segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Era uma vez... uma história de amor!


Esse é o título do 4° bimestre: "Era uma vez... uma história de amor". Como continuação do Projeto deste ano, dividi o tema em 4 etapas:
- Grandes historias... Inesquecíveis paixões...

Frase-chave: “Se eu falasse a língua dos homens e dos anjos, sem amor eu nada seria.”.
Motivação: Música: “Monte Castelo” de Legião Urbana.
Atividade:  Após ouvir a musica discutir pontos da mesma sobre “língua” dos homens e a dos anjos e como eu seria sem amor? Apresentar a turma o poema de Luis de Camões na qual foi inspirado a musica de Renato Russo.
Destacar a palvra homens na frasee a letra /H/.
Contar a eles a historia de Romeu e Julieta que se apaixonaram, mas ela estava prometida em casamento para seu primo Paris se deparando com obstáculos sociais e políticos o que terminou em uma grande tragédia. 
Frase-chave: Romeu sonha com Julieta. Destacar a palavra sonha e pedacinho /nha/ .
Aproveitar a historia de William Shakespeare e contar uma outra paixão inesquecível e inspiradora como Tristão e Isolda. Realizar texto coletivo, reconhecendo a idéia do texto como um todo e suas partes, relacionado artigos/pronomes/substantivos/adjetivos. Delimitar partes do texto começando com este em grupo e depois partindo para pequenos textos individuais.
Frase-chave: Tristão chora pelo amor de Isolda. Destacar a palavra chora e o fonema /cho/.
Outra historia mágica da mitologia grega é Paris e Helena rainha de Esparta que foge com o Príncipe Troiano Paris desencadeando assim a famosa “Guerra de Tróia”. Fazendo um contraponto com tudo o que foi dito e discutido até então destacaremos a palavra “guerra”, Sem amor só nos resta a guerra. Discutir com eles as questões do bem e do mal, listar individualmente atitudes boas e ruins. As atitudes boas colocaremos no mural e as ruins transformaremos em atitudes positivas que devemos ter conosco e com o próximo.
Palavra-chave: guerra. Destacar o fonema /gue/.

Culminância: Cada aluno criará o seu próprio livro com uma história de amor.


2º- Os amores vívidos através dos tempos
3º- Amor á pátria! Ordem e progresso - nosso Brasil
4º- Toda forma de amor nos leva a Deus.

Vou colocando aos poucos o desenvolvimento dos temas; já tenho alguns resultados desse primeiro tema e assim q eu tirar as fotos eu coloco todas aqui.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário