sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Barras de Cuisinaire

Essa semana comecei a utlizar as réguas de Cuisinaire com minha turma. Nunca havia experimentado esse material e confesso que no inicio foi pura intuição. Por conta de minha total ignorância no assunto, pesquisei inumeros sites na internet e alguns livros e acredito que será uma experiência bastante interessante não só para mim , como para a turma tb.
Eles adoraram manusear o material e chegaram a conclusões fascinantes. Em seguida registramos as barrinhas no caderno e compomos os numerais.


Histórico sobre o material:
O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo.
Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o desespero de um aluno, numa das suas aulas.
Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire.
Feito originalmente de madeira, o Cuisenaire é constituído por modelos de prismas quadrangulares com alturas múltiplas da do cubo – representante do número 1 – em 10 cores diferentes e 10 alturas proporcionais.
A menor peça é um cubo com um centímetro de aresta e indica a unidade. A partir deste cubo são construídas as demais peças.
A segunda peça é um paralelepípedo, cuja base, igual ao cubo e altura dupla correspondente a dois cubos, indica a quantidade dois.
A terceira peça é, também, um paralelepípedo com a base, igual ao cubo e a altura tripla, ou seja, correspondente a três cubos, indica a quantidade três.
E, assim, as outras peças continuam a aumentar até chegar à altura igual a dez vezes a aresta do cubo.
Deve ser observado que, na construção do material por Cuisenaire, houve a preocupação de fazer uma associação entre número e cor:
A peça menor, cubo, que corresponde à unidade, é branca;

- As peças 2, 4 e 8 são: vermelha, lilás e marrom (nuances do vermelho);

- As peças 3, 6 e 9 são: verde clara, verde escura azul (nuances do verde/azul);

- As peças 5 e 10 são amarela e alaranjada (nuances do amarelo);

- A peça 7 é preta.

- As peças branca e preta são únicas, ou seja, não possuem nuances e correspondem aos números primos 1 e 7;

- Os conjuntos: 2, 4 e 8; 3, 6 9; 5 e 10 evidenciam os dobros, triplos, as potências 2 e 3.
Manipulando as peças as crianças aprendem com facilidade a ordem crescente, decrescente, a adição (soma sucessiva),a subtracção, simbologia(<, > e =) e conceitos como “o dobro de”, ou “a metade de”, de uma quantidade.
Este material pode ser usado com alunos de 3 aos 11 anos

Ideias de exercicios todos tirados da net:








Nenhum comentário:

Postar um comentário