quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Sugestões de livros sobre Meio Ambiente



Resolvi postar alguns livros interessantes sobre o tema. Alguns livro  eu conheço bem, outros nem tanto! Trabalhar a literatura com as crianças é mágico e encantador! Eles interagem, se encantam, se emocionam e o resultado final é sempre, no minimo, surpreendente...
Viaje nessas leituras e permita aos nossos alunos vivenciar o que muitas vezes não lhe é permitido ou oferecido...  o prazer da leitura !!

Relações de livros sobre Animais:

A história decorre no Porto Santo e fala de uma tartaruga ameaçada pela descargas de petróleo nos mares das ilhas. Estória de ternura entre Juju e João, o seu salvador e amigo, numa cumplicidade afectiva que conduz os pequenos leitores à necessidade da protecção do meio ambiente e das espécies em extinção.




 
 
 
 
 

 
Desdobre as páginas ilustradas e saiba mais sobre a vida oceânica. Os oceanos cobrem mais de dois terços da superfície da Terra! Nessas águas vivem uma maravilhosa variedade de plantas e animais. Golfinhos, estrelas-do-mar, grandes tubarões-brancos, águas-vivas, polvos, cavalos-marinhos e peixe- anjo estão todos retratados em seus ambientes naturais. Leia e aprenda coisas fascinantes sobre cada um deles
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Quem não conhece a história da Galinha Ruiva, que queria fazer um pão e convocou os companheiros para ajudá-la? Junto a outros clássicos universais da literatura infantil, esta pode ser considerada uma das mais populares entre as crianças, há várias gerações. Mas os tempos mudam e com ele alguns valores. Será que a rígida lição de moral contida no final desta fábula pode ser aplicada nos dias de hoje? Essa é a questão proposta (e resolvida) pelo livro “A Galinha Xadrez”.


 
 
 

"... numa imensa floresta, tinha muitos animais; todos viviam juntos, todos viviam em paz ... Assim foi que, certo dia, ali chegou a desgraça, no céu azul existia uma nuvem de ameaça. Os homens e suas armas: todo animal virou caça." Longe das fadas e princesas medievais, o autor canta sua poesia em nome da natureza, das matas e dos animais indefesos diante da covardia das armas de fogo do bicho-homem. Indefesos? Bem, nem tanto... Sob a valentia do comandante elefante, fugido “dum grande circo”, gambás, preguiças, onças, guarás, enfim, toda a bicharada se organiza e, de maneira muito divertida, enfrenta o inimigo. É a luta do medo contra a valentia, do bem contra o mal.
 
 

Um dia, Martinho, o velho urso marrom, vê uma linda borboleta no seu jardim. Determinado a pegá-la, Martinho a persegue com sua rede de caçar borboletas. Voando cada vez mais alto, a borboleta leva Martinho ao topo de uma árvore, ao topo de uma nuvem, até a lua cheia...
 
 
 
 
 
 
 
 

O falcão segue seu instinto. Encontra uma companheira e com ela tem filhotes. Com muita dedicação e afinco, reveza-se com a parceira na tarefa de alimentar a prole. Mas, certo dia, um bicho chamado homem destrói tudo o que ele havia construído. O falcão, agora, é puro instinto de vingança e não terá descanso enquanto não conseguir atingir seu objetivo: devolver a seus filhotes a liberdade.









de Elias José


Uma grande quantidade de animais é apresentada por meio de divertidas rimas e aliterações. Este livro desperta o aluno para a poesia e para a questão da preservação dos animais.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
de Elza Sallut


Alguns dos ingredientes dessa divertida releitura da fábula A tartaruga e a lebre podem agradar os leitores iniciantes: uma aposta, um plano para "enganar" alguém, a união dos bichos da floresta e, por fim, uma comemoração regada a sorvete. O coelho, ao descobrir o plano da bicharada, encara tudo com bom-humor, afinal, a tartaruga também não sabia de nada. As divertidas ilustrações de Michele Yacocca ampliam os sentidos do texto, dando colorido à famosa competição entre o coelho e a tartaruga -- ele representando os ligeiros e ela, os vagarosos.


de Dulce Rangel


Muito adequado para o leitor iniciante, pelas palavras e estruturas frasais que se repetem quase como num jogo de encadear, o livro traz uma historieta simples, mas que encerra uma surpresa e gera possibilidades de investigações sobre diversos temas, desde a questão matemática até pesquisas sobre animais e reflexões sobre o meio ambiente.


 
 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário