segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Aos professores - Meio Ambiente

1- Muito mais que um modismo, o interesse pela questão ambiental tem que ser constantemente estimulado pelos professores entre os estudantes, podendo ser explorado em todas as áreas do conhecimento trabalhadas na escola. As possibilidades se iniciam com pesquisas que expliquem o sentido das palavras mais importantes relacionadas ao tema, como ambientalismo, questão ambiental, ecossistema, ecologia, efeito estufa,...

2- Num segundo tempo os professores devem optar por buscar dados e informações sobre a situação atual do planeta, os animais que correm riscos de extinção, as paisagens que tem sofrido os piores efeitos da devastação ambiental do homem ou ainda outros, da variada gama relacionada a questão ambiental. De dados estatísticos a imagens que apresentem um retrato atual dos temas focados, de textos explicativos a análises criadas por especialistas que tem tentado virar o jogo e salvar essas espécies. Tudo aquilo que puder garantir um painel atualizado e passível de interpretações que possam nortear ações práticas dos próprios estudantes.

3- Os alunos podem ser estimulados a entrar em contato com as grandes ONGs que atuam no setor. Através de e-mails ou de cartas, por contatos telefônicos ou mesmo visitas a sedes que sejam próximas das escolas que pretenderem realizar trabalhos desse tipo, tudo é válido para aproximar os jovens das tensões, do cotidiano, da luta e do idealismo das pessoas que trabalham em favor da defesa do meio ambiente.

4- Que questões ambientais existem próximas ao ambiente de sua escola? Procurem obter informações sobre o desaparecimento de animais que vivem nas matas e florestas que existem ao redor de seu município. Averigúem o que tem ocorrido com a vegetação original do local onde mora. Verifiquem se existem grupos atuando em favor da defesa desse meio ou desses animais. Entrem em contato, busquem informações que lhes permitam colaborar com esse trabalho.

texto retirado de site: Planeta Educação - um mundo de serviço para escola.

Filmes interessantes sobre o tema:
1- O LINCE PERDIDO (2008)

Sinopse
O filme conta as aventuras de um grupo de animais que tenta escapar das redes de um caçador sem escrúpulos. Félix, o protagonista, é um lince que acredita que a sua má sorte é a causa da sua espécie se encontrar em perigo de extinção.



2- BEE MOVIE- A HISTÓRIA DE UMA ABELHA






Sinopse
Barry B. Benson (voz de Jerry Seinfeld) é uma abelha que acaba de se formar na faculdade, mas não se sente satisfeito em executar uma única função durante toda a sua vida, na fabricação de mel. Em uma viagem fora da colméia, ao lado das abelhas que colhem néctar, Barry tem sua vida salva pela florista nova-iorquina Vanessa (Renée Zellweger). Enquanto o relacionamento entre os dois cresce, ele descobre que seres humanos colhem e vendem mel. Por isso, decide processar toda a raça humana.








3- Barbie - A PEQUENA POLEGAR


Sinopse: Conheça a pequenina garota chamada Polegarzinha. Ela vive em harmonia com a natureza no mundo mágico de Twillerbees, um vasto jardim coberto por uma área verde exuberante. Tudo parecia tranqüilo, até que Polegarzinha e sua amiga são surpreendidas por uma gigantesca máquina que as transportam para um lugar muito estranho... um grande apartamento na cidade. Lá elas conhecem Makena, uma menina egoísta que acaba virando amiga das fadinhas. Além disso, descobrem os planos que ameaçam destruir Twillerbees. Aproveitando a magia da natureza, Polegarzinha e suas amigas tentarão salvar o jardim e provar que pequenas pessoas podem fazer uma grande diferença.

4- BAMBI

A história
O filme conta as aventuras de Bambi, o pequeno veado que perde a mãe e tem que se virar sozinho.

A mensagem
Bambi ensina às crianças que a intervenção dos seres humanos pode tornar o meio ambiente vulnerável. É o que acontece quando os caçadores matam a mãe de Bambi. A idéia de preservação é tão forte no filme que ele exerceu grande influência sobre toda uma geração de
ativistas da década de 60.

5- TARZAN

A história
Tarzan é criado por gorilas numa floresta. Ele salva os animais do caçador Clayton e de seu grupo, que surgem com o objetivo de capturarbichos daquela espécie.

A mensagem
filme mostra o impacto humano no meio ambiente da pior maneira possível. O personagem Clayton se esforça ao máximo para explorar a natureza com fins de lucro.

Para os maiores:
6- OS SEM FLORESTA

sinopse
A primavera chegou, o que faz com que os animais da floresta despertem da hibernação. Ao acordar eles logo têm uma surpresa: surgiu ao redor de seu habitat natural uma grande cerca verde. Inicialmente eles temem o que há por detrás da cerca, até que RJ (Bruce Willis) revela que foi construída uma cidade ao redor da floresta em que vivem, que agora ocupa apenas um pequeno espaço. RJ diz ainda que no mundo dos humanos há as mais diversas guloseimas, convencendo os demais a atravessar a cerca. Entretanto esta atitude desagrada o cauteloso Verne (Garry Shandling), que achava melhor permanecer onde estavam inicialmente.

8- A menina e o porquinho

O porquinho Wilbur (voz de Dominic Scott Kay) está com medo com o fim da estação. Afinal, é nessa época que, possivelmente, ele deve parar na mesa de alguma família. Assado. Para evitar que isso aconteça, ele bola um plano com a aranha Charlotte (Julia Roberts

9- Xuxinha e Guto contra os monstros do espaço

A história começa introduzida por Xuxa Meneghel contando ao seu sobrinho Juliano (Pedro Malta), uma experiência com seu anjinho da guarda, Xuxinha. Xuxinha é o anjo da guarda de Guto, um menino de 7 anos que ao lado de seu amigo Jonas, descobrem que a Terra foi invadida por terríveis monstros, comedores de lixo, de um planeta chamado XYZ, que fica numa galáxia distante da nossa. Tema: Lixo

E para finalizar:
10- Wall-E

sinopse
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último destes robôs, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta, que forma torres maiores que arranha-céus, e colecionar objetos curiosos que encontra ao realizar seu trabalho. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, Wall-E logo se apaixona pela recém-chegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário