segunda-feira, 6 de setembro de 2010

As máscaras africanas

Demorei um pouco mas estou de volta! Vou seguir o cronograma do meu planejamento e continuar de onde parei. Assim que terminamos de falar sobre o samba, entrei com um texto sobre as máscaras africanas.


Depois como sugere o texto confeccionamos nossas próprias máscaras:
Destacamos a palavra máscara e conversamos sobre sua função nas diversas sociedades, inclusive a nossa.
depois aumentamos nosso vocabulário com palavras que tem sílabas terminadas em /s/:
Sistematisamos o trabalhao utilizando textos e exercicios de fixação:


Exercicos sobre máscaras africanas:

Revista Especial Africa:

Máscara do século XVI, Nigéria, Edo, Corte de Benin, marfim, Metropolitan Museum of Art.As origens da história da arte africana está situada muito antes da história registrada. A arte africana em rocha no Saara, em Níger, conserva entalhes de 6000 anos.[1] As esculturas mais antigas conhecidas são dos Nok cultura da Nigéria, feitas por volta 500 d.C.. Junto com a África Subsariana, as artes culturais das tribos ocidentais, artefatos do Egito antigo, e artesanatos indígenas do sul também contribuíram grandemente para a arte africana. Muitas vezes, representando a abundância da natureza circundante, a arte foi muitas vezes interpretações abstratas de animais, vida vegetal, ou desenhos naturais e formas.


Escultura da tribo Makonde, da África Oriental, c. 1974.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Máscara africana da Costa do Marfim.
mascara em madeira

bjos!!

Um comentário:

  1. adoreei as cooisas, tá tudoo muuito legal, mais acho que vooce poderia colocar nomes de algumas mascaras, afinalé o que estou proucurando, mais eu goostei muuito do bloog!

    ResponderExcluir