domingo, 4 de julho de 2010

Cultura africana - samba

Um breve histórico:
Quando os negros foram trazidos da África, trouxeram também sua arte, sua religião, suas comidas, sua música... O samba foi uma delas. Este samba que conhecemos hoje é umamistura dessa influência africana que usava muitosinstrumentos de percussão,com a européia, mais melódica.
Dizem que o samba surgiu de uma dança chamada semba, original da Angola, um país da África de onde vieram muitos negros. Era uma dança onde as pessoas tinham que mexer muito o quadril.Com o tempoo smaba fooi semodificandoe sofrendo alterações e emcada estado do Brasil tem uma cara diferente, mas está sempre acompanhado do seu violão,pandeiro e surdo entre outros instrumentos.
O samba cresceu muito na Bahia, estado brasileiro com uma grande parcela de descendentes africanos.Quando o smaba foi levado para o Rio de Janeiro,pelos baianos, inicio do seculo 20,encontrou um parceiro ideal para ele:o carnaval. Essa dupla incendeia salões e ruas do Brasil inteiro e ficou conhecida pelo mundo inteiro.

Para iniciar esse assunto na sala, levei para eles ouvirem dois sambas. O samba-enredo de 1982 da Escola de Samba Império Serrano chamada "Bum bum, praticumbum, prugurundum" e um pagode que fala de samba com Alexandre Píres do ano de 2010 chamada "Eu sou o samba".

letra da musica:
Samba Enredo 1982 Império Serrano (RJ)

BUM BUM, PRATICUMBUM, PRUGURUNDUM

Enfeitei meu coração
De confete e serpentina
Minha mente se fez menina
Num mundo de recordação

Abracei a Coroa Imperial
Fiz meu Carnaval
Extravasando toda minha emoção

Oh! Praça Onze, tu és imortal
Teus braços embalaram o samba
A tua apoteose é triunfal

De uma barrica se fez uma cuíca
De outra barrica um surdo de marcação
Com reco-reco, pandeiro e tamborim
E lindas baianas
O samba ficou assim (bis)

E passo a passo no compasso
O samba cresceu
Na Candelária construiu seu apogeu
As burrinhas que imagem, para os olhos um prazer
Pedem passagem pros Moleques de Debret
"As Africanas", que quadro original
Yemanjá, Yemanjá enriquecendo o visual

(Vem meu amor...)
Vem meu amor
Manda a tristeza embora
É carnaval, é folia
Neste dia ninguém chora (bis)

Super Escolas de Samba S/A
Super-alegorias
Escondendo gente bamba
Que covardia!

Bum, bum paticumbum prugurundum
O nosso samba minha gente é isso aí

Para baixar:
Império Serrano 1982.mp3


Letra de musica:
Eu sou o samba- Alexandre Pires

Coisa linda, muito prazer
Hoje você vai ser minha
Esse corpo me pertence
Eu vou pegar você

Eu cheguei chegando
Tô cheio de rima
Na boca do povo
Em qualquer esquina

Não faz isso não neguinha
Que eu me perco todo
Meu pandeiro quebra
Meu cavaco chora
E eu fico louco

Louco pra te ver mexer
E descer até o chão
Abre a roda pra geral
Bate na palma da mão
Já dançaram funk aí
Agora é a minha vez
Com som do cuíca, tamborim, repique
Eu vou pegar você

Eu sou o samba
Tenho certeza que você vai se amarrar
Eu sou o samba
Tenho certeza que você vai se entregar pra mim

Para baixar:
Alexandre_Pires_e_Seu_Jorge-Eu_Sou_o_Samba.mp3

Cantamos e dançamos os dois sambas. Eles adoraram,inclusive o mais antigo. Coloquei a letra das musicas para que pudessemos acompanhar e depois marcamos a palavra samba na letra das musicas.


Entreguei um texto falando sobre a historia do samba. Envolvemos a palavra samba e interpretamos o texto através de perguntas no caderno.

Fizemos desenhos sobre a palavra samba e separamos os pedaços da palavra:


Identificamos varias palavras comsilabas terminadas em /M/ e fizemos mais um vocabulario:


Identificamos nas letras da musicas os instrumentos musicais que aparecem e registramos em blocão os instrumentos que compõem um samba. Depois entreguei uma tirinha de papel em branco para cada aluno e pedi para que antes de escrever dissessem um instrumento musical qualquer , não necessariamente de um samba, assim no final tivemos varios instrumentos e nenhum repetido.
Colamos os instrumentos emordem alfabética e montamos outro cartaz:

Trabalhamos esta unidade utilizando textos e sua interpretação. Ortograficamente falando, vimos palavras com /MP/ e /MB/ e através de formação e leitura de frases, autoditado e separação de silabas no caderno e em folhas xerocadas.
Algumas delas:















Nenhum comentário:

Postar um comentário