sábado, 17 de julho de 2010

Sugestões

Sugestões de musicas e videos para enriquecer o trabalho sobre os negros no Brasil e a cultura africana



musicas:


negro rei (cidade negra) direto.mp3

Daniela Mercury - Levada Brasileira.mp3

08 Ilê Pérola Negra.mp3

A Galinha d'angola.mp3

Capoeira - Marinheiro Só.mp3

Capoeira - Toques De Berimbau - Regional.mp3

Daniela Mercury - Capoeira.mp3

Livros:









Para crianças com idade a partir de 6 anos, o livro “ O cabelo de Lelê” (Ed. Nacional) traz a história da garotinha que vai em busca da explicação sobre os seus cachos. Ao pesquisar a origem das madeixas enroladas, Lelê encontra muito mais: ela descobre a história e a beleza da herança africana.

A história apresenta uma menina negra, bonita e um coelho branco que sonha em ter a sua negritude.
     Quem quiser conferir no site* da autora verá que a história surgiu para a filha dela que era muito branquinha, mas que ao produzir o livro utilizando uma situação que acontecia em casa, a autora optou por colocar a personagem negra assemelhando-a mais à realidade da população brasileira.
http://www.anamariamachado.com/historia/menina-bonita-do-laco-de-fita








O livro traz duas fábulas: a primeiro tenta explicar o por que de as galinhas d'angola terem pintas brancas. A segunda, sobre o motivos pelo qual  os porcos têm fucinho curto. Uma das histórias fala sobre uma premiação por um esforço que ajudaria a todos da localidade. A outra fala sobre inveja,enganação e  inocência.











Dificilmente alguém ouve o som de um berimbau acompanhado de atabaque e e consegue resistir não parando para dar uma olhada na roda de capoeira. O passo apressado pode perder a pressa ou, pelo menos, diminuir o ritmo só para ver o jogo de corpo e o movimento e/ou ouvir a batida, o ritmo e os versos dos capoeiras.
Neste livro, encontramos versos de cantigas antigas criadas e cantadas em rodas de capoeira. As ilustrações procuram mostrar o movimento e o humor presentes nas cantigas e também a diversidade que podemos encontrar nas  rodas de capoeira.
Ao final do livro, temos um texto que procura contar um pouco da história da capoeira que é um símbolo de luta e resistência da população negra.
O livro conta a história de uma ovelha que não gostava de ser negra. Queria ser igual às outras que eram brancas e com isso, sofria. Vivia triste. Embora não fosse desprezada pelas demais, sentia-se mal por se sentir e ser vista como diferente. A ovelha passa por um processo de conscientização e descobre que pode e deve ser feliz sendo uma ovelha negra. Ela passa a gostar de si mesma ao perceber que não precisa ser igual às outras para ser feliz.
Ruth Rocha consegue abordar com maestria o tema escravidão sem necessariamente permanecer focada na visão eurocêntrica da história. O garoto Matias e seu amigo Ioio partem em uma aventura até chegarem a um quilombo, onde a surpresa acontece. Uma aula de história e sensibilidade!
Esta história acontece em um país africano chamado Chade. Lá há épocas de seca e outras de chuva e fertilidade. Tomás nos mostra seu dia a dia, seus brinquedos artesanais, a importância da chuva para seu povo e principalmente, sua cultura e a valorização do fruto que vem da terra. Conhece alguma realidade semelhante ?
Pura poesia... Ideal para Educação Infantil e Ensino Fundamental.


Esta história como o próprio nome diz, fala de um menino marrom e de um menino cor de rosa, que são grandes amigos e juntos vão descobrindo e aprendendo sobre a vida. Aborda em alguns pontos a questão do preconceito e incentiva a valorização da diversidade humana.
Ideal para ser contado na Educação Infantil (em capítulos ou trechos) e no Ensino Fundamental, certamente irá fomentar instigantes discussões e levantamentos de hipóteses durantes as rodas de conversa.









As tranças de Bintou - Sylvanie Diouf – (Cosac Naify)
Bintou é uma garotinha que vive em um vilarejo africano, seu grande sonho é poder ter lindas tranças nos cabelos assim como sua irmã mais velha, a quem acha linda e admira muito. Como ainda é criança a protagonista tem que se contentar com alguns birotes na cabeça; certo dia no entanto, Bintou realiza uma façanha salvando alguns meninos de se afogarem e com isso recebe um prêmio. Serão as lindas tranças?
Vale ressaltar a qualidade do texto e da ilustração desta obra. Também é possível através dela perceber  algumas características comuns ao continente africano: vestimentas, arte, cultura, valorização dos idosos como fonte de saber e informação, entre outros detalhes. 
Ana e Ana – Célia Cristina & FE ed. DCL
Gêmeas idênticas são pessoas iguais? Ana Beatriz e Ana Carolina demonstram que isso não é verdade. Cada uma tem um jeito de ser, gostam de coisas diferentes e quando crescem seguem profissões distintas. Somos iguais, mas ao mesmo tempo diferentes... Este bem que poderia ser o lema desta obra, e de toda humanidade....












Meus Contos Africanos- Nelson Mandela (Org.), Martins Fontes
Diversos contos orais africanos selecionados por Nelson Mandela formam esta obra. Com diversos contos independentes e   mais de 150 páginas, este livro poderá fazer parte das rodas de leitura de sua turma durante o ano inteiro. Lançado no ano passado no Brasil este livro traz contos riquíssimos herdados dos povos san e khoi;  contos que são tão antigos quanto a própria África. Vale a pena conferir!














Videos:
Kiriku é um garoto pequeno, mas muito inteligente e com dons especiais, que nasceu em uma pequena aldeia sobre a maldição da cruel feiticeira Karaba que secou as fontes de água e seqüestrou todos os homens da região. Encontrando amigos e seres fantásticos pelo caminho, Kiriku resolve combater a malvada feiticeira para salvar sua aldeia. História baseada em uma lenda da África Ocidental.






O menininho do lado é Kirikou, um curioso, em outro filme esteve às voltas com uma feiticeira, agora vai escutar histórias sobre animais selvagens.























Um comentário:

  1. adorei seu blog querida,ainda mais q essa temática me encanta.
    também sou professora, mas em formação,sou uma das 20 bolsistas PIBID da UFT de Tocantinópolis, o qual possui um Blog.Gostaria de ter sua presença por lá, seria enriquecedora.
    peguei uma imagem e descrição daki mas logicamente citei você.
    abraços afetuosos, Rita de Cássia.
    p.s. Tô te seguindo

    ResponderExcluir