sábado, 3 de julho de 2010

Um pouquinho sobre a cultura africana

Nesta unidade abordei questões que buscam fortalecer as origens e influências dos povos africanos trazidos forçosamente para o Brasil.


Desenvolvi por meio de textos e atividades um novo olhar sobre fatos e relações, ampliando o horizonte de referência do aluno sobre o porquê das diferenças físicas, culturais e sociais entre as pessoas. Procurei informações que puderam contribuir para a superação do preconceito, resgatando a dignidade deste povo na história e por meio dela, através de personalidades e personagens afro-brasileiros.

Palavras – chave: samba; máscara; zebra; laço

Meu Brasil, africano!

Após termos conversado sobre  a chegada dos portugueses no Brasil e a luta e colonização dos índios, falei sobre a chegada dos negros africanos como escravos no Brasil.  Ensinei a eles uma musica de
capoeira e escrevi no quadro. Era assim:

É no balanço do mar iô iô
É no balanço do mar iá iá
É no balanço do mar iô iô
É no balanço do mar

Lá vem o navio negreiro trazendo africanos de lá
Mas em solo brasileiro, escravos vão se tornar

Depois apresentei à eles um livro: "Castro Maya, colecionador de Debret"
Dentro deste riquissimo livro mostrei as obras que Debret pintou retratando a vida dos negros escravos. Eles se mostraram muito interessados e envolvidos nas obras.
Depois de muitas perguntas e respostas, eles formaram duplas e cada uma recebeu uma xerox de uma obra especifica. Num papel cartão, eles deveriam desenhar com giz de cera essa mesma obra a sua maneira. Com uma legenda embaixo através de uma frase.
Ficou assim:


Depois conversamos sobre a contribuição do negro na formação do povo brasileiro. Através de diversas fotos, nomeamos e fizemos outro cartaz:

No outro dia levei para sala algumas propagandas de revista e prendi no quadro. Lemos as propagandas e procuramos entender o significado de cada uma delas, interpretando oralmente

questões levantadas por mim, como: o que essa propaganda está anunciando? è atraves de textos, gravuras ou ambas?que informações tem no texto?Qual a relação de uma detreminada figura com o peoduto que ela esta anunciando? e outras...
Assim, pedi para que cada aluno,agora individualmente, escolhesse um determinado "produto" daqueles inseridos no cartaz acima, Contribuição dos negros, e fizesse uma propaganda anunciando aquele produto. da maneira que a criatividade de cada um mandasse. Ficou bastante interessante, eles inventaram nomes, sites, telefones, endereços... com muita imaginação!



Nenhum comentário:

Postar um comentário