quarta-feira, 12 de agosto de 2009

2ª unidade do 1º bimestre

1- Diga sim a vida, diga sim ao amor. Essa é a geração Saúde.
Frase-chave: A fada da Saúde nasceu de um copo de leite
Motivação: no dia anterior, entregar para cada criança uma folha para que pensem e escrevam com seus pais ou responsáveis, três perguntas que gostariam de fazer se encontrassem uma fada por perto. No dia seguinte aparecerá na sala uma nova fadinha e cada criança entrevistará esta fada com as perguntas que criou. Em seguida através das perguntas e respostas, será elaborado um texto coletivo sobre esta nova fada. Será destacada a frase-chave e em seguida a palavra-chave. Questionaremos sobre o significado da palavra em questão, e com a resposta será apresentada para eles à flor (artificial ou natural) que recebe este nome. Faremos um copo de leite com papel crepom e criaremos um longo jardim coma fada da Saúde sobrevoando o céu (mural).




























Surge a fada Saúde e responde as perguntas de todas as crianças


Mural elaborado e produzido pelos alunos:
























Destacar a palavra-chave copo de leite e desenvolver a percepção auditiva e visual da palavra toda. Estudaremos primeiro a palavra copo e destacaremos o segundo fonema /po/. Apresentar a família silábica do /p/ e realizar a permuta de novas palavras: copo, pipoca, pá pé, papai, pipa, copa, pede, pode, pião, pão...
Destacar a segunda palavra leite e os fonemas /lê/ e /te/. Apresentar a família silábica das letras /l/ e /t/ e realizar a permuta de palavras: picolé, pato, pata, tapete, cata, toca, lobo, bolo, bola, calo, fala, fila, filé, data, deita, cutia, bota, bote, boto, botão, bate, Bete, Beto, oito, tatu, palito, peteca, apito, baleia, balão, bala, bule, foto, leão, lua, óleo, teia, abacate, cabelo, batata, teto, lata, pote...
Conversar sobre os talentos das fadas e a da recém chegada fada Saúde. Registrar em blocão suas qualidades e o significado real da palavra saúde. Destacar a palavra saúde e o primeiro fonema desta palavra /sa/. Registrar em blocão e no caderno palavras que comecem com este pedacinho. Apresentar família silábica da letra /s/ e realizar a permuta de novas palavras: saia, sala sola, sela, selo, salada, saca, seca, suco, sapa, sapo, sapato, sopa, sabão, sete seta, sofá, sede, sacola sábado, saiu...
Conversar sobre a saúde de cada um e registrar através desenho e da escrita. SAÚDE=HIGIENE=QUALIDADE DE VIDA (ALIMENTAÇÃO, MORADIA E ESPORTE).
Musicas que falam sobre higiene: “tomar banho”, “lavar as mãos”, “escovar osa dentes” e outras. Realizar com eles uma poesia sobre os cuidados com o corpo humano.
Reconhecer as diversas formas de moradia e construir em sucata algumas. Levá-los a compreender que todos têm direito a uma moradia decente e que para se amar e se respeitar devemos lutar pelos nossos direitos e viver em ambiente limpo e saudável.
Alimentação – descobrir com eles aqueles alimentos dos quais eles não gostam e listar em blocão. A finalidade deste tema é levá-lo a gostarem e a consumirem exatamente esses alimentos através de mini-hortas, vitaminas, sopas, salada de frutas e outras receitas onde se utilizem esses alimentos. Confeccionar ao terminar um livro de receitas consumidas em sala de aula. Mostrar o lado rico e saudável das frutas, verduras e legumes. Escrever lista separando frutas, verduras e legumes. Utilizar diversas embalagens de alimentos para identificar palavras que expressam conceitos de medidas como quilo, dúzia e litro. Utilizar instrumentos de medidas usuais ou não, estimar resultados e expressá-los por meios de representações não-convencionais (transpor líquidos para recipientes em tamanhos diferentes e outros).
Introduzir em sala de aula, assim que chegar, um momento para exercitar o corpo através de exercícios de alongamento e descontração, com duração de 5 minutos no máximo. Música: Corpore e sano – Mara Maravilha.
Saúde X drogas.
Numerais de 5 a 10. Construção da reta numérica e formação de pares. (identificar números pares e impares).
Culminância: dica de se viver saudavelmente em panfletos entregue apara cada turma e para os funcionários e pais da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário