sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Historia de Amor: Páris e Helena


A próxima História é sobre outro casal: Páris e Helena

História:
" A história de amor de Páris e Helena faz parte da mitologia greco-romana. Páris era filho mais novo de Príamo e Hécuba, reis de Tróia. Assim que Páris nasceu foi mandado para o Ida, onde foi criado por pastores, que o chamavam de Alexandre, pois sua mãe na gravidez, sonhou que estava parindo uma tocha que colocaria fogo em Tróia. Depois de algum tempo, Páris voltou à Troia, revelando sua verdadeira identidade.
A respeito de Helena, esposa de Menelau, existem várias versões, tornando sua lenda dificil de decifrar. Quando seu pai, decidiu que chegara a hora de Helena se casar, muitos pretendentes apresentaram-se. Motivados por sua beleza, Helena, depois de muito hesitar entre os vários concorrentes, escolheu Menelau.
Enquanto isso, numa das inumeras viagens de Páris à Esparta, conheceu Helena, através de seus irmãos. Alguns dias depois Menelau teve de  ausentar-se e deixou os visitantes sob os cuidados de |Helena. A viagem de Menelau acabou facilitando o contato de Páris e Helena, esta tornada ainda mais bela pelas artes de Afrodite, a deusa da beleza. Helena deixou-se atrair, e também acabou se apaixonando por Páris, sendo seduzida por ele, que já estava caido de amores por tal beleza.
Forçada a tomar uma decisão, Helena resolveu deixar Menelau e fugir com Páris, durante a noite, levando consigo todos os seus tesouros. Os amantes dirigiram-se para Tróia, onde foram recebidos por toda a casa real.
Pouco tempo depois chegaram a Tróia os embaixadores da Grécia, para reclamar a fugitiva. Esse embaixadores eram Ulisses e Menelau, e nenhuma tentativa de negociação deu certo, resultando desse impasse a Guerra de Tróia.
Durante a Guerra Páris foi atingido pr uma flecha envenenada e pediu ajuda a única pessoa que poderia curá-lo: Enone , a ninfa que ele abandonara por Helena. Esta, ainda sofrendo com a atitude de Páris, recusou-se a auxiliá-lo, e quando mudou de idéia, por ainda amar Páris, já era tarde. Páris já havia morrido em consequencia do ferimento.
Morto Páris, Helena ficou sozinha,e ,mais tarde encontrou-se com Menelau que como primeiro impulso teve vontade de matá-la. No entanto, novamente não conseguiu resistir a beleza de Helena, e tornou a se apaixonar por ela, perdoando-a. Juntos voltaram  para Esparta, onde viveram até o final  dos dias de Menelau.
Helena, no entanto, jamais deixou de amar Páris."

Filme:
Na Grécia antiga, a paixão de um dos casais mais lendários da História, Páris, príncipe de Tróia (Orlando Bloom), e Helena (Diane Kruger), rainha de Esparta, desencadeia uma guerra que irá devastar uma civilização. Páris rouba Helena de seu marido, o rei Menelau (Brendan Gleeson), e este é um insulto que não pode ser tolerado. A honra da família determina que uma afronta a Menelau seja considerada uma afronta a seu irmão Agamenon (Brian Cox), o poderoso rei de Micenas, que logo une todas as tribos da Grécia para trazer Helena de volta, em defesa da honra do irmão.

Na verdade, a busca de Agamenon por honra é suplantada por sua ganância – ele precisa controlar Tróia para garantir a supremacia de seu vasto império. A cidade cercada de muralhas, comandada pelo rei Príamo(Peter O'Toole) e defendida pelo poderoso príncipe Heitor (Eric Bana), é uma fortaleza que nenhum exército jamais conseguiu invadir. A chave da derrota ou da vitória sobre Tróia é um único homem: Aquiles (Brad Pitt), tido como o maior guerreiro vivo.
Arrogante, rebelde e aparentemente invencível, Aquiles não tem lealdade a nada nem a ninguém, a não ser à sua própria glória. É sua sede insaciável pelo eterno reconhecimento que o leva a atacar os portões de Tróia sob a bandeira de Agamenon – mas será o amor que acabará por decidir seu destino.Dois mundos entrarão em guerra por honra e poder. Milhares perecerão em busca de glória. E, por amor, uma nação será reduzida a cinzas. Direção de Wolfgang Petersen.Roteiro de David Benioff, baseado em poema de Homero.Recebeu uma indicação ao Oscar.Apesar de algumas adaptações Hollywoodianas, a produção está fiel à obra de Homero. É um filme obrigatório, suntuoso, rico em detalhes!!


Outra versão cinematográfica:
Helena de Tróia (2003)


Hecuba (Maryam d'Abo), a rainha de Tróia, teve um filho que se chamaria Alexandre, mas Príamo (John Rhys-Davies), o rei, dava atenção às visões premonitórias de sua jovem filha, Cassandra (Emilia Fox), que diz que se o bebê não fosse morto Tróia seria destruída pelo fogo. Então Príamo ordena para um serviçal atirar a criança do alto de uma montanha. O encarregado de cumprir a ordem real não tem coragem de matar o bebê e o abandona. Um pastor acolhe o bebê, o chama de Páris (Matthew Marsden) e o cria como se fosse seu. Os anos se passam e Páris se torna um belo jovem, que cuida de um rebanho de cabras. Um dia ele tenta recuperar um cabrito, que foi na verdade manipulado por três deusas: Hera (Andreea Radutoiu), Atena (Gina Nalamlieng) e Afrodite (Emily Kosloski). Elas disputavam entre si qual delas seria a mais bela e escolheram Páris como juiz. Hera lhe prometeu riquezas inimagináveis se fosse a escolhida, já Atena disse que lhe daria vitórias para sempre e Afrodite lhe promete a mulher mais bela do mundo, Helena (Sienna Guillory), fazendo com que Páris tenha uma visão dela. Paralelamente Helena, uma princesa de Esparta, tem uma visão de Páris. Logo depois ela estava conhecendo o rei de Micenas, Atreu (Edward Mercieca), e seus filhos, os príncipes Agamenon (Rufus Sewell) e Menelau (James Callis), pois o primeiro fora até lá para desposar Clitemnestra (Katie Blake), sua prometida e filha de Tíndaro (Richard Durden), rei de Esparta e irmã de Helena. Helena acha tudo estranho, pois não quer ser prometida para nenhum príncipe e sonha se casar com o homem com quem teve uma visão. Durante as bodas de Clitemnestra e Agamenon, Helena se ausenta por um instante, pois se incomodou com o jeito que Agamenon e Menelau olhavam para ela. Ela é então seqüestrada por Tiseu (Stellan Skarsgard), rei de Atenas e um amigo. Helena não sabia, mas isto era o início do fim de uma cidade que ela não conhecia ainda: Tróia.



Literatura Infantil:



O desenvolvimento desse trabalho colocarei junto com os outros!



Um comentário: