sábado, 21 de novembro de 2009

Conto de Fadas: Cinderela


Cinderela

Cinderela é um dos contos de fadas mais populares da humanidade.

Sua origem tem diferentes versões. A versão mais conhecida é a do escritor francês Charles Perrault, de 1697, baseada num conto italiano popular chamado A Gata Borralheira. A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a.C. e a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm, semelhante à de Charles Perrault. Nesta, porém, não há a figura da fada-madrinha e, no final, as irmãs malvadas ficam cegas ao terem seus olhos furados por pombos.
Sociólogos, historiadores e literatos vêem na história de Cinderela muito mais do que uma simples trama romântica. Por ter origem atemporal e ter surgido em várias civilizações diferentes, a trajetória da protagonista traduziria uma espécie de arquétipo fundamental, traduzindo o anseio natural da psiquê humana em ser reconhecida especial e levada a uma existência superior. A literatura e o cinema, cientes disso, utilizaram-se de seu arco dramático para o desenvolvimento de inúmeras outras obras de apelo popular. Além das animações de Walt Disney - que sempre buscaram inspiração nos contos de fadas - merece destaque o filme Uma linda mulher, protagonizado por Julia Roberts, e que foi sucesso de bilheteria nos anos 90.


CURIOSIDADES
• Charles Perraut era uma figura literária menor na França do século 18. Em 1697 ele publicou Contes de la Mère l´Oie (Contos da Mamãe Ganso), que re-apresentava diversos contos populares como “A Bela Adormecida”, “Chapeuzinho Vermelho” e “Cinderela”. Na história original, o sapatinho de vidro estava cheio de sangue dos dedos e joanetes decepados das irmãs malvadas, e o rei eventualmente sentenciou a madrasta e suas filhas a dançarem até a morte, usando botas de ferro ferventes (uma forma de tortura popular na Idade Média).


• A história de Cinderela é um dos contos-de-fada mais antigos do mundo: versões diferentes aparecem ao redor do mundo, da Ásia às culturas Nativo Americanas. Quando os escritores da Disney se aproximaram dessa adorada história, eles mantiveram seus temas atemporais: uma jovem garota vestida em andrajos e forçada a trabalhar de servente por sua malvada madrasta; um baile; um príncipe encantado; uma fada madrinha. Eles então adicionaram ratos, pássaros e outros animais, cujas aventuras divertidas são incorporadas com talento à história principal. O resultado foi um dos maiores sucessos do estúdio.
 
• Um dos motivos da história de Cinderela ter sido escolhida para produção foi sua similaridade com a de Branca de Neve, uma fórmula que já havia provado ser de grande sucesso com o público anos antes. O retorno ao gênero do conto-de-fada também significaria um maior desafio para os artistas Disney inventarem novos ângulos para uma fábula conhecida.
 
• Ao contrário de Branca de Neve, Cinderela é uma heroína mais decidida e disposta a correr atrás de seus objetivos. Quando informada sobre o baile, ela faz questão de lembrar que também é parte da família e que tem tanto direito de ir quanto suas meias-irmãs.


• Uma das características mais interessantes da relação entre Cinderela e a madrasta é que a Sra. Tremaine é a única vilã a viver ao lado de sua vítima dia-a-dia. A Rainha de BRANCA DE NEVE apenas assistia a ação da janela e nunca era vista com a heroína. Já a madrasta fazia a maior parte de seu trabalho sujo diante dos olhos de Cinderela, o que dava aos animadores a oportunidade de mostrar reações na face da protagonista às crueldades, a rejeição, o cinismo, o ódio e as mentiras.
 
Filmes:

Sinopse: Cinderela é uma jovem que é obrigada pela madrasta a vestir andrajos e forçada a trabalhar de empregada. Ela tem como únicos amigos os animaizinhos. A fada madrinha lhe dá um lindo vestido de presente para que ela possa ir ao baile, mas a moça precisa estar de volta até a meia-noite, pois o encanto se desfaz. No palácio, Cinderela dança com o Príncipe, que fica encantado com ela. Ao fugir do palácio na hora combinada, Cinderela perde um sapatinho de cristal e o Principe faz de tudo para encontrar a dona daquele sapatinho.


Na pagina abaixo você consegue fazer o download do filme. É facil, basta procurar o filme e seguir o passo- a- passo.
http://clicbaixaki.blogspot.com/2009_05_11_archive.html
 
 
 
 
 
 

O outro conto da nova Cinderela
Sinopse: Mary, nossa Cinderela moderna, é dona de sapatilhas de dança em vez de sapatinhos de cristal. Joey, o príncipe encantado, é um novo e já cobiçado estudante no colégio de Mary. Com muita dança, diversão e romance, você vai descobrir que esta é a pedida perfeita para divertir a família inteira.











Sinopse :

Quando a malvada madrasta se apodera da varinha mágica da Fada Madrinha e faz o tempo voltar ao passado, Cinderela precisa tentar encontrar o Príncipe Encantado e quebrar o novo feitiço. Gus, Jaq e todos os seus personagens favoritos estão de volta nessa emocionante e divertida versão inédita de um dos mais celebrados clássicos Disney de todos os tempos. Recheado com muito mais magia, beleza e suspense do que o original, Cinderela III é uma diversão encantada para toda a família.


 
 
 
 
 
 
 

Sinopse :

Em CINDERELA II - OS SONHOS SE REALIZAM (CINDERELLA II: DREAMS COME TRUE), Cinderela agora encontra-se casada com o Príncipe Encantado, vivendo feliz para sempre no palácio real. Jaque e Tatá, os adoráveis ratinhos amigos de Cinderela no filme original, CINDERELA (CINDERELLA), confeccionam para ela de presente um livrinho de histórias. Com a ajuda da bondosa Fada Madrinha, os ratinhos contam suas histórias favoritas sobre Cinderela, seus amigos e sua família, e ao mesmo tempo aprendem que há muito mais por trás do “foram felizes para sempre” do que, a princípio, se pensava.









Sinopse:
Essa hilariante comédia romântica de 2004 apresenta uma jovem estudante do ensino médio, Sam Montgomery (Hilary Duff), vivendo sob o domínio de uma madrasta egoísta e de suas terríveis filhas. (situação típica como sugere o clássico conto). Isso sem falar no dilema que a moça vive ao descobrir que sua "alma-gemea cibernética” é seu colega de escola, o superpopular jogador de futebol americano Austin Ames, interpretado por (Chad Michael Murray), da série One Tree Hill, da fox.





 
 
 
 
 
 
 

 
Sinopse:
Cinderela esrá em apuros qaundo a sua madrasta rouba o controle dos finais felizas dos contos de fadas. Ela vira do avesso o mundo da fantasia, e cria muita confusão.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para sempre Cinderella
Sinopse: A rainha da França solicita a presença dos Irmãos Grimm no palácio e lhes conta que gosta muito da obra deles, mas que ficou espantada em como foi contada a história de Gata Borralheira. Assim, decide lhes narrar o que realmente aconteceu na França do século XVI, quando Danielle de Barbarac (Drew Barrymore), sua tataravó, que ficou feliz aos oitos anos quando seu pai (Jeroen Krabbé), um aristocrata viúvo, se casou novamente com uma baronesa (Anjelica Huston), pois assim ela ganhou uma mãe e duas irmãs no mesmo dia. Mas a sonhada felicidade durou muito pouco, pois logo depois seu amado pai morreu subitamente e a madrasta, que ela desejava que fosse a mãe que nunca tivera, passa a tratá-la como uma criada. Uma das filhas da baronesa é bondosa e não concorda com várias atitudes da mãe, mas por outro lado a outra filha é bastante egoísta e só pensa em se casar com o príncipe herdeiro (Dougray Scott). Para isto ela tem total apoio da mãe, que está disposta a conspirar, mentir e fazer o necessário para ver sua filha como a futura rainha. Mas ela precisa agir rápido, pois o príncipe conheceu Danielle e os dois estão apaixonados, com os sonhos de grandeza da baronesa podendo serem frustrados, pois sua enteada e o príncipe estão sendo aconselhados por ninguém menos que Leonardo da Vinci (Patrick Godfrey).




Desenvolvimento:
Depois de ler ou mostrar o filme para a turma, proponho um texto coletivo onde cada um reescreve uma frase da história ou se forem maiores que cada um reconte o seu individualmente.
Proponho também desenhos sobre o filme e depois juntar todos na ordem em que acontecem o fatos e formar um livro da turma ou então montar um albumseriado, um cineminha... fica por conta da sua criatividade.

Vou deixar alguns exercicios que encontrei na net:











 

Para colorir









Bye, bye!
 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho.....muito carinho e capricho são percebidos em seu trabalho!!

    ResponderExcluir