terça-feira, 11 de agosto de 2009

Livro: O menino do pijama listrado

Neste ultimo final de semana, resolvi abrir oa livros que recebemos de nossa Secretária de Educação - Claudia Costin. Dentre os quatro que recebemos na escola, escolhi dois que foram: "Felicidade Clandestina " de Clarice Lispector e "O menino do pijama listrado" de John Boyne. E é sobre este ultimo que vou falar.
Fiquei encantada com o livro, mesmo pq não sabia nem sobre o que se tratava. Em dois dias consegui ler todo o livro. Não conseguia parar de ler e descobrir o desfecho dele. E coincidentemente, meu marido troxe da locadora o filme inspirado no livro e que recebe o mesmo titulo, e q eu nem sabia q existia.
Enfim, se compararmos o livro com o filme, é obvio q o livro traz muito mais riqueza de detalhes, coisa q o filme poderia explorar mais , já q a história é apresentada em 1h e 30 min apenas. Achei q ficou faltando um pouco da inocência daquele menino alemão q se muda de Berlim, vai para o interior e alguns metros de sua casa encontra um campo de concentração, isso mesmo a história acontece durante a 2ª Guerra Mundial, e faz amizade com um menino judeu por trás da cerca de arame farpado.
Admiro pessoas assim, como este escritor, q continuam escrevendo histórias sobre este tema, não deixando cair no esquecimento das pessoas, pois essa é a tendência, as brutalidades e os horrores cometidos na 2ª Guerra Mundial. Q a gente não se esqueça q somos capazes de cometer as piores atrocidades possíveis, mas stb somos capazes de perdoar e de amar, e q essas histórias sirvam de exmplo hj e sempre em nossas vidas e q os jovens de hj possam ter o privilégio de apenas conhecê-las, assim como termnina o livro: "Claro q tudo isso aconteceu há muito tempo e nada parecido poderia acontecer de novo. Não na nossa época."
Vou deixar em abaixo a capa do livro para quem interessar e do DVD com a sinopse:

"Buno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus.Também não faz idéia de que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos de que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e, para além dela, centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com um frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel,um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. “O Menino do Pijama Listrado” é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável."



PS: Separem os lenços. Aqueles mais sensíveis, como eu, vão precisar!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário