? Pesquisar com eles como posso usar o meu talento seja com as mãos, pernas, boca, olhos... (partes do corpo)
Músicas que falam sobre o corpo: “cabeça, ombro, joelho e pé”, “aquecendo”, “mexe, mexe” e “nosso rosto”.
Ciências – corpo humano (cabeça, tronco, e membros)
Destacar a segunda palavra da frase Fada e desenvolver a percepção auditiva e visual dos fonemas que compõem a palavra, enfatizando o primeiro /fa/ e em seguida o /da/. Registrar em blocão e no caderno palavras com esses fonemas e apresentar a família silábica dos dois fonemas em momentos distintos. Realizar a permuta dos fonemas então apresentados: fada, feio, feia, fubá, bafo, bife, Fábio, faca, fica, foca, fofoca, dado, dedo, dia, foi, caf´pe, facada, facão, fio, fofo, fofa, cabide, cadeado, cadeia, cocada, cuidado, dói, doeu, doido, bode, idade...
Numeral de 1 ao 5.
Culminância: realizar com eles um álbum da turma com os talentos de cada um através de fotos tiradas em sala de aula. Confeccionar uma carteira de identidade com a digital de cada um.



6.2. Diga sim a vida, diga sim ao amor. Essa é a geração Saúde.
Frase-chave: A fada da Saúde nasceu de um copo de leite
Motivação: no adia anterior, entregar para cada criança uma folha para que pensem e escrevam com seus pais ou responsáveis, três perguntas que gostariam de fazer se encontrassem uma fada por perto. No dia seguinte aparecerá na sala uma nova fadinha e cada criança entrevistará esta fada com as perguntas que criou. Em seguida através das perguntas e respostas, será elaborado um texto coletivo sobre esta nova fada. Será destacada a frase-chave e em seguida a palavra-chave. Questionaremos sobre o significado da palavra em questão, e com a resposta será apresentada para eles à flor (artificial ou natural) que recebe este nome. Faremos um copo de leite com papel crepom e criaremos um longo jardim coma fada da Saúde sobrevoando o céu (mural).
Destacar a palavra-chave copo de leite e desenvolver a percepção auditiva e visual da apalavra toda. Estudaremos primeiro a palavra copo e destacaremos o segundo fonema /pó/. Apresentar a família silábica do /p/ e realizar a permuta de novas palavras: copo, pipoca, pá pé, papai, pipa, copa, pede, pode, pião, pão...
Destacar a segunda palavra leite e os fonemas /lê/ e /te/. Apresentar a família silábica das letras /l/ e /t/ e realizar a permuta de palavras: picolé, pato, pata, tapete, cata, toca, lobo, bolo, bola, calo, fala, fila, filé, data, deita, cutia, bota, bote, boto, botão, bate, Bete, Beto, oito, tatu, palito, peteca, apito, baleia, balão, bala, bule, foto, leão, lua, óleo, teia, abacate, cabelo, batata, teto, lata, pote...
Conversar sobre os talentos das fadas e a da recém chegada fada Saúde. Registrar em blocão suas qualidades e o significado real da palavra saúde. Destacar a palavra saúde e o primeiro fonema desta palavra /sa/. Registrar em blocão e no caderno palavras que comecem com este pedacinho. Apresentar família silábica da letra /s/ e realizar a permuta de novas palavras: saia, sala sola, sela, selo, salada, saca, seca, suco, sapa, sapo, sapato, sopa, sabão, sete seta, sofá, sede, sacola sábado, saiu...
Conversar sobre a saúde de cada um e registrar através desenho e da escrita. SAÚDE=HIGIENE=QUALIDADE DE VIDA (ALIMENTAÇÃO, MORADIA E ESPORTE).
Musicas que falam sobre higiene: “tomar banho”, “lavar as mãos”, “escovar osa dentes” e outras. Realizar com eles uma poesia sobre os cuidados com o corpo humano.
Reconhecer as diversas formas de moradia e construir em sucata algumas. Levá-los a compreender que todos têm direito a uma moradia decente e que para se amar e se respeitar devemos lutar pelos nossos direitos e viver em ambiente limpo e saudável.
Alimentação – descobrir com eles aqueles alimentos dos quais eles não gostam e listar em blocão. A finalidade deste tema é levá-lo a gostarem e a consumirem exatamente esses alimentos através de mini-hortas, vitaminas, sopas, salada de frutas e outras receitas onde se utilizem esses alimentos. Confeccionar ao terminar um livro de receitas consumidas em sala de aula. Mostrar o lado rico e saudável das frutas, verduras e legumes. Escrever lista separando frutas, verduras e legumes. Utilizar diversas embalagens de alimentos para identificar palavras que expressam conceitos de medidas como quilo, dúzia e litro. Utilizar instrumentos de medidas usuais ou não, estimar resultados e expressá-los por meios de representações não-convencionais (transpor líquidos para recipientes em tamanhos diferentes e outros).
Introduzir em sala de aula, assim que chegar, um momento para exercitar o corpo através de exercícios de alongamento e descontração, com duração de 5 minutos no máximo. Música: Corpore e sano – Mara Maravilha.
Saúde X drogas.
Numerais de 5 a 10. Construção da reta numérica e formação de pares. (identificar números pares e impares).
Culminância: dica de se viver saudavelmente em panfletos entregue apara cada turma e para os funcionários e pais da escola.






6.3. Corrente de amor... Um exercício diário!


Frase-chave: A fada ama suas amigas.
Motivação: ainda utilizando a idéia do filme apresentado, discutiremos sobre como as amigas da fada Tinkerbell tentaram ajudá-la na sua conquista por outro talento e incentivando-a reconhecer suas habilidades como artesã. Essa história será recontada e discutida através das bonecas de cada uma.
Discutiremos a importância de ajudar e amar uns aos outros e como podemos ajudar as pessoas que trabalham na escola e na nossa família. Registrar em blocão. Faremos cartazes incentivando a realização de uma corrente de amor, apresentando dicas de ajuda aos funcionários da escola e aos próprios alunos para melhorar a vida escolar.
Destacar a palavra-chave no texto coletivo e ressaltar o segundo fonema da palavra /ama/ e registrar em blocão e no caderno palavras com /ma/. Apresentar a família silábica do /m/ e realizar a permuta de novas palavras: macaco, cama, meia, mamãe, mola, mala, toma, tomada, pomada, mamão, mão, mapa, múmia, mata, macaca, família, medico, limão, camelo, moto, lama, mula, tomate...
Família – as diferentes formações de família. Amor maternal (dia das mães).
Confeccionar um livro sobre a família de cada um.
Palavrinhas mágicas (educação ao próximo).
Numerais de 10 a 20. Noção de dezena.
Culminância: “Corrente de amor” – confeccionar correntes em papel e espalhá-los pela escola, prender corações com palavras escritas por eles de ações que devemos ter pra com o próximo.

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