sábado, 25 de julho de 2009




Escola Municipal Shakespeare
2006


Alfabetizando com os livros da série Mico Maneco de Ana Maria Machado


1) Tema:
Misturando a poesia, a arte literária e o encantamento da palavra escrita e fugindo da leitura mecânica e cansativa, estimulando as expressões plásticas (desenhos, pinturas e modelagem), corporais (dança, dramatização e brincadeiras livre) e construtivas (materiais de sucata, blocos de madeiras e jogos), envolvendo os livros da série Mico Maneco da autora Ana Maria Machado.

2) Justificativa:
Tentando propiciar um atendimento à diversidade, tendo o pressuposto de que todos os alunos são capazes de aprender, é que houve a minha necessidade de envolver nas adaptações curriculares uma literatura de fácil interpretação, ;aonde o movimento de ir e vir, as percepções e ações, o pensamento e a linguagem se desenvolvessem num processo de representação simbólica sobre o qual acontece a alfabetização.
Acredito que a autora em questão propicia em seus livros (em especial a série Mico Maneco) uma produção voltada para crianças com o papel de iniciá-las na leitura do código verbal e da linguagem literária.
Sendo foco de trabalho no 1° ano do Ciclo de formação a apropriação da leitura e da escrita, o uso desta literatura será pautada na apropriação, significação e produção da oralidade e da escrita de forma crítica, contextualizada e lúdica.
Os alunos terão assim a possibilidade de ler e escrever ampliando seus contextos de interação e tornando-se sujeitos leitores e produtores de textos.
A série se concretiza através da produção de ilustrações coloridas, chamativas, com um jogo bem cuidado entre o texto verbal e a imagem. As ilustrações elucidam a ação da narrativa, mas também criam com elas, jogos lúdicos. Há a presença de textos escritos com frases curtas, com palavras próximas ao vocabulário da criança, apresentando ênfase na repetição fonética e gráfica de determinados grupos silábicos. Foi encontrado também um jogo linguístico, um enredo com humor e um final inusitado.
A série Mico Maneco pode ser identificada como um projeto editorial que cumpre com a intenção de auxiliar a criança na aquisição da escrita, mas que se diferencia de livros didáticos/cartilhas porque oferece também um modo de ler e apreciar uma modalidade muito específica e singular da linguagem, que é a literária, na educação do leitor iniciante.


3) Objetivos:
☺tornar a aprendizagem da leitura e da escrita uma experiência ruça e cheia de alegrias e surpresa;
☺fazer com que a literatura seja a chave mágica que ajudará a criança a recionstruir os processos de escrita e leitura;
☺despertar o gosto pela leitura, formando assim leitores;
☺alfabetizar os alunos por meio de livros de leitura;
☺oferecer a própria literatura como ferramenta final da aprendizagem.

4) Recursos:
São vinte livros organizados em cinco coleções com níveis crescentes de dificuldade de leitura. Mas em todos eles, o leitor (a criança) iniciante encontrará algo em comum: a alegria de ler e alimento para a sua imaginação, tornando assim o processo de alfabetização um caminho que levará ao prazer da leitura.


"Já escrevi uma porção de livros, mas poucos têm me dado à emoção como os dessa série Mico Maneco: para tantas crianças, o primeiro livro lido na vida. Uma espécie de chave mágica para toda a literatura, todas as leituras futuras, todos os livros do mundo! Vocês nem podem imaginar como isso esquenta dentro do peito..." - Ana Maria Machado


5) Desenvolvimento do projeto:

1ª Unidade de trabalho: C/V/L
Data prevista para o início: 06/03
Data prevista para o término: 17/03

Motivação  Livro: “Cabe na mala”.
Leitura do 1º livro: Cabe na mala.
Discutir com eles a idéia do livro e explorar a linguagem oral através da pergunta: “O que cabe na mala?”. Registra em blocão. Identificar nesta listagem palavras relacionadas ao livro de história como tatu, cutia, panela e pote. (pois de acordo com a história cabiam na mala)
Muitas coisas cabem na mala. E muitas pessoas podem carregar uma mala. Identificar na história os animais que carregavam a mala (vaca e cavalo).
Através de desenhos expressar o entendimento da história.
Destacar as palavras vaca e cavalo. Marcar os pedaços iguais nas duas palavras (seria o ca/va). Frase: A vaca e o cavalo carregam a mala.
Despertar para a visualização da posição desses dois pedaços, inclusive na posição invertida em que se encontram na palavra, um em relação ao outro.
Poesia da letra V do livro “Palavras, muitas palavras... de Ruth Rocha”.
Apresentar família Va-ve-vi-vo-vu. Permuta de sílabas: viúva- vivo- viúvo- Vavá- Vivi- vive- voa-ave- veio- vou- viu- vai-uva- Eva- Ivo-ovo-vovô-vovó-vê.
Poesia da letra C. Família da letra c: ca-co-cu. Permuta de sílabas: cava- Cacá- oca- caco- cuca- coca- coco- vaca- cuco- caiu- cacau- cueca- cuíca-
Poesia da letra L. Família da letra: la-le-li-lo-lu. Permuta: cavalo- lua- lê- lia- leu- cola- cala- louco- leva- lei- Leila-vela- vala- vila- vale- vôlei- lava- leve- luva- calo-colo-viola-
Exercícios de fixação e introdução de pequenas expressões em folhas mimeografads e no caderno.
Culminância: Realizar com eles um varal de roupas estampando os rostos dos animais da história, numa camisa lisa, através com desenho vazado, utilizando tinta colorida. Identificando o animal (um na frente e outro atrás) com seus respectivos nomes.



2ª Unidade de Trabalho: B/N
Data prevista: 20 à 31/03

Aproveitando a idéia da unidade anterior, levar uma mala. Fazer com que eles pensem que a mala está se mexendo. Por que será? (estimular a imaginação). Depois de muitas especulações, abrir, enfim, a mala e apresentar a boneca falante BIA.
A partir daí, então, estimular a oralidade e a imaginação através de:
Desenho da boneca saindo da mala e deixá-los á vontade para escrever a palavra ‘boneca’ da maneira como acharem correta;
Texto coletivo narrando o fato ocorrido com a mala, estimulando a fantasia e a oralidade em relação à boneca;
Marcar a frase A boneca cabe na mala. E destacar a palavra boneca. Procurar a mesma em vários tipos de frases e textos;
Registrar a frase por meio de uma etiqueta no caderno e explorar a palavra em destaque. Identificar visualmente e auditivamente os pedaços da palavra boneca.
Poesia da letra B do livro “Palavras, muitas palavras...” de Ruth Rocha. Marcar na poesia todas as palavras que comecem com B, identificando assim, primeiramente as diferenças visuais entre cada palavra e depois de destacá-las, perceber a diferença auditiva em cada palavra.
Apresentar a família ba-be-bi-bo—bu. Exercícios diversos de fixação em folha mimeografada e no caderno.
Permuta de pedacinhos: babá- bebê- bebe- Bia- boi- boba- bobo- boba- boa- bóia-lobo-bolo-bela-bule-bala-belo-bola-boca-cabo-boboca-bica-cabelo-baía-bica-bico-beco- baleia- lábio-
Fazer o mesmo com a letra N da palavra boneca. (poesia da letra N)
Apresentar família na-ne-ni-no-nu
Permuta de pedacinhos: banana- bobona-Nina- boné – nave- nova- nove- neve-cabana-caneca-nela-novelo-novela-baiana- nó- aluno- navio- cana- caneco- canoa- abano-nabo-
Exercícios de fixação em folhas mimeografadas e no caderno.

Culminância: Confecção de uma boneca com sucata, utilizando a música “boneca de lata”.


3ª Unidade de Trabalho - M
Data prevista: 03 a 07/04

Motivação  livro “Mico Maneco”
Após a leitura do livro, montar um quebra cabeça dos personagens principais da história: Mico Maneco e Mona Maluca, desenvolvendo assim, percepção do esquema corporal.
Observar a diferença entre o macaco e o homem. Discutir a evolução do homem, que se originou do próprio macaco. Narrar no blocão. Destacar a palavra macaco e incentivá-los a formar uma frase com a palavra em questão. Registrar a frase e marcar a palavra chave. (que seria macaco)
Poesia da letra M. Marcar a palavra macaco na poesia.
Família do M: ma-me-mi-mo-mu . Permuta de pedacinhos: cama- come- mico- macaco- menina –menino - mia- mola- mula- meleca- nome- meio- mole- miolo- lama- mala- meia- mamãe- Mila- uma- ama-mau- miau- camelo-ema- comilona- Mônica-
Exercícios de fixação em folhas mimeografadas e no caderno.

Culminância: Já que a história fala em bananada, fornecer um momento com entrega de bananadas em sacos enfeitados.
Música: Macaquinho, macacão e sessão pipoca com o filme: Tarzan.



4ª Unidade de trabalho – T
Data prevista: 10 a 13/04

Motivação  livro “Tatu bobo”

Após a leitura do livro, perguntar quais os animais que apareceram na história. Listar no quadro à medida que eles forem falando. Apresentar envelopes com os seguintes nomes em cada um: macaco/tatu/cutia/paca/tico-tico. Perguntar se alguém consegue identificar o q está escrito em cada envelope. (Espera-se que pelo menos consigam ler a palavra macaco, já que todas as letras dessa palavra foram dadas.) . Assim que identificarem o que está escrito, abrir o envelope e mostrar a figura correspondente à palavra, relacionando a escrita com a figura.
Destacar o personagem principal da história e apresentar a sua grafia TATU.
Frase: Caiu um toco no pé do tatu.
Desenho da história. Explorar a idéia principal da história: não acusar o outro sem ter certeza.
Texto da poesia da letra T. identificar as palavras que comecem com a letra T.
Família da letra T: ta – te - ti - to - tu. Permuta: tucano - mata - toma- leite- lata- teia- time- tomo- tela- teto- mate- Totó- bate- bata- bato- batata- Beto- boteco- neta- nata- neto- nota- noite- caneta- cata- cutia- bonita- bonito- maleta- tomate- bota-boitatá-tutu- oito- bote- titia- toca- abacate- tábua- nota-
Curiosidade: Estudo dos animais que vivem debaixo da terra como o tatu, toupeira e suricata (o Timão do Rei Leão), fazendo um mural com essas observações, sempre destacando a palavra tatu.
Exercícios mimeografados e no caderno.
Culminância: Confeccionar com meia, lã, retalhos, botões e cola colorida um tatu. Trabalhar com eles em forma de diálogo o trava-língua: “Alô seu tatu taí? Não seu tatu num ta, mas a mulher do tatu tando e o mesmo que o tatu tá. Ah então ta!!”



5ª Unidade de trabalho
Data prevista: 17 a 20/04

Motivação  Livro: Menino Poti.
Após leitura do livro destacar quem é Poti e sua origem. Conversar sobre a população indígena brasileira (os povos, a cultura, os mitos, os hábitos, vestuário)
Pesquisar a origem de cada um. Expor em sala de aula, através do mural.
Elaborar a criatividade e a escrita/leitura elaborando novas frases partindo das que estão citadas abaixo
*Poti fica na mata. (onde mais ele fica?)
*Poti bate o pé no toco. (onde mais ele bate o pé?)
*Poti vai de canoa pela mata. (aonde mais ele vai?)
*Poti vê a cutia e o tatu. (o que mais ele vê?)
Elaboração de pequenos textos e leitura de expressões, dando ênfase ao verbo (ação).
Atividades sobre nossa origem:
*com quem me pareço: entregue algumas revistas para ele e peçam que eles pesquisem figuras que possam se parecer com eles. Recortar e colar em uma folha formando um pôster pessoal com seu nome e sua origem de um lado da folha Do outro lado fazê-lo com sua família.
*Árvore genealógica: entregar o risco da árvore. Solicite que desenhem as pessoas que estão escritas embaixo de cada quadrado. Com bolinhas de crepom verde colar na copa da árvore, e com as pontas de lápis colar nos troncos e galhos.
*Minha origem = minha família: conversar com eles sobre a importância de cada um deles para suas famílias e a alegria que os familiares têm ao vê-las crescer, por serem pequenos cidadãos e saberem respeitar o próximo e a natureza. Convide-os a fazer o livro da vida através de fotos desde bebês até as mais recentes. Recorte folhas (22x20) coloridas e entregue um kit de acordo com o número de fotos trazidas. Em seguida, peça para eles organizarem seguindo a ordem cronológica dos eventos. Colar as fotos centralizando. Criar as molduras das páginas com páginas a dedo (impressões digitais). Arremate com um laço de fita.

Culminância: confecção de uma maquete de uma aldeia indígena através da música “Brincar de índio” da Xuxa

6ª Unidade de trabalho: P
Data prevista: 24 a 28/04

Motivação  livro: Pena de pato e de tico-tico.
Festa dos brinquedos: cada criança levará seu brinquedo preferido. Após a festa que durará até o recreio, discutiremos a importância dos brinquedos e sua utilidade. Se existem brinquedos só para meninos e para meninas. Pode-se brincar com brinquedos que não sejam relacionados ao seu sexo. Registrar em blocão.
Pedir para trazer de casa uma listagem dos brinquedos que seus pais brincavam. Relacioná-los aos brinquedos de hoje. Finalmente desenhar o seu brinquedo preferido tentando escrever seu nome. Montar mural com os brinquedos de hoje e de ontem.
Através da história, destacar a frase: O menino e a menina jogam peteca.
Texto poesia da letra P. Trabalhar o painel: Jogos Infantis de Pieter Bruegel, estimulando o gosto pela arte e resgatar as brincadeiras e os jogos folclóricos. Partindo do pressuposto de que sempre haverá quem brinque e quem jogue.
Os: Pieter Bruegel foi um artista que viveu no século XVI, há muitos e muitos anos, e que gostava de desenhar as pessoas e pintou uma tela que chamou de Jogos Infantis.
Família do P: pa- pe- pi- pó- pu. Permuta de sílabas: pato- pata- peito- Pati- pote- tapa- apito-tapete- peteca- papai- pena- pia - papo- pipa - pé- pelo- mapa- panela- pipoca- pano- pau- pão-capa- copa- capela – copo-pepino- palito- pétala- pavio- pateta- pele- copa-
Exercícios mimeografados e no caderno.
Culminância: confecção de uma peteca.


7ª unidade de trabalho: F e D
Data prevista: 2 a 12/05

Motivação: leitura do livro: “Fome danada”

Levar para a sala vários rótulos e embalagens vazias de produtos. Montar com eles um mini-mercado, onde haverá o nome da loja, os proprietários, os vendedores, o caixa... Eles poderão simular várias situações de compra e venda.
Depois cada um contará o que comprou e porque. Quanto gastou. Explicar que comida eles farão com aqueles alimentos que compraram. Desenhar esta comida e dar um nome a ela.
Texto coletivo sobre a atividade acima.
Leitura do livro: “Fome danada”. Frase: Mico Maneco estava com uma fome danada!
Destacar a palavra fome. Ler a poesia da letra F. Destacar as palavras começadas com F.
Apresentação da família: fa-fe-fi-fo-fu.
Permuta de palavras: fofa- feia - foto- bafo- fubá- mofo- fama- fala- faca- fatia- falo- foca- fina- fofoca- fico- telefone- Fabiana-Fafá- Fifi- fino- família- fome- bife- fila- face- fanático- favela – fêmea – fenômeno – filé – fivela- folia- fulano- fita- fio- fé- fui- foi- café-
Destacar a palavra danada. Ler a poesia do D. destacar palavras que comecem com D. Apresentação da família: da-de-di-do-du.
Permuta de palavras: fada- dado- dedo-dói- dia- Dada-dominó- tomada-pomada- Daniela- Dani-dama- bolada- comida- ditado- deitado- pediu- pode- melado-cocada- tapioca-bananada- dedão-debate- década- decote- dela-dele-delicado- deve-dieta- dilúvio- dívida- dodói- dona- médico-duelo- bode- cabide- cadeado- idade- bebida- babado- bicada-veado- voto- piada-
Exercícios no caderno e folhas mimeografadas.
Falar da importância dos alimentos. “Como você consegue energia?” Listar em blocão.
Listar em blocão os alimentos que eles gostam e que eles não gostam.
.Qual é a fruta? Separar em uma tigela pedaços de frutas variadas. De olhos vendados, eles irão adivinhar experimentando as frutas e adivinhando o sabor.
. Que gostinho bom: estimular que um ingrediente na comida faz falta. Separa um a porção de pipoca com um pouco de sal e outra sem sal. Dê pra eles experimentarem e levantar questões: as pipocas têm o mesmo sabor? Existe diferença, qual é? Aproveitar e aconselhá-los que muito sal não faz bem à saúde.
. Salada de frutas. Depois fazer um texto coletivo sobre essa experiência e listar se aprenderam a gostar de alguma fruta.
.Parlendas: “1,2 feijão com arroz...”
.Experiências explicando a formação do mofo nos alimentos.
.Dia de feira - levar alguns legumes e verduras e listá-los em blocão separando-os.
. Qualidade de vida: aumentar e variar o consumo de frutas, legumes e verduras; comer feijão; diminuir o consumo de alimentos gordurosos; fazer pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia; reduzir o consumo de sal e açúcar; evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes;comer devagar; manter peso saudável e ser ativo.

Culminância: confecção de um livro de receitas com receitas que eles trarão de casa. Se possível escolher uma receita e fazer com eles.


8ª unidade de trabalho – J
Data prevista- 15 a 26/05

Motivação : livro “Uma gota de mágica”.
Após leitura do livro, debater sobre o assunto principal.
Fazer com que as crianças reconheçam as atividades que realizam durante o dia, assim como Joana no livro. Relatar em blocão e através do seu grafismo.
Destacar a frase: “Joana Vê uma bola de gude mágica”. Quem vê a bola mágica? Joana. Ler a poesia do J e marcar todas as palavras que comecem com J.
Apresentar família: já-je-ji-jo-ju. Permuta de palavras: caju- jipe- jaca- janela- cajá- tijolo-jabuticaba- Jamelão-jujuba-feijão-pijama-jóia- jabuti-sujo-João- Juca- jibóia- jiló- feijoada- Júlio- Júlia- Juliana- pajé- laje- nojo- loja- javali-beijo- jaula- beijoca- juba-jato-jeito-Janaína-judô-
Através da frase: “Todo dia, Joana toma café com bolo de fubá.”, observar se já consta no livro de receitas da turma o bolo de fubá. Se não, providenciar.
. Jogo de mímica- em dois grandes grupos, cada grupo escolherá aquele aluno que deve pensar em uma atividade que realize durante o dia ou a noite e representá-la para seu próprio grupo através de gestos. A equipe deve adivinhar e dizer em voz alta. Depois é a vez do outro grupo e assim sucessivamente. Vence a equipe que tiver mais acertos.
.Já que Joana encontrou a bola de gude na fila da bica onde ela pega água com uma lata na cabeça, explorar a questão da moradia, saneamento básico e utilidades da água (uso doméstico,industrial, agrícola, produção de energia elétrica.
Saneamento é o conjunto de medidas, visando a preservar ou modificar as condições do ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. Saneamento básico se restringe ao abastecimento de água e disposição de esgotos, mas há quem inclua o lixo nesta categoria. Outras atividades de saneamento são: controle de animais e insetos, saneamento de alimentos, escolas, locais de trabalho e de lazer e habitações.
.Em um recipiente enchê-lo de água. Retire três colheres de sobremesa de água desse recipiente. Agora imagine que a água que está no recipiente é toda a água doce do planeta. Imagine tb que a parte que retiramos é a parte que podemos utilizar. Sendo assim, tão pouco, porque não economizar?

Culminância: Bolo de fubá com suco de caju.


9ª Unidade de trabalho - S
Data prevista – 29/05 a 02/06

Sem livro específico por enquanto.


10ª unidade de trabalho - G

Motivação: Livro “Boladas e amigos”
Promover diferentes jogos com bola com os alunos: batata-quente, boliche entre outros.
Relatar a experiência vivida por eles em blocão, incentivando-os a escreverem algumas palavras para a formação de frases.
Destacar a frase: “Os amigos jogaram bola e pega-pega”. Listar, com eles, os nomes dos animais que se tornaram amigos no decorrer da história: macaco, galo, gato, gaivota e foca. Identificar com eles, quais as palavras que eles conseguem ler.
Fazer registro gráfico da história.
Destacar a palavra amigos e marcar na lista dos animais aquele que tenha algum pedaço que comece com G (galo, gato e gaivota). Ler a poesia do G e apresentar família: ga-go-gu.
Permuta das palavras: goiabada- goiaba- galope- gado- gago-gata- goela- gola-gaveta-gaiola- gavião-gota- gula- fogo-fogão-figo-gude- paga-vagão-apagado-bigode-papagaio-colega-Guto-lago-lagoa-figa-fifa-afogado-diga-agudo-pagode-pegada-mago-gogó-gaita-legume-
Estabelecer com eles a noção de amizade. Desenhar seu amigo preferido, estimulados pela música “Amigos do peito” do Balão Mágico.
Lembrar que os jogos aproximam as pessoas e até países.
.Explorar o jogo de bola mais conhecido do mundo: o futebol, através de desenhos, curiosidades e histórias. Vivenciar a Copa do Mundo elaborando cartazes com os jogos iniciais que o Brasil participará, colocando o resultado do jogo. Pesquisar quantas vezes o Brasil foi vencedor da Copa do Mundo e quais os países que participarão desta Copa, elaboranso situações problema envolvendo cálculos matemáticos.
.Quais os primeiros concorrentes do Brasil: Croácia, Austrália e Japão. Se possível apresentar músicas relacionadas a esses países, mostrando um pouco da cultura de cada um.
.Apresentar o Mascote da Copa (um leão). Entregar várias revistas e pedir que eles montem o seu próprio mascote, misturando ou não as variadas partes do corpo humano e animal.
.Mostrar músicas relacionadas ao futebol como: “Uma partida de futebol” (Skank), “Pra frente Brasil”.







11ª Unidade de trabalho – r
data prevista: 12 a 16/06

Motivação : livro “O rato roeu a roupa.”
Explorar com eles a leitura do livro e o seu desenho. Listar com eles todo as coisas que o rato roeu. Levá-los a perceber que todas as palavras começam com a mesma letra ( r): o rádio, o remo, a rolha, a roda, a roupa. Marcar. Depois ao lado listar aquilo que o rei jogou no rato e ele comeu: rolete de cana, rodela de banana, rabanete e ravióli. Marcar também.
Destacar a frase e seu desenho: “O rato roeu a roupa do rei de Roma”. Poesia da letra R.
Família: ra-re-ri-ro-ru.
Permuta de palavras: rodela- roupa- Rita- rei- Rui- ramo- ruiva- ralo- robô- remo-rádio-roda- rodo- rede-rolo-rato-rabo-rico- rabanada- rabanete- rápido- roeu- rua- riu- raiva-rio- Renata-rolou- raio- remédio- rã- Rafaela- rima- rala- ravióli – revela- roleta- romano- rouba-
.Que roupas um rei costuma usar? E uma pessoa normal? E um palhaço? Identificar os diferentes tipos de roupa que podemos usar e as ocasiões. Relacioná-las às profissões.
.Fazer um paralelo das roupas de uma época para outra. Através de fotos e revistas.
.Entrevistar os pais para saber como era o uniforme que eles usavam na escola.
.Explorar os trava-línguas.
.exercícios em folha e no caderno.

Culminância: competição de vários trava-línguas
Música: Ratinho bonitinho


12ª unidade de trabalho- Q/Z
data prevista- 19 a 30/06

Motivação: livro “A zabumba do quati”
Descobrir com eles o que seria uma zabumba.
A zabumba, a sanfona e o triângulo são instrumentos usados no forró. Levar para a sala de aula músicas desse gênero e deixar que eles escutem e tentem identificar o som de uma zabumba e da sanfona.
Explorar a história através da linguagem verbal e artística. Destacar a frase: “O quati toca zabumba no forró”. Poesia do z e identificar as palavras que comecem com Z. Apresentar a família: za-ze-zi-zo-zu. Permuta de sílabas: buzina- vazio- Zezé- azeite- gozado- azedo- beleza- cozido- moleza- reza- azeitona- zelo-Zico-batizado- dezena- doze- dúzia- amizade- Zélio-zona- azulejo- Zeca-
Discutir a obra do artista plástico João Cândido que mostra alguns instrumentos musicais como o berimbau, o pandeiro, a percussão e o chocalho. Fazer com que as crianças observem e nomeiem os instrumentos do quadro. Quantas pessoas estão tocando? São homens ou mulheres? O que será que estão tocando? Pedir que tentem sonorizar a obra.

Culminância: confeccionar uma zabumba utilizando lata de leite em pó ou Nescau, durex colorido, tesoura, saco plástico preto grosso e elástico. Festa julina da escola.

3 comentários:

  1. oi anjo seu blogger é muito legal tenho apenas 12 anos e gostei.. eu tb tenho um blogger é: gatinhalindinha_tricolor@hotmail.com

    bjus

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  2. amei o seu blogger e este trabalho que vc desenvolveu foi muito interessante. gostei muito.

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  3. E´ tão linda sua obra, feita com amor e carinho. Deus te abençoe.
    Barbara - Rio de Janeiro RJ

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