sábado, 25 de julho de 2009

Este projeto desenvolvi no ano de 2008 numa turma de alfabetização, em comemoração aos 200 anos da Família Real no Brasil.

ESCOLA MUNICIPAL SHAKESPEARE
2008



Uma longa viagem pelo reino da alfabetização
De D.João as historias Infantis.


. Tema:
Misturando a arte literária com uma parte da história de nosso país, o encantamento das descobertas das palavras, estimulando diversas manifestações e expressões (plásticas, corporais e construtivas), envolvendo a Comemoração da Chegada Família Real no Brasil suas causas e conseqüências.


2. Justificativa:
Considerando a comemoração dos 200 anos da Chegada da Família Real no Brasil, abordarei o tema de forma abrangente e contextualizada, conduzindo os alunos a entender as causas e conseqüências desse fato histórico, tentando propiciar um atendimento à diversidade iniciando os alunos à leitura e a escrita, pautada na apropriação, significação e produção da oralidade e da escrita de forma crítica, contextualizada e lúdica.


3. Objetivos:
* fazer com que o fato histórico seja a chave que ajudará o aluno a reconstruir o processo de leitura e escrita;
* alfabetizar os alunos por meio da ludicidade narrando à vinda da Família real ao Brasil;
*diagnosticar a situação de aprendizagem da leitura, da escrita e compreensão textual dos alunos;
*desenvolver nos alunos as habilidades de leitura, escrita e contagem;
*desenvolver um vocabulário que permita o enriquecimento dos alunos;
*desenvolver o raciocínio, visando facilitar a resolução de seus problemas e os de sua comunidade;
*formar hábitos e atitudes positivas, em relação ao trabalho;
*desenvolver a criatividade, a fim de melhorar as condições de vida, aproveitando os recursos disponíveis;
*Possibilitar a produção (escrita) e a interpretação (leitura) da realidade vivida pelos sujeitos envolvidos, a partir de representações históricas da relação homem mundo;


4. Recursos:
Serão utilizados bonecos de fantoches para contar a História da Família Real no Brasil, servindo como recursos motivadores para a apresentação dos fonemas e de novas palavras. Esses bonecos confeccionados com TNT e E.V.A retratarão a princípio a figura de D.João e D. Carlota Joaquina e um narrador denominado Brasileirinho que contará toda a história ambientada há 200 anos atrás. Em seguida virão outros bonecos representando as figuras dos reis e rainhas, índios, padres, negros (escravos), e enfim todas as raças que por aqui passaram deixando em nosso histórico suas crenças, tradições e cultura.


5. Desenvolvimento do Projeto: 1° Trimestre

5.1 Descobrindo o mar – Navegar é preciso...
Frase chave: O rei viajou num navio.
Unidades de trabalho: / N/ e / V/
Data prevista para o inicio: 3/03/08
Data prevista para o término: 14/03/08
Motivação: Serão apresentadas as crianças o Brasileirinho q contará a história de D. João e toda Corte Portuguesa desde sua fuga de Portugal até a sua chegada no Brasil. Mostrando a dificuldade da viagem, com direito a falta de comida, higiene e até piolhos, através dos bonecos caracterizados de D. João e Carlota Joaquina.
Desenvolvimento: Discutir com eles a causa dessa viagem e suas condições, levando-os a refletir sobre os meios de transportes daquela época (onde ainda não existia sequer o avião!). Relatar e registrar através de desenho e oralmente com eles como seria um navio e as pessoas que trabalham nele.
Se possível levar uma pessoa da Marinha do Brasil para conversar com eles como é a estrutura de um navio e contar histórias e lendas sobre o mar.
Destacar a vida marítima de alguns animais: peixe, baleias, tubarão...
Refletir sobre a importância da água para a fuga de D. João e para os nossos dias atuais e a questão da higiene.
Destacar a palavra chave navio e desenvolver a percepção auditiva e visual dos fonemas que compõem esta palavra, destacando em seguida o primeiro fonema /NA/ . Registrar em blocão e no caderno palavras com este mesmo pedacinho. Destacar o fonema seguinte /VI/; registrar no blocão e caderno palavras que começam com este mesmo pedacinho. Apresentar a família silábica desses fonemas e então realizar a permuta de palavras: navio, nó, novo, nave, nove, uva, ovo, ave, vê, véu, noiva, noivo, viúva, viúvo, vovó, vovô, anão, ano, neve, nova, Ana.
Formar pequenas expressões com as “novas” palavras;
Culminância: Descobrindo o mar – jogo de trilhas em papel TNT feito a tinta com obstáculos contendo perguntas e/ ou afirmações relativas aos conteúdos trabalhados neste primeiro momento. Dobradura de barquinho para a realização do jogo.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. A própria culminância servirá como instrumento de avaliação além de elemento lúdico. Auto avaliação do aluno oralmente e do professor no registro de classe do aluno.

5.2 O que é que a Bahia tem?
Frase chave: O navio do rei chegou à Bahia.
Unidade de trabalho: /B/
Data prevista para o inicio: 17/03
Data prevista para termino: 04/04
Motivação: Continuar a história do ponto em que paramos onde toda a Corte Portuguesa viaja pelo mar de Portugal para o Brasil e faz sua primeira parada na Bahia, com os bonecos de fantoche de D. João e Carlota e alguns baianos.
Desenvolvimento: Depois de contada a história, verificar com eles o que eles sabem da cultura Baiana através de uma conversa informal. Relatar em blocão. Apresentar algumas culturas e relacionar a naturalidade de quem nasce na Bahia. Destacar a alegria deste povo e a cultura musical e culinária.
Destacar a palavra chave Bahia e desenvolver a percepção auditiva e visual do primeiro fonema desta palavra: /Ba/, destacando em seguida este fonema e registrando em blocão outras palavras que comecem com este fonema. Apresentar a família silábica deste pedacinho e realizar a permuta de fonemas: banana, boné, nabo, baiana, nuca, boba, bobo,babá, bobó, bebê, bebe, boi, Oba, baba,
*Cantar com eles a musica O que e Que a baiana tem? De Dorival Caymi e No tabuleiro da baiana, de Ari Barroso.
Registrar através de desenho e da oralidade o entendimento da letra da musica.
Refletir sobre a roupa das baianas e o trabalho que elas realizam.
Destacar dentre a culinária da baiana o doce mais popular vendido por elas: a cocada.
Frase: No tabuleiro da baiana tem cocada.
Unidade de trabalho: /C/ e /D/
Registrar através de desenho e oralidade a identidade de uma baiana e seus quitutes.
Realizar com eles uma cocada de microondas, cortá-la em pedaços, arrumar num saquinho e levar para casa.
Desenvolver a percepção auditiva e visual da palavra cocada e separar os fonemas. Trabalhar primeiramente o fonema/C/ em seguida o /d/ apresentando suas famílias silábicas e registrando em blocão a permuta das sílabas consecutivamente: boneca, boca, baú, cabana, cuco, caco, coca, cava, cana, caneca, cueca, vaca, oca, dado, dedo, bode, cuíca, veado, vida, dá,deu,dia,canudo,cadeado,cubo,cabide
Culminância: Apresentação de dança da musica estudada nesta unidade para os pais. A turma escolherá quais das duas musicam pretende dançar, com direito a distribuição de cocada no final.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente.

5.3. Retratos do Rio de Janeiro
Frase Chave: O rei ganhou um palácio na nova cidade.
Unidade de trabalho: /P/ e /L/
Data prevista para o inicio: 7/04
Data prevista para o termino: 18/04
Motivação: continuando a história da chegada da Família real no Brasil do ponto em q paramos na unidade anterior. Através dos fantoches, contar como foi a chegada da Corte no Rio de Janeiro destacando pequenas curiosidades do dia-a-dia.
Mostrar figuras de Debret, q retratou muito bem o dia-a-dia daquela época. Comparar com o nosso dia-a-dia e traçar um paralelo com o Rio Antigo e o atual. Registrar em blocão.
Registrar através do desenho (pintura em tela) o Brasil Antigo e o atual depois de uma conversa informal e apresentações de figuras daquela época e outras da atualidade.
Trabalhar a frase-chave e destacar a palavra palácio. Desenvolver a percepção auditiva e visual do primeiro pedacinho da palavra /pa/ e sem seguida o /la/. Registrar em blocão outras palavras com esses pedacinhos uma de cada vez. Apresentar a família silábica do /p/ e depois do /l/ formar novas palavras como: pano, piano, pavão, pão, pá, pipoca, pião, pica-pau, pau, pena, copo, capa, papai, piada, põe, pinico, pavio, peão, pecado, pia, picada, pipa, pó, povo, pouco, panela, pelada, bola, bala, canela, lava, pula, vala, leva, luva, lupa, lua, alô, pele, cavalo, calo, cala, cola, novela, lã, lê, vela, baleia, picolé, óleo, cabelo, lobo, vila, viola, bule, leão,
Discutir sobre as moradias daquela época e de hoje em dia.
Culminância: Exposição das pinturas em tela retratando o rio Antigo e o Atual nos corredores ou no corredor de entrada da escola.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados alem de formar pequenas frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente.



5.4. A família de D. João – Que família é esta?
Frase chave: A família de D. João adorou o Brasil.
Data de inicio: 28/04
Data prevista para o termino: 14/05
Unidade de trabalho: /F/ /M/
Motivação: Finalizar essa parte da história do Brasil com a Chegada da Família Real no Rio de Janeiro. Dando ênfase á família Real e seus modos de vida na Cidade Maravilhosa contada pelos bonecos de fantoches através de uma história.
Conversar com eles á respeito da família de cada um, como é. Fazer um paralelo através de uma conversa informal sobre os modos e atitudes de uma família daquela época, através de figuras de Debret, com as famílias de hoje em dia, o q continua e o q foi q mudou. Registrando em seguida no blocão.
O papel do pai e da mãe hoje e antigamente. Pesquisar em casa a origem de sua família.
Registrar em desenho e oralmente a sua família.
Destacar na frase-chave a palavra Família e seu primeiro pedacinho /fa/ e em seguida o /mi/. Registrar em blocão palavras q comece com estes mesmos pedacinhos consecutivamente. Apresentar a família silábica do /F/ e fazer a permuta de novas palavras: fada, foca, bafo, Fábio, faca, café, bife, fubá, feio, fica, fofoca, fio, fala fivela, favela, fila, filé, fofo, Fabiana.
E depois do /m/: macaco, medico, mão, meia, mapa, mamão, mamãe, moeda, ema, pomada, mala, mola, camelo, dama, madame, mama, mecânico,medo,meio, meleca, meu,mia, mico,mina, miolo, fome, molecada, múmia,
Pesquisar e discutir qual o papel da criança dentro da família, seus direitos e deveres, lembrando q D. Pedro II foi príncipe regente do Brasil com apenas 6 anos em 1831.

Curiosidade: O período regencial durou 9 anos mas não era D Pedro II quem de fato governava o Brasil e sim duas regências: a trina e a Una. Qdo ele completou 15 anos foi declarado maior de idade e passou a ser o imperador de fato do Brasil.
Conversar com eles o q eles fariam se fossem regentes do Brasil com a idade q tem agora. Registrar em blocão e através de desenho.
Registrar em blocão os nomes de todos da Família Real. Destacar o nome de D. João VI e fazer um texto coletivo sobre tudo q eles aprenderam desta longa historia.
Destacar a frase-chave: D. João foi o primeiro rei do Brasil.
Desenvolver a percepção auditiva e visual da palavra João e do primeiro pedacinho /Jo/. Registrar em blocão varias palavras q comecem com este pedacinho. Apresentar a família silábica do /j/ e fazer a permuta de novas palavras: jaula, jiló, janela, pijama, jipe, feijão, caju, beijo, jaca, jujuba, Juca, Japão, jabuticaba, jamelão, jeito, jibóia, jóia, Joana, juba, judô,
Trabalhar o nome de D. João, seu significado e o nome de cada um também.
Auto retrato e identidade.
Leitura do livro: “O rei que não sabia de nada” de Ruth Rocha
Culminância: “Que rei sou eu?”. Cada criança ao longo duas semanas será rei ou rainha por um dia, com direito a coroa, cetro e capa. Será observado como essa criança se comportou diante dos problemas q surgirem, q tipo de rei/rainha ela foi... No final do dia ele contará como se sentiu sendo rei por um dia.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender pequenas frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente


6. Desenvolvimento do Projeto: 2° Trimestre

6.1 Uma viagem pelos reinos da imaginação
Frase chave: O menino virou o rei.
Data de inicio: 26/05
Data do termino: 06/06
Unidade de trabalho: /R/ (inicial) e /G/
Motivação: Será apresentado à turma o vídeo do filme: “A espada era a lei” q conta a lenda medieval do Rei Arthur que é coroado rei da Inglaterra quando consegue retirar uma magnífica espada cravada numa grande pedra com a ajuda do lendário Mago Merlin.
Registro oral e através de desenho sobre a história.
Elaborar um texto coletivo sobre a história e destacar a frase chave. Identificar no texto coletivo a palavra em destaque e outras que comecem com este mesmo pedacinho. Registrar em blocão palavras que comecem com o pedaço em questão.
Apresentar a família silábica do fonema /r/ e realizar a permuta de palavras: rei, ralo, rolo, radio, robô, roupa, rabo, rede, roda, raio, rua, remédio, ruga, rola, rifa, remo, rodela, reino, Rui, Renata, rio, rodo, rápido, raiva, rebola, rico, rodeio, roubo, rubi,
Frase chave: O mago Merlin ajudou o menino.
Destacar a palavra mago do texto coletivo e trabalhar o significado da palavra.
Identificar o segundo pedacinho da palavra e registrar no blocão palavras q comecem com este pedaço /G/. Apresentar a família silábica e realizar a permuta de fonemas: goiaba, gola, gude, gaiola, galo, gula, gaivota, gaita, gaveta, legume, fogo, fogão, bigode, figo, fígado, gago, cogumelo, lago, lagoa, papagaio.
Ciclo da Vida (inocência e coragem do menino Arthur X experiência e sabedoria do velho Mago Merlin)
Ordem Cronológica de acontecimentos (começando com três figuras)
Formação de frases
Culminância: “Livro de Magias” – confeccionado e inventado por cada aluno. Cada criança inventará uma magia para a preservação do Meio Ambiente e do Planeta Terra formando assim um livro.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender pequenas frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo.


6.2 Na tribo africana também tem rei...
Frase chave: O batuque do negro faz dançar.
Data de inicio: 09/06
Data de termino: 27/06
Unidade de trabalho: /T/ e /Q/ e /Z/
Motivação: através de figuras pintadas por Debret e da musica “Retirantes” de Dorival Caimmy. Discutir com eles a situação do negro quando chegaram ao Brasil vindo da África contribuindo com sua cultura para a formação do povo brasileiro.
Leitura do livro: “O amigo do rei” de Ruth Rocha. Traçar um paralelo das tribos africanas com o reino q vimos no bimestre e na unidade anterior, ressaltando as principais características do povo africano. Contar a história do rei do Quilombo – Zumbi e outras histórias como Negrinho do Pastoreio. Discutir com eles a relação chefe (patrão) X empregado (escravo).
Relatar em blocão as principais influências na dança, na culinária, na musica, na vida diária trazidas pelo negro.
Destacar o Axé music e o samba como elementos musicais trazidos pelos negros, e alguns instrumentos musicais como berimbau, atabaques, chocalho, viola e marimbas.
Destacar a frase chave e a palavra: batuque. Apresentar família silábica do /t/ e do /q/ consecutivamente: /T/ tatu, titia, teia, teto, voto, vatapá, tapete, topete, tutu, toca, cata, cotonete, cutia, tomate, sete, oito, pato, telefone, tijolo, rato, peteca, apito, batata, tucano, sapato, lata, luta, mato, gato, caneta, moto, leite,
/Q/ leque, queijo, quiabo, máquina, pequeno, queda, moleque, caqui, quilo, quibe, piquenique, biquíni,
Pesquisar com eles animais de origem africana e suas características: leões e leopardos (mamíferos felinos), elefantes, girafas, rinocerontes e búfalos (Mamíferos herbívoro de grande porte), zebra (mamífero herbívoro) e falcão, águia, abutre e avestruz (aves).
Elaborar com eles um texto coletivo com alguns animais africanos escolhidos por eles.
Frase-chave: A zebra vive na África.
Destacar o primeiro pedacinho da palavra e relacionar outras palavras q comece com este pedacinho. Registrar em blocão. Apresentar o filme “Madagascar”.
Apresentar a família silábica do /z/ e fazer a permuta de palavras: azeitona, azeite, Zico, doze, buzina, beleza, realeza, vazio, azedo, gaze, zona, amizade, zoada, juízo, azulejo, cozido, moleza, reza, Zeca, batizado, azulado,
Culminância: Confecção de instrumentos de origem africana com sucata e formar com eles uma batucada com direito a musica feita pela turma, no ritmo de axé.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender pequenas frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo e a importância do negro em nossa formação.



6.3 Na tribo indígena também tem rei?
Frase chave: O índio caça e come peixe.
Data de inicio: 30/06
Data de termino: 11/07
Unidade de trabalho: /X/ e /S/
Motivação: Através das musicas ‘Copacabana’ de João de Barro (Braguinha) e Alberto Ribeiro e ‘Ela é carioca’ de Tom e Vinicius falar um pouco da paisagem do Rio de Janeiro e destacar as palavras Copacabana e Carioca mostrando a sua origem (indígena) e seu significado. Estudar e pesquisar outras palavras indígenas usadas em nosso dia-a-dia, inclusive nas ruas de nossa cidade.
Fazer um paralelo entre o chefe das tribos indígenas, o rei do quilombo e rei/rainha.
Retratar através de desenhos a diferença entre os reinos e as tribos.
Registrar em blocão as influências indígenas em nossa vida diária.
Analisar através de figuras de Debret o dia-a-dia dos índios e registrar em blocão seus costumes, cultura e tradição.
Construir um texto coletivo com pequenas frases escritas por eles no blocão, através do livro sem texto “Entre mundos” de Adriana Mendonça.
Leitura do livro a Lenda do sol e da lua - conto indígena. Registrar através de desenhos a historia.
Depois de listarmos as ruas do Rio de Janeiro e classificarmos aquelas q são de origem indígena, discutir a importância do transito e suas regras básicas. Construir maquete da cidade e de uma tribo, ressaltando a diferença entre cada uma.
Culminância: apresentação de trabalhos artesanais indígenas com argila feita por eles.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender pequenas frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo e a importância do índio em nossa formação.


6.4 E os diferentes reinados...
Frase chave: A sereia é a rainha do mar.
Data de inicio: 4/08
Data do termino: 8/08
Unidade de trabalho: /S/
Motivação: Contar a historia da sereia Iara, metade mulher, metade peixe que com seu canto hipnotiza os pescadores que terminam afogados de paixão.
Retratar a história através de desenhos e construir com eles um teatro de fantoches de vara afim de que recontem a história da sereia encantada. Destacar a Iara como a rainha das águas.
Assistir o filme “A pequena sereia” e pesquisar o reino das águas em blocão.
Contar algumas lendas que falam da vida marinha, como o boto cor de rosa.


A partir daqui será feita uma revisão de todos os fonemas já estudados.
Data de inicio: 11/08
Data de termino: 28/08
Apresentar uma lista com diversos tipos de reinos, deixar fixado no blocão.
Assistir o filme “O rei leão”, pesquisar o reino animal e destacar o leão como o rei da selva. Unidade revisada: /N/ /M/ (leão e animal);

Realizar com eles um jogo de futebol diferente: não pode tocar na bola. Com um pedaço de TNT verde fazer a marcação de um campo de futebol só q em baixo de cada trave haverá um buraco onde os times deverão fazer o gol. Realizar um texto coletivo sobre a experiencia e discutir com eles sobre seus idolos no futebol. Registrar em blocão. Destacar o Rei do futebol: Pelé. Aproveitar e discuitir sobre as Olimpiadas, os esportes, onde estará acontecendo (China – Pequim), o mascote (cinco),os atletas.
Unidade revisada: /P/ /L/ (Pelé); /N/ /T/ /V/ /J/ /D/ /F/(natação, volei, judo, futebol)

Contar a historia do curupira, um menino com os pés virados para trás, cabelos vermelhos e protetor da caça e das matas. Muitas vezes até confundido com o proprio rei da Mata. Unidada revisada /C/

Cantar com eles algumas marchinhas de carnaval( cabeleira do Zezé, mulata bossa nova, nós os carecas...), mesmo em fora de época existe alguns lugares q realizam esta festa. Destacar a figura do Rei Momo e sua história dentro do Carnaval , não se esquecendo q este tipo de festa faz parte de nosso Folclore. Unidade revisada: /Z/ (zezé) /B/ (bossa)


Levar para casa um questionario para os pais e avós responderem qual o seu cantor favorito. Listar em blocão. Se ninguém responder o nome Roberto Carlos, pedir q respondam se eles conhecem quem é o Rei mais famoso da Musica Popular Brasileira. Conversar com a turma sobre este cantor e o sucesso q ele fez a alguns anos atrás que lhe rendeu o titulo de Rei Roberto Carlos. Apresentar a musica “Amigo” e conversar sobre o valor da amizade. Unidade revisada : /G/ (amigo) e /R/ (Roberto)


Levar o DVD da Xuxa 7 (brincadeiras), realizar com eles algumas brincadeiras por dia (amarelinha, morto e vivo, pula corda, gato mia e salada mista). Registrar outras brincadeiras do nosso Folclore, como a adivinhação.
Cantar com eles a musica “Xuxalelê” e destacar os ditados pupulares q aparecem por toda a musica. Registrar em blocão e em seguida construir com eles um livro com ditados populares.
Destacar a Rainha dos Baixinhos e falar um pouco sobre o sucesso q a fez ser considerada a Rainha dos Baixinhos.
Unidade revisada: /X/ (xuxa) /S/ (salada mista)

Culminancia: Leitura do livro ‘Colcha de retalhos” de Nye Ribeiro e Conceil Correa da Silva. Cada criança levará para casa um pedaço de pano (retalho) e junto com seus pais desenharão com o material que quiser e tiver, de todos os reis e rainhas q foi estudado, aquele que mais lhe agradou. Quando trouxer para a escola será juntado todos os retalhos formando assim uma grande colcha contendo histórias, sonhos e recordações de todo um trabalho realizado ao longo de dois trimestres.

Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave os fonemas trabalhados e novas palavras do vocabulário, além de formar e entender pequenas frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente.



7. Desenvolvimento do Projeto: 3° trimestre

7.1 E a culpa foi do Progresso...
Frase chave: O banco é a casa do dinheiro.
Data de inicio: 8/08
Data de termino: 19/08
Unidade de Trabalho: /nh/
Neste primeiro momento abordaremos as questões positivas e negativas do progresso para o Brasil.
Motivação: apresentar através dos fantoches de que maneira o Brasil prosperou com a chegada de D. João: criou bibliotecas, teatros, ruas, o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, o Arsenal da Marinha e o Jardim Botânico (pontos positivos). Contribuindo assim para o crescimento não só do Rio de Janeiro como do próprio país. Discutiremos juntos o que é o Progresso para eles. Registrar em blocão.
Após a história, conversar com eles sobre para que serve um banco e o que tem de muito importante nele. Destacar então a palavra dinheiro.
Fazer escolhas do que queremos X daquilo que não podemos ter, abordando assim a questão da economia em todos os seus sentidos. Onde o poupar é ganhar! Tanto o dinheiro como os nossos recursos (floresta, petróleo, água, energia...)
Contar a história do dinheiro, e como ele sofreu inúmeras transformações até aos dias de hj.
Confrontar o barato X caro através da atividade um dia na feira. Criar um ambiente dentro da sala de aula ou no pátio onde possa haver algumas frutas, verduras e dividir a turma em compradores e vendedores. Quem se sairá melhor o vendedor ou comprador? Haverá dinheiro de brincadeira, barracas e preços.
Adição de números até 9.
Enriquecer o vocabulário com palavras que contenham /nh/: ninho, galinha, minhoca, cozinha, rainha, caminhão, unha, gafanhoto, linha, banho, lenha, sonho, sozinho, vinho, e palavras no diminutivo...
Palavra-chave: Os negros usavam concha como dinheiro.
Unidade trabalhada: /ch/
Levantar com eles o fato de antigamente no Brasil, as pessoas usarem coisas estranhas como dinheiro: os escravos africanos usavam conchas, no rio de Janeiro o açúcar, ferro, tabaco, cacau, baunilha e cravo serviram com produtos importantes para troca. Leitura do livro: “Como se fosse dinheiro” de Ruth Rocha
Destacar a palavra-chave e enriquecer o vocabulário com palavras com /ch/: chinelo, chuchu, machado, fechado, chocolate, chuva, bolacha, chapéu, chave, chupeta, chateado, chato, boliche...
Culminância: Letra da musica de Paulinho da Viola: Pecado Capital e falaremos daquelas pessoas que não conseguem segurar o seu dinheiro, é preciso planejar. Construir um bloquinho com dicas de economia para o dia-a-dia e distribuir pela escola, inclusive para os pais.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender pequenas frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo e ter consciência sobre as questões levantadas neste trimestre.


7.2 A natureza reclama!

Palavra-chave :vitória régia
Unidade trabalhada: /r/ (brando)
Data de inicio: 22/09
Data de termino: 3/10
Por outro lado, vimos que para a Mata Atlântica o progresso foi o começo de uma longa série de maus-tratos. À medida que o Brasil crescia a Mata Atlântica diminuía.
Motivação: abordaremos aqui a questão da Preservação do Meio Ambiente e animais em extinção com a leitura do livro: “Que planeta é esse?” de Regina Colei Rennó
Depois de visitar o Jardim Botânico, um dos lugares prediletos de D. João, pesquisar com eles sobre algumas plantas que eles viram por lá. Registrar em blocão. Destacar a vitória régia e contar sua origem (uma planta aquática típica da Amazônia). Contar a lenda indígena da Vitória Régia e registrar através de desenho a própria planta.
Recontar a lenda e destacar a palavra chave: vitória - regia. Em seguida o fonema em questão: vitória - regia
Apresentar a família silábica do /r/ (brando) e a permuta de palavras: barata, peru, careca, urubu, pêra, garoto, pirulito, cadeira, caveira, siri, cara, coroa, buraco, biruta, vara, dourado, era, fora, fera, ferida, guri, jararaca. Jacaré, jura, maré, mora, morena, Nara, perereca, periquito, purê, arara, amarelo, adoro, colorido, madeira, mamadeira...
Faremos um passeio rápido pelas espécies mais exóticas, curiosas, ameaçadas, úteis, maravilhosas e coloridas do Brasil, como: mogno, araucária, bromélia, plantas carnívoras, pau-brasil e vitória régia.
Inicio da primavera e a importância da árvore. Música: “A primavera” da Eliana e Dona Árvore de Bia Bedran.
Explorar a Amazônia e sua biodiversidade, sua fauna e sua flora. Elaborar cartazes e formação de frases.

