sábado, 3 de outubro de 2009

Ciclo da agua ,preservação e utilidade


Image and video hosting by TinyPic

Para falar sobre esse tema, apresentei à turma o vídeo:  "A turma da Clarinha e o ciclo da agua". Veja abaixo:


Depois conversamos a respeito do filme e eles fizeram no caderno a seguinte atividade:




 Trabalhei com eles dois livros: "O ciclo da água" de Neide e Suzana e "Dia de Chuva" de Ana Maria Machado.

































O primeiro livro fala, como o próprio nome sugere, do ciclo da água. No final o livro informa que as gotinhas cairam novamente e estimula a imaginação das crianças sugerindo outros lugares:





























PS: Splim, Plim, Spot e PLoc eram os nomes das gotinhas na historia.

Já no segundo livro foi aboradado  o tema: "O que  fazer nos dias  de chuva?", usando  a imaginação cada um desenhou  o seu, com direito a gotas de chuva feito com papel crepom.



Utilizamos as músicas: "Previsão do tempo" e "A chuva" ambas da Xuxa e "Choro do céu" de Bia Bedran para enriquecer as atividades.















Num outro dia coloquei a musica: "Pato injuriado' da Bia Bedran e trabalhamos a questão da poluição dos rios. Após a discussão, fizemos a dobradura de um pato e dois rios: um poluido s e outro limpo. Eles tinham que colocar o pato no rio correto.


























dobradura do pato:


Para finalizar,montamos um novo mural:


























De tudo que nós já havíamos conversado até então (cuidado com os animais, com as plantas e árvores e agora com a água do nosso planeta), eles tiveram que desenhar como eles  podiam fazer para proteger e conservar o meio ambiente, em seguida eles escreveram na tira de papel, aquilo que desenharam.



2 comentários:

  1. Olá pessoal! A Turma da Clarinha agora possui uma página no Facebook e um canal no YouTube onde vocês poderão acompanhar as novas informações e vídeos sobre educação ambiental. Curta e inscreva-se para não perder nada!

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal! A Turma da Clarinha agora possui uma página no Facebook e um canal no YouTube onde vocês poderão acompanhar as novas informações e vídeos sobre educação ambiental. Curta e inscreva-se para não perder nada!

    ResponderExcluir