Palavra-chave: A Amazônia é importante para a saúde da Terra.
Unidade trabalhada: /rr/
Conversar com eles qual a importância da Amazônia para o Planeta Terra. Listar em blocão. O reflexo da biodiversidade na vida do homem: como a nossa saúde (a maior parte dos remédios q a gente usa vem dos animais e plantas!). Ler com eles bula de remédios conhecidos por eles.
Alimentos industrializados e naturais.
Discutir a nossa responsabilidade com a natureza já q o Brasil tem a maior biodiversidade do mundo! Animais em extinção como: bicho preguiça, boto cor de rosa, camaleão, peixe-boi, tamanduá bandeira e tucano.
Trabalhar lendas q fala da Amazônia como a do guaraná, e a exploração excessiva da natureza pelo homem. No livro “Vamos abraçar um mundinho” de Ingrid Bisemeyer discutiremos o mundo ideal em harmonia com a natureza.
Destacar a palavra Terra e expandir o vocabulário com palavras que contenham /rr/: carro, gorro, serrote, garrafa, jarra, burro, terreno, ferro, bezerro, barriga, corrida, barraca, torrada, macarrão, morro, beterraba, cachorro ferradura,
Culminância: exposição de várias sementes de flores e plantas em vasos e na própria escola. E apresentação da musica “Natureza mãe” da Eliana.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo e ter consciência da importância da conservação da natureza e do Planeta Terra.


7.3 Gente boa – Ser cidadão!!
7.3.1 Direito à Infância
Unidade de Trabalho: /lh/
Frase chave: Temos que acabar com o trabalho infantil.
Data do inicio: 6/10
Data do termino: 10/10

Motivação: para falarmos de Cidadania, será feita a leitura do livro: “Cidadania é quando...” de Nilson José Machado.
Discutiremos o nosso papel enquanto cidadão brasileiro e registraremos em blocão o que fazemos de certo e de errado em diversos ambientes, como a escola, no trânsito, em casa, com os amigos, com nossos pais, com a natureza. Explorar a questão dos nossos direitos, mas também temos os nossos deveres. As regras em sociedade.
Discutir com eles que desde o momento em que nasce, toda criança se torna cidadã. E por isso, criança também tem seus direitos. Leitura da Declaração dos Direitos Universais da Criança organizado pela ONU em 1959 e do Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990.
Levantaremos a questão das crianças que vivem nas ruas das grandes cidades e que deveriam ter onde morar e estudar, uma casa, ter o que comer e poder brincar. Essas dificuldades acabam tirando o direito que elas têm de curtir a infância. E outro problema a ser combatido é o trabalho infantil. Criança tem o direito de não trabalhar. Não pode acontecer o que se vê no Brasil como crianças vendendo balas nos semáforos.
Como podemos acabar com o trabalho infantil? A quem devemos cobrar?
Realizar um cartaz com frases escritas por eles alertando para este tipo de situação. Destacar a palavra chave: trabalho e o pedacinho em questão: /Lh/
Enriquecer o vocabulário com palavras que contenham este dígrafo /lh/: coelho, palha, milho, velho, joelho, telha, pilha, alho, olho, ilha, bolha, repolho, abelha, orelha, toalha, molhada, piolho, folha, galho, bilhete, chocalho, telhado, filhote, molho, barulho, filha,
Passeios em comemoração ao Dia das Crianças e sessão pipoca.
Trabalharemos o formato de um bilhete. Primeiramente cada um fará um bilhete para a diretora da escola dizendo que melhorias ela poderá fazer para a nossa escola.
Culminância: Escrever uma carta para o futuro Prefeito do Rio de Janeiro, cobrando o que está escrito no Estatuto da Criança e do Adolescente e dando sugestões para melhorias na comunidade/bairro onde mora.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo e ter consciência de seus deveres e direitos enquanto cidadão.


7.3.2 Cidadania na escola
Unidade de trabalho: /ss/
Frase chave: Devemos respeitar a professora e os amigos.
Data de inicio: 13/10
Data de termino: 17/10

Um dos maiores desafios da vida é descobrir como viver com responsabilidade e respeito aos outros. Discutir com eles a vida dentro da escola suas regras, funcionários, turmas, aulas, direitos e deveres de todos na escola.
Motivação: apresentar a musica “Sabedoria dos bichos” da Eliana que mostra como seriam os animais numa escola, numa sala de aula. Destacar na musica as coisas erradas que os bichinhos fazem e transformar a musica trocando pelas coisas corretas a fazer.
Discutir com eles o desrespeito dos animas, na musica, com a professora e com aqueles q querem aprender.
Devemos saber conviver com as diferenças. Explorar as diferenças e as funções de cada um na escola, com a leitura do livro: “Um mundinho para todos” levando as crianças a perceberem as diferenças entre pessoas, lugares e coisas. Chegando à conclusão de que mesmo com toda a diferença todos somos iguais! Não só porque somos seres humanos mas também perante à lei, segundo a Constituição do Brasil.
Profissões.
Listar em blocão como devemos agir na escola. Destacar a frase chave a palavra professora e o dígrafo /ss/. Enriquecer o vocabulário com outras palavras com /ss/: passarinho, osso, pessoa, vassoura, massa, passeio, sossego, missa, pássaro...
Após termos discutido as questões da cidadania, elaborar com eles um livro sanfonado baseado na leitura do livro “Cidadania é quando...” e nas conclusões tiradas pela turma.
Destacar a palavra cidadania e explorar o vocabulário acrescentando novas palavras que contenham ce e ci: doce, cidade, cinema, cebola, cedo, cego, cegonha, ceia, cereja, acetona, céu, cigana, tecido, oficina, bacia, você, saci, cipó, macio, capacete vacina, cenoura, cigarra.
Culminância: Poesia em homenagem a todas as professoras da escola.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo e ter consciência de seu papel dentro da escola.


7.3.3 Uma carta chamada Constituição
Unidade de trabalho: ar/er/ir/or/ur
Data de inicio: 20/10
Data de termino: 24/10
Frase chave: urna

Depois de termos falado em direitos, deveres e regras chegou a hora de falarmos sobre
nossas leis.
Motivação: através dos fantoches discutiremos que nem sempre o povo brasileiro pode escolher seu governante ou teve todos os seus direitos como tem hoje como o salário mínimo e o voto feminino. E principalmente a liberdade!! Democracia e Cidadania, uma grande parceria.
Discutir ao vários tipos de liberdade: de opinião, de imprensa, de reunião, de religião e de escolha.
Realizar com eles uma votação para decidir quem será o presidente da turma. Cada criança que se candidatar explicará qual a sua intenção em se tornar o Presidente da turma. Realizar a votação com cédulas, números e urnas. Em outro momento votar naquela pessoa que eles gostariam que fossem o Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro.
Discutir o voto secreto e ao final de cada eleição, apresentar gráficos indicando a percentagem de votos de cada “político”.
Formar texto sobre a experiência acima e destacar com eles a palavra Urna.
Explicar a eles as transformações que as urnas sofreram ao longo dos anos de democracia.
Discutir com eles o que pode e o que não pode em época de eleição. Listar em blocão.
Conversar sobre o voto perdido e o poder do voto.
Enriquecer o vocabulário com novas palavras que tenham o fonema urna. Listar no caderno.
Apresentar família silábica e acrescentar novas palavras: urso, arvore, armário, arco, circo, amor, verde, calor, sorrir, ar, cor, perfume, dizer, sair, acordou, tarde, ser, barco, porta, martelo, cerca, corda, garfo, argola, sorvete, carneiro, perna, porco, carta, borboleta, tartaruga, formiga, corneta, verde, curto, curva, ler, forte, torneira, colar, cartola,caderno, regador...
Leitura do livro “Diversidade” de Tatiana Belinky onde através dos seus versos ela mostar que não basta só reconhecer que as pessoas são diferentes e que a diversidade está na cor da pele, na textura dos cabelos, nos humores ou temperamento, fatores que não tornam as pessoas melhores ou piores eu as outras, apenas diferentes! Discutiremos aqui a questão do preconceito e faremos um pequeno livro intitulado: “Preconceito, to fora!!”
Se votar já é uma atitude muito séria, imagine só ser votado! Quem é eleito para algum cargo pelo voto do povo tem que pensar bem antes de sair fazendo qualquer coisa. Por isso falaremos de algumas leis sem pé nem cabeça que existem pelo Brasil e no mundo, como por exemplo, o prefeito de uma cidadezinha no Mato Grosso, aprovou em 1995 uma lei de outro mundo: a tal lei determinava que a criação do Aeródromo Inter-Espacial que nada mais é que… um estacionamento para discos-voadores!

Culminância: Imaginar se eles fossem Prefeitos, que leis eles criariam para o bem do povo e da própria turma. Criar com eles a Constituição da turma 1101.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo e ter consciência do conceito de liberdade, preconceito e voto.



7.3.4 Grandes mudanças... Grandes invenções...
Onde iremos parar! O tempo não pára!
Unidade de trabalho: /ge/ /gi
Data de inicio: 03/11
Data de termino: 7/11
Frase-chave: O relógio não pára.

É possível imaginar a vida sem luz elétrica, carro, telefone e televisão? E sem aqueles objetos mais prosaicos, como tesoura, relógio de pulso e escorredor de arroz? Algumas dessas invenções mudaram os destinos do homem. Outras surgiram como respostas a pequenos problemas do cotidiano. É incrível perceber como a história interfere nos hábitos das pessoas... Nesta última unidade faremos uma ponte entra as histórias passadas e as grandes transformações ocorridas na cultura, sociedade e tecnologia.
Motivação: levar para a sala de aula algumas invenções que com o passar do tempo foram se tornando obsoletas como: o LP, cheque, máquina de escrever, videocassete, fita cassete, walkman, maquina fotográfica com filme, relógio de bolso e pedir para que seja explicada as suas respectivas utilizações. Listar em blocão. Conversar com eles que alguns daqueles objetos já não se fabricam mais, pois inventaram outros melhores para substituir.
Identificar com eles quais os objetos que foram inventados para substituir aqueles levados para a sala de aula. Destacar dentre os objetos mostrados o relógio como o mais antigo.
Através da musica “O relógio” de Vinicius de Moraes abordar a questão do tempo e a própria história da evolução do relógio desde o relógio de sol, de areia (ampulhetas), de água, de bolso, de parede, o “cuco”, de pulso até os mais modernos. Retratá-los através de desenhos.
Descobrir na musica que se trata de um relógio, registrar a palavra e o pedacinho /gi/. Apresentar o /ge/ e a diferença auditiva com as outras vogais. Acrescentar o vocabulário com novas palavras: geladeira, mágico, magia, girafa, girassol, gelo, gelatina, gema, geléia, tigela, gilete, página, gibi, gênio, agitado, gêmeo,
Curiosidade: Comenta-se que foi Santos Dumont quem inventou os relógios de pulso. A amizade de Santos Dumont com Louis Cartier vinha do fim do século XIX. Uma noite, Alberto lhe disse que não tinha como ler a hora em pleno vôo em seu relógio de bolso, depois, com o auxílio do mestre relojoeiro Edmond Jaeger apresentaram uma solução para Santos Dumont, um protótipo do relógio de pulso, em 1904, o qual permitia ver as horas mantendo as mãos nos comandos.
Leitura do livro: “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carrol, e discutir com eles porque o coelho vivia com pressa e em função do relógio.
Leitura das horas e minutos num relógio com ponteiros.
Saúde – Nosso corpo não tem despertador nem mostra as horas, mas dentro dele funciona um relógio... biológico! O sono como um hábito saudável. Dia X Noite.
Culminância: Exposição de vários relógios feito de sucata desde a ampulheta até os mais modernos, com distribuição de panfletos para que as pessoas aproveitem mais os seus segundos.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo e ter consciência da preservação e importância de uma vida mais saudável.


Te vi na TV

Unidade de trabalho: /s/ com som de z
Data de inicio: 10/11
Data de termino: 14/11
Frase chave: Vejo você na televisão.


Motivação: através do livro: “Kika em: De onde vem a televisão?” discutiremos o valor da televisão em nossas vidas e os pontos positivos e negativos que ela oferece. Listar em blocão.
Contar a história da televisão para a sociedade e sua evolução.
Destacar os programas de televisão: fantasia X realidade.
Através da musica: “super - heróis” de MPB4 listar seus programas favoritos e seus heróis.
Confeccionar com eles uma televisão e através de desenho criar uma história que será apresentada através da própria.
Registrar em blocão a experiência e destacar a palavra televisão e o pedacinho /são/. Acrescentar novas palavras ao vocabulário: tesouro, casa, mesa, besouro, vaso, rosa, tesoura, parafuso, casaco, camiseta, visita, asa, gasolina...
Trabalhar os meios de comunicação e sua importância para a sociedade.

Culminância: Apresentar o Telejornal Shakespeare para os pais com assuntos e informações criados e redigidos por eles.
Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar a palavra-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo.


Pequenos inventores, grandes invenções...

Unidade de trabalho: vogal seguida de /L/
Data de inicio: 17/11
Data de termino: 28/11
Palavra chave: jornal
Nossa vida está cercada de objetos que foram imaginados e viraram realidade só depois de vários testes e muito esforço.
Motivação: levar para a sala de aula vários jornais. Identificá-los e destacar as partes que eles têm em comum. Discutir quais os assuntos importantes e que não devem deixar de ter num jornal. E quais eles tirariam.
Através de uma conversa informal explicar que com a chegada da família real ao Brasil também vieram muitos estrangeiros - artistas, botânicos, zoólogos, médicos, etnólogos, geógrafos e muitos outros que fizeram viagens e expedições regulares ao Brasil – e que propiciou informações sobre o que acontecia pelo mundo e também tornou este país conhecido, por meio dos livros e artigos em jornal e revistas que aqueles profissionais publicaram, graças a Imprensa Régia criada por D. João.
Contar a história do jornal e a importância dele para a sociedade.
Destacar a palavra jornal e acrescentar novas palavras ao vocabulário terminadas em/L/: soldado, sal, farol, mel, azul, alface, alfinete, almofada, balde, funil, papel, carretel, caracol, talco, anel, multa, pulso, varal, bolsa, sol,...
Qual é a invenção mais importante de todo o mundo? O computador? A televisão? De acordo com o livro: “As 100 maiores invenções da história”, a primeira colocada, como o invento mais importante, é a roda. A 12ª é o papel, e em 20º lugar, aparece o vaso sanitário. Discutiremos essa lista e faremos a nossa própria lista através de frases e gravuras.
Veremos também as invenções mais modernas como a evolução do celular e dos computadores, satélites e naves espaciais.
Por fim cada aluno criará o sei invento.

Culminância: depois de ter criado seus inventos, faremos um jornal contando a experiência através de fotos e manchetes produzidas por eles.

Avaliação: O aluno deverá ser capaz de identificar as palavras-chave e os fonemas trabalhados além de formar e entender frases através de jogos, exercícios de fixação e tarefas diárias. Através de pesquisas e trabalhos em grupo e formar frases com inicio, meio e fim. Auto-avaliação e observação diária do professor no registro de classe e auto-avaliação do aluno oralmente. Deverá ser capaz de se identificar no espaço e tempo e ter consciência sobre a história do Brasil e suas mudanças.

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